O Dia em que Magnus Carlsen Quase Perdeu o Posto de Número 1

O Dia em que Magnus Carlsen Quase Perdeu o Posto de Número 1

O Dia em que Magnus Carlsen Quase Perdeu o Posto de Número 1

Magnus Carlsen e Fabiano Caruana estiveram frente a frente mais uma vez. A partida aconteceu no último dia 25 de agosto, pela 7ª rodada da Sinquefield Cup, disputada no Saint Louis Chess Club, Estados Unidos. Esse deve ter sido o último encontro entre ambos antes do match pelo Campeonato Mundial, a ser realizado no mês de novembro, em Londres.

C:UsersUserDesktop44219043122_b7eaf96e4a_z.jpg

Pré-Jogo

Antes da partida, Caruana liderava a competição com meio ponto na frente de Carlsen, Aronian, Mamedyarov e Grischuk. Isso demonstra a importância do resultado para a classificação do torneio. Contudo, havia outro motivo para tornar o duelo ainda mais dramático. Em caso de vitória de Caruana, Magnus Carlsen perderia o primeiro lugar no ranking da FIDE pela primeira vez em sete anos.

A listagem de maio de 2011 foi a última na qual o enxadrista da Noruega não aparece na primeira colocação. Viswanathan Anand (2817), Magnus Carlsen (2815) e Levon Aronian (2808) formavam o top 3 do momento. Nessa lista, Fabiano Caruana é apenas o 28º colocado com 2714 pontos.

Atualmente, Magnus Carlsen lidera o live chess ratings, porém, com uma diferença apertada: 1-Carlsen (2839), 2- Caruana (2827), 3-Mamedyarov (2820) e 4-Ding Liren (2804).

 

A Partida

Magnus Carlsen, com as peças brancas, jogou 1.e4 e Fabiano Caruana escolheu a Defesa Petroff. Vale lembrar que o ítalo-americano teve sucesso com essa abertura no Torneio de Candidatos. A posição ficou com roques opostos e, no lance 24, Caruana cometeu um erro.

 

Carlsen Eufórico

C:UsersUserDesktopcarlsen (1).jpg

Magnus Carlsen pediu silêncio para os torcedores de Caruana

 

Xadrez é esporte e esporte é emoção. Por mais frios que os enxadristas de elite possam parecer, eles também são humanos com sentimentos à flor da pele. Caruana era o líder do torneio e poderia ultrapassar Carlsen no ranking da FIDE, além disso, a partida foi disputada nos Estados Unidos e a torcida era toda a favor de Caruana. Por essas razões, Magnus Carlsen estava pressionado.

Quando a posição de Caruana pareceu ter desabado no lance 24, Magnus Carlsen sentiu-se como um jogador de futebol após fazer um gol na casa do adversário. E o norueguês não titubeou, em seu melhor “estilo Romário” foi até as câmeras e fez um sinal de silêncio para os torcedores rivais.

 

C:UsersUserDesktopromario.jpeg

Romário adora uma polêmica

 

Caruana Sobrevive

Apesar de ter uma posição vantajosa, Magnus Carlsen não conseguiu encontrar os lances corretos e a vantagem escapou. Méritos para a grande capacidade de resistência de Fabiano Caruana, mesmo em uma posição difícil, o enxadrista aguentou a pressão e jogou um balde de água fria no seu adversário pelo título mundial.

A partida terminou em empate no lance 41, com o resultado Carlsen segue no topo do ranking da FIDE e Caruana na liderança do torneio.

 

C:UsersUserDesktop43550190384_7a6182f738_z.jpg

Magnus ficou incrédulo por não ter vencido

 

Opiniões

Sobre a importância da partida, Magnus revelou seus sentimentos: “obviamente, muito estava em jogo hoje, então eu estava um pouco nervoso”. Já em relação ao gesto de silêncio, Carlsen explicou: “Naquele momento eu tinha certeza de que estava ganho e só quis me divertir”.

O campeão mundial ainda resumiu a partida da seguinte forma: “Hoje não foi um bom dia. Empatar com “Fabi” não é um desastre, mas eu tive chances sérias (de vitória) e não consegui calcular. O problema em todos os meus jogos é que não estou sendo prático. Eu simplesmente não consigo me decidir, não posso seguir minha intuição e tomar decisões. É frustrante, com certeza!”, desabafou Magnus Carlsen.

 

C:UsersUserDesktop43550188764_a33fff27a6_z.jpg

Caruana sobre o gesto de Carlsen: “ele pensou que já tinha acabado, mas não tinha!”

 

Fabiano Caruana também comentou a partida: “A minha posição tornou-se desagradável, o que é estranho porque achei que tinha uma posição muito decente no meio-jogo. Pelo que eu entendo sobre essas posições, as negras não deveriam estar em apuros. Parece que eu deveria estar bem, mas lentamente estou sendo empurrado para trás e as variantes são desagradáveis”.

 

Sobre o gesto de Carlsen, Caruana respondeu: “Eu acho que ele pensou que já tinha acabado, mas não tinha!”.

 

Post Mortem

Carlsen venceu uma incrível partida na última rodada contra Nakamura, em um final bem ao seu estilo. Houve um empate tríplice entre Carlsen, Caruana e Aronian e eles decidiram compartilhar o título do torneio e não jogar um desempate.

 

Esse resultado consolida (ainda mais) o match entre Carlsen x Caruana como aquele que todos nós queremos ver. Depois de anos de rivalidade KxK será que chegou a hora da CxC?

 

E Magnus Carlsen deveria ser punido ou a provocação também faz parte do esporte? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Veja a partida entre Carlsen x Caruana

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Grand Chess Tour/ Lennart Ootes.

Comments ( 4 )

  • Jairo Moreira

    Em torneio recente (no qual eu participei) houve um leve vozerio no salão de jogos… e então um dos jogadores emitiu um sonoro ssssnnnn!!!! com valores em decibéis bem mais altos… kkkkk Então, levando em consideração isso… não acredito que o jovem norueguês sofra qualquer penalidade… ele é apenas um ser humano…. (ou não?) rsrsrs

  • Arrigo Valêncio

    A lembrança do Romário foi ótima!

  • Helder

    Realmente a lembrança do Romário foi ótima mesmo. Não deveria ser punido não, a provocação faz parte do esporte ainda mais em um onde o psicológico é fundamental, quem não gosta de uma rivalidade ? kkkk.
    Abraços e parabéns pelo excelente trabalho, torcendo muito para que o programa do governo do Maranhão de Xadrez possa ser reproduzido em todo o Brasil.

  • José Eduardo Giorfi

    O melhor disso tudo é que atitudes como essa contribuem para desmitificar a figura do enxadrista de elite. Afinal, são apenas seres humanos.

Post a Reply