Logo Do Campeonato Mundial Gera Polêmica

Logo Do Campeonato Mundial Gera Polêmica

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadsworld-chess.jpgDesconfiado de uma suposta traição por parte de sua esposa Pompeia Sula, o Imperador Júlio César optou pela separação. Mesmo depois de confirmar a inocência da esposa, César declarou: “A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita”, ou seja, para Pompeia não basta ser honesta, é preciso parecer honesta.

Desse fato, ocorrido no século I a.C., foi possível verificar a importância da reputação, ainda mais quando envolvem figuras e instituições públicas. Voltando para 2017, quase 2018, parece que a FIDE desconhece, ou não dá a devida importância, para a premissa da mulher de César.

Além das diversas polêmicas e acusações envolvendo o presidente da Federação Internacional de Xadrez, a logo do próximo match para o Campeonato Mundial em nada contribui para, ao menos, transmitir uma imagem séria da FIDE.

O Campeonato Mundial será realizado entre 11 e 30 de novembro de 2018, em Londres, no Reino Unido. O atual campeão Magnus Carlsen espera o desafiante. Este só será conhecido no Torneio de Candidatos, entre 10 e 28 de março, em Berlim, na Alemanha. Mas qual é o problema da logo do mundial?

A logo é um retrato de dois enxadristas entrelaçados, disputando uma partida. A posição dos jogadores lembra os ensinamentos do livro Kama Sutra, o qual ensina diversas posições sexuais. Além disso, o tabuleiro da logo é 6×6, fora do padrão comum 8×8.

C:UsersMauriDesktopPOWTextosDownloadsSem título.png

Livro Kama Sutra ao lado da logo do mundial: existem reais semelhanças?

 

Referência mundial, tanto pelos resultados em competições, quanto pela organização e desenvolvimento do esporte nos Estados Unidos, a GM Susan Polgar comentou o assunto no Twitter.

“Mais de 50% da população mundial que joga xadrez são as crianças. Elas também representam a maior porcentagem de compras em uma enorme margem, muitas vezes mais do que os adultos. Você acha que esta logo pode ser comercializada nas escolas?”, questionou a enxadrista.

C:UsersMauriDesktopsusan polgar.jpg

Susan Polgar: “esta logo pode ser comercializada nas escolas?”

 

A logo foi criada pela empresa russa Shuka Design. Ilya Merenzon, chefe responsável pela World Chess, empresa que gerencia a parte comercial da FIDE, justificou e deu mais informações sobre a logo. Confira os principais trechos.

“Pedimos ao Shuka para projetar algo que se destaque, algo visualmente impressionante. Algumas pessoas podem dizer que é um pouco sexual, mas antes de tudo, seria bom trazer um pouco de apelo sexual ao xadrez.”

Ilya também contou que a logo é apenas uma das opções e não algo definitivo para o mundial. “Nós amamos a logotipo. Não se preocupe se você sente que é um pouco controversa e você não quer, digamos, que seus filhos olhem. Esta logo tem edições limitadas e muito disputadas por colecionadores em todo o mundo. Está legal ver o xadrez com destaque nas notícias da mídia de design, já era hora”.

C:UsersMauriDesktopIlya Merenzon.png

Ilya Merenzon: “seria bom trazer um pouco de apelo sexual ao xadrez”.

 

Pelo discurso, a ideia da logo seria baseada no “fale mal, mas fale de mim”, o que pode ter dado certo. No entanto, o xadrez realmente precisa ter um apelo sexual para chamar a atenção?

Se a FIDE é séria ou não é, a redação da Academia Rafael Leitão não tem provas documentadas para sustentar tal afirmação. Porém, se Júlio César ainda estivesse no centro do poder mundial, fatalmente ele a excluiria assim como fez com a bela Pompeia.

 

E para você, a logo do Mundial da FIDE é ofensiva para o xadrez ou isso não tem nada a ver? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

14 Respostas a “Logo Do Campeonato Mundial Gera Polêmica”

  • Mauricio

    Realmente achei fora de contexto. Explícita demais.

  • Joao almeida

    Nojento e abusivo... sob a ótica de que o xadrez está conquistando cada vez mais espaço entre escolares. A Fide deixou ser a mundo tempo uma entidade séria... vergonha para o xadrez mundial.

  • Luís Carlos.

    Sim, a logo do Mundial da FIDE me parece ofensiva ao xadrez e ao seu público, majoritariamente composto por crianças. As justificações para essa iniciativa bizarra soam, talvez, piores do que a imagem em si. Felizmente a Academia Rafael Leitão não compactua com essa agenda de apelo sexual, desnecessária e impositiva. O xadrez não precisa escandalizar para revelar sua importância, seu valor cívico. Admiro cada vez mais o serviço prestado por sua Academia, Rafael, feito com zelo e discrição.

  • Lindomar

    Logo de péssimo gosto, pelo amor de Deus. Só falta alguém dizer que se trata do rei comendo a "rainha"...kkkkk

  • Marcius

    viola o item 12.1 da LEI DO XADREZ DA FIDE

  • Reynaldo Carvalho

    Não tem nada a ver, é da cultura local.

  • Emerson Adam

    É realmente fora de propósito e lamentável. Este logo cumpre bem o papel atual das instituições globais que seguem uma agenda fiel na sexualização precoce de crianças. Parece que há uma necessidade mundial de desconstruir qualquer senso de moral, pouco importa se a narrativa é ofensiva ou confusa. Parabéns a todos por opinarem contra a corrente atual, e ao GMI Rafael por seu posicionamento.

  • Reynaldo Carvalho

    Estava achando que era o campeonato de rápidas e blitz que acontecerá na Arábia Saudita.

  • Jorge Lopes

    Meus caros, explicação desnecessária, a imagem diz tudo. Em tempo, entendo que o xadrez não precisa de apelo sexual.

  • JJ2700

    Que apelação! E a justificativa do Ilya Merenzon? Piorou a emenda!
    E o tabuleiro com 36 casas? Eles nem prestaram atenção!
    Essa FIDE está morta. Só falta marcar a data do sepultamento!

  • Vinicius Carneiro

    Eita! A onda conservadora que vê pelo em ovo chegou ao xadrez tbm?!
    Nada a ver! Deixa o artista se expressar. Eu gostei do logo e não vi nenhuma bobagem nele. Crianças também não verão.
    Quem vê algo de errado não pode abrir uma revista ou ligar a televisão...

  • Jaime Stone

    Lamentável que se de uma conotação distorcida, do que o milenar jogo xadrez representa !?

  • Sérgio França Martins

    Não exste absolutamente nenhuma relação entre Xadrez e Sexo. Seria mais lógico e saudável estabelecer uma ligação do xadrez com a inteligência, matemática, concentração e intuição. O mundo já está massificado pelo sexo e sexualidade da forma mais negativa e amoral. O xadrez não necessita de apelações - deve manter o nível intelecto-moral. Discordo do Sr. Ilya Merenzon que deve estar com uma taxa de Testosterona bem elevada...

  • Wairy Dias Cardoso

    Se esse idiota acha que o xadrez precisa de apelo sexual, mostra o quanto a FIDE está influenciada por pessoas que querem acabar com o xadrez. Ele pensa que é moderno mas, deveria ser considerado um pedófilo uma vez que muitas crianças no mundo jogam xadrez. Levem-no para o Gulag / Sibéria e o deixem lá para sempre.

Deixe seu comentário