Enxadrista Conduzirá a Tocha Olímpica

 

 Um dos momentos mais aguardos de todos os Jogos Olímpicos é o momento em que se acende a Pira Olímpica – evocação da lenda em que Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para entregá-lo aos homens. A condução da Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928 e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. Já o percurso da Tocha, em que vários atletas vão revezando a chama olímpica até a queima da pira, foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.

 

acesso total ao site

 

O revezamento da condução da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo e, geralmente, é uma importante figura esportiva do país anfitrião. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento.

E em meio a alguns recentes fatos desagradáveis acerca do nosso esporte (saiba mais sobre a polêmica que gerou o comentário do ex-jogador de futebol Walter Casagrande), uma maravilhosa notícia encheu de orgulho todos nós enxadristas (e mais uma vez contrariando a infeliz fala de Casagrande).

 

enxadrista olimpíada

[O enxadrista Sidnei Silvestre: orgulho para o nosso esporte!]

 

Ao poucos vão sendo divulgados os condutores da Chama Olímpica e para nossa enorme felicidade o enxadrista Sidnei Silvestre foi um dos escolhidos! Sidnei mora na cidade de São Caetano do Sul e trabalha como consultor em Acessibilidade Digital. Há dez anos Sidnei perdeu a visão em função de uma doença degenerativa, mas, ao contrário do que poderia acontecer, isso não foi empecilho para continuar numa vida ativa, com esposa e filhos, além da prática de diversos esportes. Sobretudo, claro, o xadrez – Sidnei já chegou a defender o Brasil no Panamericano para Deficientes Visuais em 2014.

Assista aqui o momento em que Sidnei recebe a notícia de seu amigo William – responsável pela indicação do enxadrista.

 

https://www.youtube.com/watch?v=DX2v-oUEjPI

 

A Equipe da Academia Rafael Leitão parabeniza o enxadrista Sidnei Silvestre pela enorme honra recebida e felicita o nosso esporte por mais este reconhecimento alcançado.

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 11.04.2016

No comments

Deixe seu comentário