Candidatos 2016: A Longa Jornada – Parte II

 

Aronian e Karjakin lideram!

Muitas emoções, reviravoltas, lutas, reis que se ergueram e reis que foram depostos. Afora as gravações, denúncias, surpresas e mais emoções. Calma! Não, não é da política brasileira que estamos falando. É só o Torneio de Candidatos 2016.

 

karjakin

[Acho que ele não gostou da brincadeira…]

 

4ª RODADA

A primeira partida a terminar foi entre Nakamura e Giri. Embora ela tenha uma aparência de luta sangrenta, com um bonito xeque perpétuo das brancas por volta do lance 30, em realidade a partida durou menos de uma hora e quase tudo estava preparado por ambos os jogadores. De toda forma, partida importante para a teoria da semieslava.

Svidler, contra Aronian, mostrou mais uma vez boa preparação. Em mais uma partida de novidade teórica importante (9… Cc5 das negras), Svidler soube conduzir a partida muito bem e, depois de uma pequeno erro de Aronian na jogada 22, o russo conseguiu pressionar. Entretanto, Aronian também mostrou que está com o espírito de luta em dia nesta competição e soube resistir às investidas de Svidler no final e acabou empatando a partida.

Já partida entre Caruana e Topalov possuía um componente psicológico importante. Depois do primeiro dia de descanso, após a 3 rodada, será que a partir de agora Topalov conseguiria se recuperar das três primeiras péssimas rodadas? (um empate e duas derrotas). De modo geral a partida ficou nas mãos do ítalo-americano Caruana, mas uma sucessão de erros no apuro de tempo de ambos os lados acabou decretando o empate. Bom para Topalov, ruim para Caruana.

A grande partida desta rodada foi entre Karjakin e Anand. Em 26 partidas, contando rápidas, blitz e clássicas, o russo nunca havia vencido Anand. Com 2.e3, 8. Dc2 e, principalmente, 9.h4!?, Karjakin mais uma vez seguiu a postura de fugir das continuações mais tradicionais. Inclusive o lance 9.h4 causou repercussão deste lado do globo.

 

disconzi twitter

 

Via Twitter o MI Rodrigo Disconzi resumiu bem o espírito do lance de Karjakin. Via Facebook, completou: “Pivete russo perde a cancha e apela para o ‘Xadrez de Rua’: acaba de jogar peão h4 contra o ex-campeão mundial indiano Anand. Vai tentar o nocaute”. Mais curioso ainda foi que, na transmissão oficial do site do torneio, um dos comentaristas, Miroshinenko, leu ao vivo o tweet do MI brasileiro e, depois de certa relutância, conforme foram caminhando as análises, pareceu concordar com o nosso MI. Apesar de tudo, o ex-campeão mundial conseguiu uma boa posição, mas acabou cometendo uma pequena imprecisão no lance 18 seguida de uma imprecisão ainda maior no 21. A posição de Anand acabou ficando muito desagradável. Karjakin manobrou o final com paciência e energia e não deu chance para o indiano. Primeira vitória de Karjakin frente Anand. Vale a pena conferir as análises da partida clicando aqui.

 

5ª RODADA

Na quinta rodada saímos da rotina de três empates e uma vitória da rodada anterior e tivemos quatro empates.

Depois da grande vitória da rodada anterior, Karjakin, de negras, empatou com Topalov – reparem como as estruturas de peões e os temas das partidas de Karjakin, até agora, foram, em quase todas as partidas, muito similares. Tanto de brancas quanto de pretas. É possível que existisse muita luta na posição final, mas, de toda forma, um empate justo.

Giri e Svidler também empataram numa posição igualada, embora com ainda muitas peças no tabuleiro. A partida entre Anand e Nakamura não foi muito mais animada em uma Ruy Lopez anti-Marshall de Anand.

A partida mais disputada da rodada foi entre Aronian e Caruana. Fabiano empregou, para surpresa de muitos e delírio do nosso GM Alexandr Fier, a arriscada Defesa Benoni. A estratégia deu certo, pois apesar de Aronian conseguir uma boa posição na abertura, inclusive se arriscando também, Caruana conseguiu encontrar os recursos defensivos e de contra-ataque necessários para neutralizar a ofensiva do Armênio. A partida terminou após a repetição de jogadas por volta do lance 30. Mais detalhes aqui, na famosa “Partida do dia” do GM Leitão. E, caso o amigo ainda tenha tempo, vale procurar a conferência de imprensa entre Aronian e Caruana: não só pelas análises, mas pelo bom humor de ambos os jogadores.

 

dialogo caruana e aronian 

[Amigos, amigos…]

“Caruana: Eu estava tentando jogar a Benoni há tempo, mas ninguém permitia…

Aronian: Pode contar comigo! Você poderá sempre jogar a Benoni contra mim.”

“Aronian: Eu fiquei animado. Decidi que era hora de dar mate no meu adversário!

“Caruana: Eu desperto isso em você, não é mesmo?”

 

6ª RODADA

A sexta rodada foi mais sangrenta – e talvez a mais polêmica. As duas partidas que terminaram em empates não foram menos emocionantes que as duas vitórias. Por exemplo, o empate entre Caruana e Karjakin, com o russo sacrificando a dama por torre, cavalo e peão passado. É possível que, talvez, houvesse uma maneira mais convincente de Caruana tentar valer a sua Dama. Contudo, o destaque mesmo foi a perseverança de Karjakin – não só na decisão tomada no sacrifício, mas pelos posteriores recursos encontrados depois. Karjakin, que agora assume a liderança do torneio, caso venha a vencer a disputa, poderá considerar essa partida como uma vitória.

Topalov contra Giri valeu pelo “xadrez de rua” que ensaiou o búlgaro com 3.h4 e pela posterior transposição para o Gambito Benko por parte do jogador holandês. Contudo, mais uma vez vimos Topalov à beira do precipício e faltou muito pouco para não ser derrotado. Apesar da resistência também ser um mérito, considerando que estava de brancas, o ex-campeão mundial está longe de sua melhor fase.

Das partidas que terminaram em vitória, a mais contundente foi a de Anand contra Svidler. Nas palavras do nosso GM Leitão: “Anand empregou uma ‘bomba caseira’ para vencer Svidler praticamente sem esforço na sexta rodada do Torneio de Candidatos. Curiosamente o russo era, até então, o jogador que havia mostrado a melhor preparação de aberturas no torneio.”. Pois é. Antes dessa rodada, seria difícil acreditar que se alguém fosse ser surpreendido por uma novidade, esse alguém seria Svidler. Mas assim foi. Em mais um sistema anti-Marshall, Anand foi aos poucos melhorando sua posição e, quando finalmente saltou sobre sua presa e essa resolveu contra-atacar, o “tigre de Madrás” deu o salto decisivo e lançou um ataque fulminante ao seu adversário. Vitória em 24 lances – e que será lembrada durante muito tempo. Clique aqui e veja as análises dessa partida que já nasce clássica.

 

A Partida Mais Polêmica do Torneio

Em mais um longo debate teórico da Índia da Dama neste torneio, Aronian conseguiu uma pequena vantagem na abertura, só aumentando depois de um pequeno erro de seu adversário, Nakamura. Ainda assim, mesmo depois de entrar num final com de torres com peão a menos, o norte-americano ainda possuía certos recursos para se defender. Ou, ao menos, de colocar mais resistência. Mais aí…

A mão que afaga é a mesma que apedreja” disse o nosso poeta paraibano Augusto dos Anjos. No lance 63, numa posição crítica, Nakamura devia mexer a torre, mas, num lapso, acabou pegando no Rei e… J´adoube (?). Não colou. Em tempos de delação premiada, Aronian imediatamente acusou o lance e, melhor que grampo telefônico, a cobertura em vídeo do torneio gravou o exato momento em que Nakamura pegou no Rei e… O resto é história. Vitória de Aronian. Veja o fatídico momento clicando aqui.

 

 nakamura candidatos

[ Ops (2) – para entender, veja a primeira reportagem sobre o Torneio de Candidatos, clicando aqui]

 

 

A sétima rodada trará os seguintes confrontos:

 

Peter Svidler X Fabiano Caruana

[partida para ver quem sai do meio da tabela]

Sergey Karjakin X Levon Aronian

[partida que pode definir a liderança]

Hikaru Nakamura X Veselin Topalov

[partida dos desesperados]

Anish Giri X Vishy Anand

[partida para ver quem realmente veio para brigar]

 

A classificação até agora é:

 

1Karjakin, Sergey4
Aronian, Levon4
3Anand, Viswanathan3.5
4Caruana, Fabiano3
Giri, Anish3
6Svidler, Peter2.5
7Topalov, Veselin2
Nakamura, Hikaru2

 

Amanhã tem mais.

E lembrem-se: “Joguem xadrez. Não façam guerra”.

 

FONTES:

Site Oficial

 

Conheça nosso Canal no Youtube!

 

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 18.03.2016.

No comments

Deixe seu comentário