“I’ll be back.”
E ele voltou mesmo. Depois das edições 2013 e 2014, agora, de 29 a 31 de maio, no Rio de Janeiro, está acontecendo mais um Arnold Sports Festival ou Arnold Classic Brasil 2015 – evento multiesportivo, sucesso em vários lugares do mundo – e que tem como patrono o ator e ex-governador (ou “Governator”) do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, Arnold Schwarzenegger – tente o leitor escrever esse nome sem errar. E não vale olhar no Google. Nós, da equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão, não olhamos.
Segundo estimativas, o Festival Arnold terá a participação de mais de 18.000 atletas, treinadores, praticantes de atividades físicas e investidores, distribuídos em 45 competições e eventos esportivos, sendo 12 modalidades olímpicas, além de mais de 175.000 visitantes.
As modalidades são as mais variadas possíveis: do fisiculturismo (que o próprio Arnold, como é sabido por todos, antes de se tornar ator, foi campeão), passando por diversas Artes Marciais, Tênis de Mesa, Pole Dance fitness e, claro, o Xadrez.
Sobre o xadrez, portanto, a partir de amanhã, teremos três eventos: uma simultânea (fiquem tranquilo! A simultânea é com o GM Darcy Lima e não com o Schwarzenegger!); um torneio de Duplas e um torneio individual Blitz. Entre os inscritos do torneio blitz está o MF carioca Daniel Rangel que, dizem por aí, também desafiará o eterno Exterminador para uma “queda de braços” – outro evento da competição, inclusive. Aguardamos mais informações e desejamos boa sorte para todos – sobretudo para o MF carioca.
Quem será que batia mais forte?
Enquanto isso, os brasileiros GM Krikor Mekhitarian; MI Roberto Molina; MI Evandro Barbosa e MF Yago Santiago; mostrando uma disposição invejável até para o citado Schwarzenegger, praticamente “emendaram” o Continental que haviam jogado no Uruguai com o 1° Abierto de FAOGBA (Federación del Oeste) Universidad de MORON, na Argentina.
Decorridas quatro rodadas, o GM Krikor segue como o melhor brasileiro, com 3,5 pontos. Krikor empatou na quarta rodada com o GM cubano GM Yuri Gonzalez, que também estava no Zonal no Uruguai, assim como o GM argentino Sandro Mareco (campeão do Continental), e o GM venezuelano Eduardo Iturrizaga – próximo adversário de Krikor, na mesa 1 – dentre outros. Em suma: a vida não será fácil para o nosso GM, mas ficamos na torcida – e deixamos nosso incentivo: antes um torneio duro do que uma “queda de braço” com o Schwarzenegger.
Evandro e Yago, com 3 pontos, jogarão contra os argentinos MF Nicolas Mayorga e o MI Pablo Acosta, respectivamente. Molina, com 2,5, enfrenta o também argentino Agustin Pernas. Boa sorte para os brasileiros e que venha um excelente resultado neste torneio.
“Hasta la vista, Baby”.
Festival de Xadrez Arnold Classic Brasil 2015: aqui
1° Abierto de FAOGBA – Universidad de MORON: aqui
Fotos: site dos eventos e internet.
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 30.05.2015.
SEM COMENTÁRIOS