Caruana e Nakamura estão Classificados

Terminou ontem, 27 de maio, na Rússia, em Khanty-Mansiysk (o leitor fique à vontade acerca da pronúncia), a última etapa do FIDE GRAN PRIX 2015. Os favoritos, e agora compatriotas (saiba mais aqui), GM Fabiano Caruana (2803) e GM Hikaru Nakamura (2799), ficaram empatados na primeira colocação com o GM russo Dmitry Jakovenko (2738), todos com 6,5 pontos em 11 rodadas, mas levaram a melhor na somatória das etapas anteriores e conseguiram a classificação para o Torneio de Candidatos.

Jakovenko até chegou na última rodada com chances de classificação – necessitando vencer, de negras, seu concorrente direto, Nakamura. Mas o GM norte-americano soube controlar e “secar” a posição – não dando nenhuma chance para que o GM russo pudesse tentar alguma a vitória.

Caruana, na última rodada, praticamente já havia garantido o primeiro lugar e a consequente classificação – concretizado no empate com o GM holandês Anish Giri (2776). Com um sólido torneio (3 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota – justamente para Jakovenko), Caruana ainda segue como um dos oponentes mais interessantes para medir forças contra o campeão mundial Magnus Carslen (2876).

Já o normalmente combativo Nakamura também não fez um torneio dos mais “sangrentos” (9 empates, 2 vitórias e nenhuma derrota), embora, de alguma forma, tais resultados não façam tão jus às aberturas empregadas pelo norte-americano nesta disputa: de Italiana a la século XIX; passando por Índia do Rei e Sicilianas Dragão. O atual número 4 do mundo parece ir se firmando também como um dos mais sérios candidatos ao título mundial – inclusive, estando próximo da mitológica marca de 2800 elo.

Por fim, em se tratando de figuras e/ou personas exóticas, impossível não citar o “vizinho” do nosso Grande Mestre Alexandr Fier, o GM georgiano Baadur Jobava (2699). Embora tenha ficado em penúltimo lugar em Khanty-Mansiysk, à frente apenas do GM francês Maxime Vachier-Lagrave (2754), o estilo “insano e destemido” de Jobava é emoção garantida. Vide a performance dele neste torneio: 6 empates, 1 vitória e 4 derrotas (bom, talvez o resultado tenha ficado mais para o lado do “insano” e menos para o “destemido”…). Em todo caso, vale à pena conferir a vitória de Jobava contra o GM cubano Leinier Dominguez Perez (2734), clicando aqui!

Quem serão os próximos classificados para o Torneio de Candidatos? Em quem vocês apostam?

 

Site do torneio: aqui

Fotos: Chessbase

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 28.05.2015

No comments

Deixe seu comentário