Fier conquista vaga e Krikor e El Debs disputam

Terminado o Zonal 2.4 em Lima, Peru, o GM Alexandr Fier garantiu a tão sonhada vaga para a Copa do Mundo de Xadrez – que acontecerá no segundo semestre, no Azerbaijão. Fier terminou a competição em 2º lugar, com 7,0 pontos (em 9 rodadas). Meio ponto atrás do GM peruano Jorge Cori. Ao que parece, Fier teve um torneio tranquilo. Colaborou para o fato, muito provavelmente, o adiamento da competição (deixando o nível do certame bem abaixo do esperado). Além disso, desta vez, o GM brasileiro não teve que lidar com nenhum terremoto ou um ataque de catapora.   (Para entender do que estamos falando, veja a reportagem anterior clicando aqui).

Até o momento, o GM Alexandr Fier e o GM Rafael Leitão são os dois brasileiros que irão representar o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez 2015. Rafael conseguiu sua vaga no IX Continental em Pipa (RN), em Outubro do ano passado. Mas outros Brasileiros ainda seguem atrás de suas vagas. É o caso dos GMs Krikor Mekhitarian (2572) e Felipe El Debs (2527).

Krikor e El Debs irão disputar o X American Continental Championship 2015, em Montevideo, Uruguai, que começa na próxima sexta-feira, dia 15, e vai até o dia 24. Mas a vida dos GMs brasileiros não será nada fácil. Estão inscritos os GMs Julio Granda, do Peru (que já conseguiu sua classificação – no mesmo torneio que Leitão); Yuniesky Quesada, de Cuba; e Axel Bachmman, do Paraguai – que teve brilhante temporada em torneios na Europa (inclusive com um empate frente o Top GM Hikaru Nakamura, no tradicional Aberto de Gibraltar) dentre tantos outros Grandes Mestres (até agora são, aproximadamente, 20 GMs inscritos e 71 titulados no total).

Ficamos na torcida pelos GMs brasileiros e que ambos consigam suas respectivas vagas – embora, em recente entrevista para o GM Rafael Leitão (que pode ser vista aqui), Krikor deixou claro que só depois de conquistar a vaga é que irá pensar se vai, ou não, disputar a Copa – já que a Armênia e o Azerbaijão possuem uma relação muito conturbada.

Mas, em se tratando de brasileiros, destaque para o número de “brazucas” inscritos (até agora) neste Continental do Uruguai: 45 (de um total de 146 participantes)! De todos estes brasileiros, outros que podem surpreender são os MIs: Roberto Molina (2455); Evandro Barbosa (2438); Luís Paulo Supi (2416); Yago de Moura (2400) e Herman Claudius van Riemsdijk  (2352); e os MFs: Renato Quintiliano; Ernani Choma (2361) e Rodrigo Disconzi (2339).

Boa sorte a todos!

 

Resultados do X American Continental Championship 2015 (Chess results): clique aqui

Fotos: Site da CBX e Facebook.

 

Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 11.05.2015.

 

No comments

Deixe seu comentário