Yago lidera o Continental após 4 Rodadas

Como noticiado anteriormente (reveja aqui), deu-se início na sexta-feira passada, em Montevideo, Uruguai, o X American Continental Classical Championship 2015. O torneio vai até domingo, dia 24, e vale 4 vagas para a Copa do Mundo de Xadrez que acontecerá no Azerbaijão, no segundo semestre. Os GMs Alexander Fier e Rafael Leitão já garantiam suas vagas – mas outros brasileiros ainda seguem na briga.

Transcorridas 4 rodadas (ontem tivemos rodada dupla), o líder é o MI brasileiro Yago de Moura Santiago (2400) – que venceu ontem o GM argentino Sandro Mareco, numa emocionante partida (veja a análise aqui). Na rodada de hoje Yago enfrenta, de negras, o GM paraguaio Axel Bachmann (2636). Boa sorte ao nosso MI, que têm grandes as chances de fazer a terceira norma de GM e se tornar o mais novo Grande Mestre brasileiro!

Outro brasileiro que segue na ponta da disputa é o GM Felipe El Debs (2527), com 3,5 pontos. Na 4º rodada, Felipe empatou, de brancas, com o GM peruano Jorge Cori (2609) – depois de uma longa resistência, pois, embora com um peão a mais, teve que permanecer durante toda a partida defendendo sua comprometida estrutura de peões na ala da dama. El Debs enfrenta, na mesa 2, o GM venezuelano Eduardo Iturrizaga (2613). Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse que é o melhor enxadrista venezuelano de todos os tempos, e “uno de los jóvenes con mayor crecimiento en el ajedrez de América en los últimos años”, pode ler a recente matéria sobre ele publicada no site do ChessBase, aqui.

Outros brasileiros que enfrentarão GMs, são: O MI Luís Paulo Supi (2416) enfrenta o “Mr. Continental” Julio Granda (2650) – que ontem perdeu em 16 lances para o jovem MI argentino Alan Pichot (2504). Descuido ou “mate celular”? Veja essa estranha partida aqui; O MI mineiro Roberto Molina (2455) enfrenta o fortíssimo GM cubano GM Yuniesky Quesada (2645); o MF Renato Quintiliano (2411) mede forças contra o GM Carlos Matamoros, do Equador (2525); O MF Ernani Choma (2361), joga contra o GM argentino Diego Flores (2567) – Choma vai fazendo um excelente torneio, tendo empatado contra o já citado GM Yuniesky Quesada e com o GM Anton Kovalyov (2613), do Canadá; Por fim, Guilherme Genro (2096) luta contra o GM cubano Yuri Gonzalez (2555).

As partidas de Yago, El Debs, Molina e Supi da desta segunda-feira (18.05.2015) estão sendo transmitidas ao vivo pelo site do torneio ou pelo site do ChessBomb, veja aqui.

Boa sorte para todos os brasileiros – com ou sem GMs pela frente!

 

Site do torneio: aqui

Chess results: aqui

Fotos: Página no Facebook da Federação Uruguaia de Xadrez

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 18.05.2015.

Análises das partidas: Rafael Leitão.

No comments

Deixe seu comentário