Festa da Uva 2016 – Topalov Campeão!

O Sumiço do Redator

É possível que alguns leitores tenham notado que boa parte das últimas notícias publicadas recentemente pela nossa Academia foram escritas pelo nosso GM Rafael Leitão – vulgo, “o chefe”. Com todos os compromissos profissionais; torneios e preparações; alunos e a própria manutenção da Academia; afora a vinda do pequeno Davi (que deve ser muito bem cuidado desde sempre para não torcer pelo Vasco ou jogar Gambito do Rei – prováveis más influências de algum tio mezzo “brasileiro”, mezzo “oriental”, mezzo “georgiano”); ele ainda arrumou tempo para manter as notícias aqui em dia. Mas, enfim, por onde andaria a equipe de editores da Academia?

escritório vazio
Alguém aí?

 

Estariam atrás de algum furo espetacular para o site – trabalhando infiltrados numa seita religiosa que acredita piamente que Bent Larsen não morreu e logo mais ele voltará para decretar 1.b3 como a refutação do xadrez?; Teriam os redatores sido despedidos? (possibilidade das mais sensatas depois da consideração anterior); Foram tomar uma “gelada” na cidade de Tsinamdzghvriant’kar, do lado de Tbilisi-Geórgia, com o GM Alexandr Fier, e engasgaram com “algumas” consoantes e morreram?; O Brasil só começa mesmo depois do carnaval?

O que aconteceu? Não interessa. Nós Regressamos.

maxresdefault-1 (1)
Estamos de volta! #SomosTodosLéo

 

Mas enquanto o mundo vai se dividindo entre aqueles que são pró, e aqueles que são contra, o Oscar de melhor ator para Leonardo DiCaprio – pelo seu papel no filme O Regresso (The Revenant, 2016 – num cinema perto de você!) – aconteceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, entre os dias 11 e 14 de Fevereiro, um dos mais esperados e badalados eventos enxadrísticos do nosso país: o mais do que tradicional festival de xadrez “Festa da Uva”.

 

Topalov na Festa da Uva

A “Festa da Uva” é famosa no cenário enxadrístico brasileiro não apenas pelo grande número de participantes, inclusive vários de nossos GMs e outros titulados, mas, sobretudo, pela marca registrada do evento: a participação de algum TOP GM como Vassily Ivanchuk (2010) e até o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen (2014). Este ano o convidado foi o búlgaro, e ex-campeão mundial, Veselin Topalov – que é, hoje, o número 9 do mundo com 2780.

Antes do torneio Aberto, prato principal da Festa, entre os dias 11 e 12, houve o III Seminário Internacional de Xadrez – que contou com diversas palestras, inclusive do próprio Topalov, além de uma simultânea com o ex-campeão mundial (36 partidas que terminaram em 11 empates e 25 vitórias para o búlgaro) e um torneio fechado (III Torneo Fechado UCS). Junto a Veselin, os GMs brasileiros Krikor Mekhitarian, Gilberto Milos, e o GM uruguaio Andrés Rodrigues, puderam aquecer um pouco os motores.

A vitória no fechado ficou com Topalov, embora seja importante destacar a participação do GM Krikor, 2º Lugar e também a vitória do GM Milos em cima do ex-campeão mundial. Clicando aqui  podemos ver a vitória que o GM Gilberto Milos obteve em cima do GM Andrés Rodrigues – com os comentários do nosso GM Rafael Leitão (Pois é, aí não tem jeito: a “Partida do Dia” é sempre com ele mesmo! Ainda bem…)

 

topalov festa da uva 2016

 

O Torneio Aberto

Disputado em 9 rodadas, com ritmos distintos de controle de tempo entre elas, o mais interessante e emocionante do torneio Aberto, além de ver de perto a estrela búlgara, é o fato que “não é permitido” o empate a partir das últimas duas rodadas: caso a partida “normal” termine em empate, uma segunda partida no formato Armageddon (brancas 5 minutos e obrigatoriamente jogando pela vitória; e negras com 4 minutos, mas jogando pelo empate) é disputada. Sim: mais um motivo para a “Festa da Uva” ser tão aguardada e emocionante.

E também no torneio Aberto deu Topalov: com 8,5 pontos (cedendo apenas um empate na sexta rodada para o GM Neuris Delgado), Topalov foi arrasador – bem diferente dos resultados ruins que haviam acontecido no final do ano passado. Inclusive na visita que fez aos nossos amigos argentinos (veja mais clicando aqui).

O já citado GM Neuris Delgado ficou em segundo lugar com 8,0 pontos – um ponto a frente do GM argentino Sandro Mareco. O melhor brasileiro foi o GM Gilberto Milos, em quarto lugar, também com 7,0 pontos. Assim como o eterno ídolo brasileiro Henrique Mecking, o Mequinho. Destaque para a excelente participação do MI Herman Claudius Van Riemsdijk: oitava colocação com 6,5 pontos e vitória em cima de Mequinho na sexta rodada – na quinta Herman já havia empatado com Milos e na sétima acabou perdendo para Topalov.

Agora é esperars o próximo torneio, aqui ou no Brasil, além da outra Festa: a do Oscar (dia 28 deste mês). Será que desta vez vai?

 

FONTES:

Chess Results (Aberto)

Chess Results (Fechado)

Simultânea

Federação Gaúcha de Xadrez (Com vídeo dos Armegeddons e Álbuns de Fotos)

 

Conheça nosso canal no Youtube!

              

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 17.02.2016

planos de assinatura

2 Respostas a “Festa da Uva 2016 – Topalov Campeão!”

  • Avertino Sande

    Gostaria de ver a victoria do GM Gilberto Milos sobre o GM Veselin Topalov no torneio fechado, conforme a sugestao do texto, mas nao tem o link do jogo....

    • Rafael Leitão

      Não tivemos acesso a esta partida. Ao que consta, ela não foi divulgada.

Deixe seu comentário