De 21 de Setembro a 4 de Outubro, na cidade russa de Khanty Mansiysk, aconteceu o Campeonato Mundial da Juventude. O evento reuniu 412 jogadores (191 no feminino; 221 no masculino), de 62 países, divididos em 6 categorias: sub 14 feminino e masculino; sub 16 feminino e masculino; e sub 18 feminino e masculino.
O nosso Brasil varonil foi representado por três jovens promessas: Maria Eduarda Gomes (1569), de Lacerdópolis, Santa Catarina; Lucas Fonseca Piccoli (1816), de Jaraguá do Sul, também Santa Catarina; e Igor Tokuchi Cadilhac (2269), de Registro, interior de São Paulo. Nossa intrépida delegação foi assessorada pelo enxadrista catarinense Guilherme Deola Borges (2092).
Guilherme Deola Borges (2092)
Guilherme foi não só o responsável por toda a garotada brasileira, mas também o fornecedor, rodada a rodada – via sua página pessoal do facebook – de um boletim sobre a atuação dos nossos jogadores (e não só com várias fotos, mas também com vídeos de análises das principais partidas dos “brazucas”). Abaixo o vídeo de agradecimento feito para os patrocinadores do time brasileiro – e que merecem o nosso reconhecimento, pois colaboram para o fortalecimento do xadrez em nosso país:
A participação dos brasileiros nas palavras do polivante Guilherme Borges:
“Maria Eduarda Gomes terminou o torneio com 4,0 pontos (3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas). Classificação final: 64/71. Duda jogou bem a primeira metade do torneio, apesar do início bem difícil, as partidas eram boas. Na segunda metade, onde as adversárias eram do mesmo nível, não conseguimos jogar tudo o que sabemos e poderíamos ter feito mais pontos. Essa é sua primeira experiência internacional, no torneio mais importante que existe na sua categoria, e a experiência vai contar muito para o futuro.”
“Lucas Piccoli terminou o torneio com 4,5 pontos (4 vitórias, 1 empate e 6 derrotas). Classificação final: 55/75. Piccoli começou o torneio de forma extraordinária vencendo 2 fortes jogadores. Depois, apesar do bom nível de jogo, os pontos foram se tornando mais difíceis de conquistar. Todas as suas partidas foram boas e tem muito material para estudar. Fez desta grande oportunidade um grande aprendizado! Além de levar para casa quase 90 pontos de rating!”
Lucas Piccoli
“MF Igor Tokuchi Cadilhac terminou o torneio com 5,5 pontos (4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas). Classificação final: 48/88. Igor veio ao mundial em boa forma, jogando bastante e com bons resultados no Brasil. Começou o mundial sentindo um pouco o formato e nível do torneio, mas logo se adaptou e jogou de forma consistente! Terminou o torneio com 50% dos pontos e atingiu um dos objetivos dos brasileiros que encaram o mundial.”
MF Igor Tokuchi Cadilhac
Apesar da Rússia dominar o pódio de quase todas as categorias, ganhando 7 medalhas de 18, quem acabou sendo a grande vitoriosa foi a Armênia. A pátria do ex-campeão mundial Tigran Petrosian ganhou a medalha de ouro em duas das seis categorias. As outras quatro medalhas de ouro ficaram com Rússia, China, Índia e Grécia. Em resumo: Armênia: 2 ouros; Rússia: 1 ouro, 5 pratas, 1 bronze; China: 1 ouro; Índia: 1 ouro; Grécia: 1 ouro; Irã:1 prata, 1 bronze; EUA: 1 bronze; Vietnã: 1 bronze; Uzbequistão: 1 bronze; Israel: 1 bronze.
Parabéns para os nossos guerreiros e que este seja a primeira experiência internacional de muitas!
FONTES
Chess Results (sub 14 – feminino)
Chess Results (sub 14 – masculino)
Chess Results (sub 16 – masculino)
Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 09.10.2016
SEM COMENTÁRIOS