Olimpíada de Xadrez de Baku 2016: Nona Rodada

Hoje é domingo, família brasileira. Dia de acordar meio-dia, comer aquele macarrão da “mama”, assistir Criciúma e Mirassol, ver o Faustão, o imortal Sílvio Santos, o Fantástico etc. Mas, não, espere! Hoje não! Para quem é da época que acordava 8h da manhã para ver um tal de Ayrton Senna, hoje foi dia de relembrar os velhos tempos, acordar cedo e torcer pelas nossas equipes, ou por nossos ídolos, do xadrez. Vamos lá, pessoal! É ritmo! Ritmo de festa! (só não vale lembrar que amanhã é…)

 

aa-baku-15_capivara_lencol_gr

 

Resumo da Rodada

Os EUA venceram, sem grandes dificuldades, a Noruega de Magnus Carlsen: 3 x 1. Hikaru Nakamura e Samuel Shankland venceram Jon Ludvig Hammer e Frode Urkedal, enquanto o campeão mundial não passou do empate contra Fabiano Caruana (assim como Aryan Tari e Wesley So). Também, Magnus não está ajudando muito nas suas escolhas de abertura…

 

aa-baku-nakamura-ixi

“Escandinava? Xi…”

 

A Rússia também venceu e continua na cola do time norte-americano: 3 x 1 contra o eterno rival Azerbaijão 1. Vitórias de Vladimir Kramnik, que “doutrinou” Teimur Radjabov, e de Grischuk – que não deu chance para Arkadij Naiditsch. Já a Ucrânia venceu a Índia, mas com um placar mais apertado: 2,5 x 1,5. A única vitória do match foi a de Anton Korobov em cima de S.P. Sethuraman (este nome não parece nome de inimigo do Jaspion?).

 

aa-baku-jaspion

(Não era um programa de domingo, mas… enfim… era o Jaspion)

 

República Tcheca e Geórgia também venceram, em matches bem difíceis, e com placares também apertados – Holanda e Hungria foram as vítimas. Destaque para a vitória de Baadur Jobava contra Richard Rapport no duelo dos românticos. Já Inglaterra x Irã; Letônia x Eslovênia; Itália x Chile; Grécia x Turquia; e França x Bielorrúsia terminaram em empates – daqueles tão emocionantes quanto XV de Piracicaba e Catanduvense num domingo à tarde…

 

aa-baku-estadio-vazio

“Emocionante!”

 

Mas, sendo justo, destaque para a vitória a la Chigorin de Alexei Shirov contra Alexander Beliavsky. Este jogo, sim, foi…

 

aa-baku-fantastico

 

As Equipes do Brasil

No absoluto, vitória importantíssima do Brasil! Nosso GM Alexandr Fier empatou, mas não sem (muitas) emoções (ao menos para nós) com o GM Nils Grandelius – assim como Evandro Barbosa contra Tiger Hillarp Persson. As vitórias ficaram com o nosso Rafael Leitão e Diego Di Berardino – contra Erik Blomqvist e Jonathan Westerberg.

Diego ganhou sua partida incluindo um belo sacrifício de cavalo, enquanto Leitão venceu porque seu adversário não viu Bd5 nem a sequência que vem depois. Foi um golpe malandro, escondido, difícil de ver e que esperamos vire em breve Partida do Dia.

Sorte a nossa que neste domingão ensolarado – ou não, a depender de onde você está – nossos enxadristas resolveram compartilhar (via o Instagram do GM Leitão e Canal da Academia no Youtube) um pouco da intimidade da reunião da equipe pós-match. Ao menos essa invasão de privacidade não teve os tradicionais paredões dos domingos de BBB.

Em seu depoimento, a fera – tanto no pessoal, quanto no profissional – GM Alexandr Fier explica a estratégia do time brasileiro nesta rodada. Enquanto o GM Felipe El Debs, no mais tradicional estilo “Arquivo Confidencial”, contou um pouquinho sobre os bastidores da equipe (participação especial, diretamente dos estúdios do Projac, Evandro Amorim – ídolo teen e próximo protagonista da Malhação):

 

(notem para o modelito domingo-sofá do GM El Debs)

 

Já no feminino o Brasil amargou uma dura derrota: 4 x 0 contra a equipe da Malásia. Ainda assim, o time feminino possui boas chances de fazer história, melhorando a 44ª posição obtida na última Olimpíada (em 2014). Mais uma vitória e um empate devem ser suficientes para isso! Já no absoluto a meta a ser batida é a 17ª colocação (obtida em 2010). Apenas as vitórias interessam!…

 

aa-baku-silvio-santos

(… ou ganhar 1 milhão em Barras de ouro que valem mais que dinheiro… Mas como não é o caso, o jeito é jogar xadrez e ganhar – as partidas – mesmo!)

 

Próxima Rodada

No Absoluto ainda está tudo indefinido: EUA, Ucrânia e Rússia seguem na briga – mas vigiados de perto por Geórgia, República Tcheca e Índia. A classificação:

 

+= TB1  TB2 
1EUA72016284,0
2Ucrânia80116267,0
3Rússia71115290,0
4Geórgia62114235,5
5República Tcheca62114235,5
6Índia70214234,0
7Canadá61213247,5
8Azerbaijão 161213235,0
9Irã53113229,0
10Inglaterra61213224,5

 

Nos confrontos, os EUA enfrentam a Geórgia do exótico Jobava. Abertura Veresov para cima do Caruana! Será? República Tcheca faz um match de vida ou morte contra a Ucrânia, assim como Rússia e Índia.

No absoluto, o Brasil enfrenta Portugal e o feminino, o time de Montenegro.

 

#ProMateBrasil!

 

promocao-relampago-banner

20% de desconto em qualquer curso. Insira o cupom de desconto “promatebrasil” no seu carrinho de compras. Só até amanhã, o último dia das Olimpíadas. Aproveite!

 

Fontes

Site Oficial

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 11.09.2016.

 

• Links relacionados:

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Oitava Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sétima Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sexta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quinta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Abertura e Primeira Rodada]

2 Respostas a “Olimpíada de Xadrez de Baku 2016: Nona Rodada”

  • Ednilson oliveira

    olá excelente., é possível colocar as duas partidas de vitoria aqui? Ou todas de hj?

    • Rafael Favarin Pimentel

      Mestre, bom dia.

      Se servir de auxílio, nos links abaixo as partidas da nossa esquadra pela 9a. rodada:

      Grandelius-Fier: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/1

      Leitão-Blonqvist: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/2

      Hillarp-Barbosa: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/3

      Berardino-Westerberg: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/42nd-chess-olympiad-baku-2016-open/9/22/4

      Lembrando que o Westerberg vinha invicto com 5,5/6,0, até encontrar o Berardino pela frente!

      E tenho que concordar, a Equipe da Academia Rafael Leitão é espetacular nas postagens! Muito show!

Deixe seu comentário