Olímpiada de Xadrez Baku 2016: Sexta Rodada

“Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.”

Gonçalves Dias

(1823-1864)

 

Sim, meus amigos. “Viver é lutar”! E a luta na 42ª Olimpíada de Xadrez, em BakU, não para. Ontem tivemos dia livre e hoje retomamos para a sexta rodada. Rodada esta que, com certeza, não foi tão sangrenta quanto a anterior, mas isso não quer dizer que não tenha trazido suas emoções – além, claro, de alegrias e tristezas. “Viver é lutar”!

 

Resumo da Rodada

Quem diria… Sem o ex-campeão mundial Viswanathan Anand, ainda número 1 do país, a Índia é a líder isolada da competição. Tudo isso graças à vitória simples de 2,5 x 1,5 contra a concorrente direta Holanda. O resultado positivo veio com a vitória de Adhiban (2671) em cima de Erwin L’Ami (2611). Contudo, a grande sensação do time indiano é Santosh Gujrathi Vidit (2669): 5,5 em 6,0 e uma performance de 2951 no terceiro tabuleiro!

baku indiano

[Eu? Sério?]

 

Mas o que não falta são times querendo acabar com a alegria indiana. Um desses é os Estados Unidos, que venceu a poderosa Ucrânia também por 2,5×1,5. A única vitória do match foi a de Fabiano Caruana (2808) contra Pavel Eljanov (2739). República Tcheca x Geórgia; Grécia x Azerbaijão 1, ficaram num decepcionante 2×2.

 

baku empate

[Está achando fácil “só empatar”, meu jovem? Vem aqui e joga então!]

 

Canadá, Rússia, China, Romênia e Eslovênia venceram Bielorrúsia, Argentina, Azerbaijão2 e Bulgária, respectivamente – sendo que no time da Bulgária o ex-campeão mundial Vesselin Topalov (2768) nem mesmo jogou.

Falando em não jogar, a Noruega empatou contra a equipe da Filipinas, sendo que o campeão mundial Magnus Carlsen (2857), mais uma vez, quase perdeu – a exemplo da sua partida na rodada anterior. Julio Catalino Sandorra (2560) foi quem por pouco não castigou o jovem campeão desta vez.

Com os nossos vizinhos sul-americanos, o Chile perdeu por 3×1 para a Inglaterra e o Uruguai amargou 4×0 contra a Hungria, enquanto o Peru venceu a Sérvia por 2,5×1,5 e o Paraguai empatou com a Polônia. Destaque para a bonita vitória do GM José Cubas (2470) – bem conhecido pelos enxadristas brasileiros – contra o GM Kacper Piorun (2681).

No feminino todos os matches principais terminaram em empate: Rússia x Ucrânia; Romênia x China; Cazaquistão x Hungria; e Geórgia x Azerbaijão. A equipe russa segue na liderança. Seria um consolo para a falta de títulos do time absoluto?

 

As Equipes do Brasil

Pois é. Mais um dia duro para o time masculino. Desta vez o carrasco foi o time da Austrália. A única vitória veio com o GM Felipe El Debs contra o MI Moulthum Ly (2513) – Felipe é o melhor brasileiro até agora com 3,5 em 5 partidas. Rafael Leitão empatou contra Zong-Yuan Zhao (2550), enquanto Alexandr Fier e Evandro Barbosa foram superados por David Smerdon (2531) e Anton Smirnov (2482), respectivamente.

A alegria da torcida coube ao time feminino que conseguiu emplacar um sonoro 4×0 na seleção do País de Gales.  

Na classificação final, o Brasil se encontra em 69ª, no absoluto, e 46ª, no feminino.

 

Combo Olímpico banner

 

Próxima Rodada

Os principais confrontos da sétima rodada serão:

India19:18EUA
Letônia15½:18Holanda
Russia18½:16½República Tcheca
Croácia15½:17Azerbaijão 1
Georgia17:16Romênia
Inglaterra15½:17½China
Ucrânia16½:19Canadá
Turquia18½:14½Noruega
Irã16½:14Mongólia
Eslovênia17:14½Espanha

 

A Índia enfrenta os EUA – está na hora do dream team norte-americano mostrar para o que veio! Holanda, Rússia, Azerbijão1, Geórgia ainda estão na briga por medalhas. E nossos vizinhos não terão vida fácil: Argentina x Israel; Chile x Argélia; e o clássico latino-americano: Paraguai x Peru.

No absoluto o Brasil enfrenta o time do Paquistão, enquanto o feminino pega a Indonésia.

Faltam 5 rodadas para o final… Muitas emoções ainda virão!

#ProMateBrasil!

 

(E vale lembrar:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.)!

 

 

Fontes:

Site Oficial

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 08.09.2016.

 

• Links relacionados:

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quinta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Abertura e Primeira Rodada]

One Reply to “Olímpiada de Xadrez Baku 2016: Sexta Rodada”

  • Hudson

    Gostei do artigo, como sempre, mas acho que valia um salve para o "hermano" Sandro Mareco, hein? Sair com o ponto cheio na planilha contra um 2700+ é digno de nota... =D

Deixe seu comentário