Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo

    Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo

    Apesar de ser um final elementar, o xeque-mate de bispo e cavalo tem sua complexidade e deve ser estudado com seriedade. Em 2013, a então campeã mundial feminina, GM Anna Ushenina (Ucrânia), não conseguiu arrematar a posição em uma importante partida do Grand Prix. O mundo do xadrez ficou perplexo com o despreparo da campeã mundial nesse final.

    Para evitar situações semelhantes, seguem algumas dicas para melhorar a técnica do xeque-mate de bispo e cavalo. O ideal é o leitor seguir o artigo analisando as posições em um tabuleiro.  Após a leitura, é fundamental colocar o conhecimento em prática. De preferência, treine o final até conseguir executá-lo em menos de um minuto.

     

    O Canto Certo Para Levar O Rei Adversário

    Como de costume em finais mais simples, a missão inicial é levar o rei adversário para um dos cantos do tabuleiro. No xeque-mate de bispo e cavalo os mates só acontecem nos cantos da mesma cor do bispo.

    C:UsersUserDesktopmates (1).jpg

    Na primeira posição, o bispo está na casa branca “e4”. Por esse motivo, o xeque-mate acontece em h1 ou a8.  Já na segunda posição, com o bispo na casa negra “c3”, o xeque-mate é possível em a1 ou h8.

     

    Como Expulsar o Rei do Canto Errado

    Naturalmente, o adversário tentará manter o rei no centro e, quando expulso, irá para um dos cantos errados, dificultando o xeque-mate. Vale lembrar que, se 50 lances forem jogados nesse final, a partida terminará em empate. Para isso acontecer os jogadores precisam estar anotando os movimentos.

     

    C:UsersUserDesktop1 (1).jpg

    Na posição acima o rei negro foi para o canto oposto ao da cor do bispo branco. Porém, o bispo e o cavalo conseguem expulsá-lo. Se a vez for das negras, o lance 1… Rf8 será jogado e as brancas continuarão com 2. Bh7, retirando a casa de g8 do rei. Se o movimento for das brancas, basta perder um tempo com o bispo (Bb1, por exemplo) e repetir a manobra.

     

    O Bloqueio do Rei

    O momento mais complexo do mate de bispo e cavalo é o bloqueio correto do rei adversário. Eis algumas posições críticas.

    C:UsersUserDesktop3.jpg

    No primeiro diagrama temos a continuação da posição anterior. As brancas jogaram 1.Bh7 e as negras responderam 1…Re8. Na sequência o branco jogou o lance chave 2.Ce5. Se o rei negro voltar para f8 (como indica a flecha), as brancas jogam Cd7, expulsando o rei mais uma vez.

    Por outro lado, no segundo diagrama, as negras optaram por 2…Rd8 e as brancas jogaram 3.Re6. Após o natural 3…Rc7, as  brancas jogaram outro lance chave 4.Cd7! Em caso de 4…Rc6, as brancas conseguem um excelente bloqueio com 5.Bd3.

     

    C:UsersUserDesktop2 (2).jpg

    Posição após 5.Bd3. O rei negro está obrigado a retroceder. Em caso de 5…Rc7, 6.Bb5 tira a casa c6 do rei. Uma variante possível seria com 6…Rd8 7.Cb6 Rc7 8.Cc4.

     

    C:UsersUserDesktop3.jpg

     

    Outro bloqueio! O rei negro não consegue fugir. Em caso de 8…Rd8 9.Rd6 Rc8 10. Ca5 Rd8 11.Rc6 Rc8 12.Cb7 e o padrão se repete mais uma vez, com o cavalo na sétima, impedindo a fuga do rei.

     

     C:UsersUserDesktop3.jpg

     

    Posição após 12.Cb7. Agora as brancas já possuem xeque-mate em cinco lances. Por exemplo: 12…Rb8 13.Cd6 Ra7 14.Rc7 Ra8 15.Bd3 Ra7 16.Cc8+ Ra8 17.Be4++.

     

    C:UsersUserDesktop4.jpg

    Posição após 17.Be4++

     

     

    Quer melhorar seu jogo nos finais? Clique aqui e aproveite nosso combo de palestras com um desconto incrível!

     

    O fato de uma campeã mundial não conseguir ganhar esse final é uma das maiores gafes da história do xadrez?  Deixe sua opinião nos comentários.

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    8 Responder para “Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo”

    • Dorli

      Essas Mulheres..
      Depois reclamam que o cache dos torneios são baixos!

      • Daniel

        Que comentário machista e babava!

        • Dorli

          Pode até ter sido machista, mas que o cache delas é muito baixo também é verdade e isso se deve muito ao nivel de jogo apresentado, não despertando interesse de público.
          Agora, isenta-las de crítica por serem mulheres também é machismo!

          • Rhullielton

            Pode até ter sido machista, não. FOI machista. Vc está dizendo que o cachê delas é menor por serem mulheres. Vc é um escroto.

    • Luciano

      Dois videos imperdiveis. Um o da Ushenina com a risadinha da Olga Gyria no fim e o outro do Mamedov dando o mate no Gawain Jones na olimpiada. Por sinal o Grischuk dando o mate parece uma maquina.

    • Wilson

      Após 10. Ca5 Rd8 11.Rc6, o Rei preto escapa com 11...Rc7, não?

    • LGUSTEC

      Acho que nao tem como dar mate não, após10. Ca5 Rd8 11.Rc6 pretas jogam Re7 e nova fuga.

    • Riki

      Apesar do auê todo que fizeram com isso na época, a Anna Ushenina não tem nada que se envergonhar disso. Apesar de ser tido como uma mate básico, não é bem assim. O Graham Burgess, no livro "The mammoth book of chess", até evita de categorizar esse mate como básico no livro dele, explicando que esse mate é difícil demais pra ser considerado um mate básico. Isso leva a pensar que ele escreveu isso por conta de estar se orientando apenas aos iniciantes/amadores/inxeperientes, mas até mesmo os grande mestres devem fugir da complexidade desse mate, visto que o livro "Fundamental chess endings", de Karsten Müller e Frank Lamprecht , cita que esse mate, ao menos até a época que o livro foi escrito, foi usado apenas 1 uma vez a cada 6000 partidas, ou seja, apenas 0,016% das partidas foram concluídas com esse mate.
      Acho que essa partida serviu mais como alerta para os enxadristas(de qualquer nível) do que pra dar uma surra em praça pública na Anna Ushenina, coitadinha.

    Deixe uma Resposta