Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo

Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo

Apesar de ser um final elementar, o xeque-mate de bispo e cavalo tem sua complexidade e deve ser estudado com seriedade. Em 2013, a então campeã mundial feminina, GM Anna Ushenina (Ucrânia), não conseguiu arrematar a posição em uma importante partida do Grand Prix. O mundo do xadrez ficou perplexo com o despreparo da campeã mundial nesse final.

Para evitar situações semelhantes, seguem algumas dicas para melhorar a técnica do xeque-mate de bispo e cavalo. O ideal é o leitor seguir o artigo analisando as posições em um tabuleiro.  Após a leitura, é fundamental colocar o conhecimento em prática. De preferência, treine o final até conseguir executá-lo em menos de um minuto.

 

O Canto Certo Para Levar O Rei Adversário

Como de costume em finais mais simples, a missão inicial é levar o rei adversário para um dos cantos do tabuleiro. No xeque-mate de bispo e cavalo os mates só acontecem nos cantos da mesma cor do bispo.

C:UsersUserDesktopmates (1).jpg

Na primeira posição, o bispo está na casa branca “e4”. Por esse motivo, o xeque-mate acontece em h1 ou a8.  Já na segunda posição, com o bispo na casa negra “c3”, o xeque-mate é possível em a1 ou h8.

 

Como Expulsar o Rei do Canto Errado

Naturalmente, o adversário tentará manter o rei no centro e, quando expulso, irá para um dos cantos errados, dificultando o xeque-mate. Vale lembrar que, se 50 lances forem jogados nesse final, a partida terminará em empate. Para isso acontecer os jogadores precisam estar anotando os movimentos.

 

C:UsersUserDesktop1 (1).jpg

Na posição acima o rei negro foi para o canto oposto ao da cor do bispo branco. Porém, o bispo e o cavalo conseguem expulsá-lo. Se a vez for das negras, o lance 1… Rf8 será jogado e as brancas continuarão com 2. Bh7, retirando a casa de g8 do rei. Se o movimento for das brancas, basta perder um tempo com o bispo (Bb1, por exemplo) e repetir a manobra.

 

O Bloqueio do Rei

O momento mais complexo do mate de bispo e cavalo é o bloqueio correto do rei adversário. Eis algumas posições críticas.

C:UsersUserDesktop3.jpg

No primeiro diagrama temos a continuação da posição anterior. As brancas jogaram 1.Bh7 e as negras responderam 1…Re8. Na sequência o branco jogou o lance chave 2.Ce5. Se o rei negro voltar para f8 (como indica a flecha), as brancas jogam Cd7, expulsando o rei mais uma vez.

Por outro lado, no segundo diagrama, as negras optaram por 2…Rd8 e as brancas jogaram 3.Re6. Após o natural 3…Rc7, as  brancas jogaram outro lance chave 4.Cd7! Em caso de 4…Rc6, as brancas conseguem um excelente bloqueio com 5.Bd3.

 

C:UsersUserDesktop2 (2).jpg

Posição após 5.Bd3. O rei negro está obrigado a retroceder. Em caso de 5…Rc7, 6.Bb5 tira a casa c6 do rei. Uma variante possível seria com 6…Rd8 7.Cb6 Rc7 8.Cc4.

 

C:UsersUserDesktop3.jpg

 

Outro bloqueio! O rei negro não consegue fugir. Em caso de 8…Rd8 9.Rd6 Rc8 10. Ca5 Rd8 11.Rc6 Rc8 12.Cb7 e o padrão se repete mais uma vez, com o cavalo na sétima, impedindo a fuga do rei.

 

 C:UsersUserDesktop3.jpg

 

Posição após 12.Cb7. Agora as brancas já possuem xeque-mate em cinco lances. Por exemplo: 12…Rb8 13.Cd6 Ra7 14.Rc7 Ra8 15.Bd3 Ra7 16.Cc8+ Ra8 17.Be4++.

 

C:UsersUserDesktop4.jpg

Posição após 17.Be4++

 

 

Quer melhorar seu jogo nos finais? Clique aqui e aproveite nosso combo de palestras com um desconto incrível!

 

O fato de uma campeã mundial não conseguir ganhar esse final é uma das maiores gafes da história do xadrez?  Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

4 Respostas a “Finais Teóricos: O Xeque-Mate de Bispo e Cavalo”

  • Dorli

    Essas Mulheres..
    Depois reclamam que o cache dos torneios são baixos!

    • Daniel

      Que comentário machista e babava!

      • Dorli

        Pode até ter sido machista, mas que o cache delas é muito baixo também é verdade e isso se deve muito ao nivel de jogo apresentado, não despertando interesse de público.
        Agora, isenta-las de crítica por serem mulheres também é machismo!

  • Luciano

    Dois videos imperdiveis. Um o da Ushenina com a risadinha da Olga Gyria no fim e o outro do Mamedov dando o mate no Gawain Jones na olimpiada. Por sinal o Grischuk dando o mate parece uma maquina.

Deixe seu comentário