Iberoamericano e Chess Masters Final em Bilbao

A cidade de Bilbao possui uma longa tradição com o xadrez – que, aliás, já cruzou com as terras tupiniquins: em 2011 e 2012 São Paulo dividiu com a cidade espanhola o Final Grand Slam de Xadrez (que acabou trazendo nomes como Aronian, Nakamura, Caruana e até mesmo o atual campeão mundial Magnus Carlsen).

Falando do presente, agora, de 26/10 a 03/11, Bilbao recebe o Campeonato VIII Chess Masters Final e o Iberoamericano Individual. O primeiro é disputado pelos GMs Wesley So, que vai liderando a competição com 5,0 pontos; o ex-campeão mundial Viswanathan Anand, com 3,0 pontos; Anish Giri também com 3,0 pontos; e Ding Liren com apenas 1,0 ponto.

 

wesley so xadrez

 [Wesley So: lidera o Chess Masters Final]

Já o Iberoamericano Individual, disputado pelo sistema Suíço, contando com 93 jogadores, faz cruzar mais uma vez os destinos da Espanha e do Brasil. Mas desta vez na intrépida figura do nosso GM Alexandr Fier.

Após quatro rodadas, a liderança é dos GMs Júlio Granda e Lázaro Bruzon – ambos com 4,0 pontos. Paco Vallejo, da Espanha; Axel Bachmann, do Paraguai; o jovem argentino Alan Pichot; e ele, Fier, vêm logo atrás com 3,5 pontos.

Na primeira rodada Fier venceu utilizando nada mais, nada menos, que o eterno romântico Gambito do Rei – os poetas de todos os tempos agradeceram, sensibilizados. Veja o bonito arremate de Fier, e as análises da partida, clicando aqui. E, após vitória também na segunda rodada, na terceira, Fier enfrentou o veterano MI uruguaio Bernando Roselli – e conseguiu uma confortável vantagem na variante preferida do brasileiro contra a defesa Ninzo-Índia. A partida, cortesia do GM Leitão, segue analisada aqui.

Na rodada de ontem Fier, de negras, conseguiu um excelente empate com o melhor jogador espanhol da atualidade – e provavelmente de todos os tempos: Paco Vallejo.

 

alexandr fier e paco vallejo

[Fier e Paco Vallejo: empate]

Amanhã Fier enfrenta a jovem promessa argentina, o MI Alan Pichot. Toda torcida para o brasileiro!

 

Fontes: http://www.vi-iberoamericano-bilbao.com/

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 29.10.2015

No comments

Deixe seu comentário