Nicolau Leitão é o Campeão Brasileiro Amador até 2200

Recordar é viver

 

Falar do Campeonato Brasileiro de Xadrez Amador 2016, que começou no último dia 26 e terminou hoje, possui um “gostinho” especial para nós da Redação d’Academia – dois, na verdade.

Primeiramente porque foi justamente na cobertura do Campeonato Amador de 2015 que começamos uma “nova” linha editorial nas notícias aqui d’Academia. Portanto, lá se vai mais de um ano de trabalho neste espaço – e que venham muitos outros. E como recordar é viver, vale lembrar (com lágrimas nos olhos) o que dissemos no ano passado (como escrevíamos bonito e não havia nada de “shakespeariano Sylvester Stallone” – piada interna para quem acompanha as notícias aqui desde o ano passado):

 

“Embora possamos traçar várias demarcações para determinarmos quando termina uma atividade amadora e quando começa realmente uma prática profissional, a mais simples (e óbvia) é: o amor é o que norteia o primeiro caso. Muitas vezes, sem o devido estímulo ou recompensa, o amador possui apenas na paixão, ou melhor, no amor, o motivo para seguir adiante. Portanto, e talvez não ironicamente, a palavra ‘dor’ esteja contida em ‘amador’ – pois é assim, como nas palavras do poeta português, confundindo eu e objeto, que o amador se vê à mercê da “cousa” amada. Ele não pode condenar o amor que tanto o maltrata, pois esse é um reflexo de seu próprio eu (e nunca podemos colocar nosso próprio rei em xeque…).”

(X, Mister. Leonardo de Miranda é o Campeão Brasileiro Amador.

In_____. Academia Rafael Leitão. São Paulo, 2015).

 

Divagações à parte, a Academia Rafael Leitão sempre costuma estar representada no Campeonato Amador por diversos alunos – e este ano não foi diferente. E com excelentes surpresas!

 

Campeonato Brasileiro Amador 2016 Team Academia2

[Parte do “Team Leitão”. Da esquerda para a direita: Rafael Favarin, Rafael Cabral, Natália Baccarin, Helcio Pacheco, Otávio Moraes Campos, Yuri Florêncio  e Nicolau Leitão]

 

O Campeonato

 

Desde o último dia 25, até hoje, 29, mais uma vez o Campeonato Brasileiro Amador aconteceu nas dependências do excelente Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, tendo sido disputado em 7 rodadas pelo sistema suíço e com o consagrado ritmo de 90 minutos nocaute mais acréscimo de 30 segundos por lance.

Contudo, diferente do ano anterior, desta vez o Amador foi dividido em três categorias – e não apenas duas. Além das categorias de under 2200 e under 2000, também tivemos a categoria under 1800. Esta “pequena” mudança influenciou consideravelmente o número de escritos. Dos 209 do ano passado tivemos, desta vez, 245 (!). Novo recorde. Mais precisamente: 30 jogadores na categoria até 2200; 72 na até 2000; e 143 na até 1800.

 

Campeonato Brasileiro Amador 2016 Geral

[Recorde de participantes no Brasileiro Amador: 245 jogadores!]

 

 

Os Campeões

 

Além das vagas para a Semifinal do Campeonato Brasileiro, que deve acontecer a partir de outubro, os campeões de cada categoria conquistaram o direito ao título de MN – Mestre Nacional. Portanto, podemos imaginar como a disputa foi acirrada em todos os grupos!

Na divisão até 1800 o campeão de xadrez amador invicto foi Vinícius Lacerda (1729) com 6,5 pontos; seguido de Marcelo Gouveia Sangiovanni (1692) com 6,0 pontos – e “míseros” 96 pontos a mais de rating; e Vitória Matheus Ramillo, também com 6,0 pontos.

Na divisão até 2000 a taça ficou com Eduardo Medeiros Milanez (1885), também invicto e com 6,5 pontos; Edson da Silva Rodrigo (1946) foi o segundo; e Nilton da Silva Hirota (1946) o terceiro – ambos com 5,5 pontos.

Na divisão mais “casca grossa”, o segundo motivo para este Campeonato Amador ser tão especial para nós. O grande campeão de xadrez brasileiro amador, e agora Mestre Nacional, foi ninguém menos que um tal de Nicolau Leitão (2164). Se você está achando que esse nome é muito familiar, pode ter certeza que é mesmo.

 

Campeonato Brasileiro Amador 2016 Nicolau Leitão reporter

[O bom de ser repórter é que ele pode jogar e “se cobrir” ao mesmo tempo!]

 

Nicolau Leitão, aluno da Academia e irmão do GM Rafael Leitão (como é lindo o nepotismo escancarado), era o número 3 do torneio e terminou o evento com sólidos 5,5 pontos. Além de uma performance de 2306, ele somou 22 pontos de rating FIDE e, claro, conquistou o título de MN. Nicolau já é o segundo assinante da Academia a conquistar o título de Mestre Nacional.

Depois de muito tentarmos, o mais novo Campeão Brasileiro Amador conseguiu nos ceder uma pequena declaração – foi difícil conseguir alguma coisa dele (provavelmente ele sabe entrevistar, mas nunca aprendeu a dar entrevista!):

 

“Esse é o título mais importante da minha carreira. Não só pelo resultado, mas pelo estilo de jogo adotado a partir da segunda metade do torneio. Após muitos anos jogando e estudando de forma equivocada, meu irmão me mostrou o caminho das pedras. Ou melhor, das peças!”

 

O professor Gerson Peres Batista (2175) foi o segundo, também com 5,5 pontos, mas com critério de desempate inferior. O MF Igor Tokuichi Kikuch Cadilhac (2129) foi o terceiro com 5,0 pontos.

 

Campeonato Brasileiro Amador 2016 Nicolau Leitão2

[ Igor Cadilhac, Nicolau Leitão e Gerson Batista]

Parabéns aos organizadores do evento pelo belo trabalho e aos campeões!

 

Fonte

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 29.05.2016.

Conheça o nosso canal no YouTube!

 

Combo Calculo folder

6 Respostas a “Nicolau Leitão é o Campeão Brasileiro Amador até 2200”

  • Ibernon Luiz da Silva Filho

    Parabéns família Leitão!! Vida longa ao rei!!! Tudo de bom!

  • FREDERICO SIMOES SOARES

    Parabéns Nicolau Leitao por esse titulo na sua carreira! LEMBRO DOS TEMPOS DE CAMPEONATO MARANHENSE QUE ERA SEMPRE Bem lutado jogar com voce pela sua dedicação e de la pra cá voce so cresceu no seu jogo e sempre conciliou sua vida profissional com o mundo nobre da pratica do xadrez ! Parabéns

  • Carlos americano

    Parabéns a todos que participaram deste evento. Em especial ao amigo Rafael que estava defendendo a nossa bandeira, E aos organizadores por este evento grandioso, e que vença o Xadrez Brasileiro.

  • Helcio_p

    Testemunhei na pele que o Nicolau seguiu a risca as recomendações de repertório do chefe! Parabéns pelo resultado!

  • Rafael Favarin

    Parabéns Nicolau e parabéns pelo bom aluno Rafael!

    Acompanhei de perto o caminho cheio de espinhos que um dos mais novos MN's do Brasil percorreu no Torneio e foi uma grande satisfação partilhar bons momentos com todos os membros da Academia!

    Abraço a todos!

  • FA WAUGHAN

    Parabéns a Família Leitão por mais essa vitória ,não sabia Rafael que você tinha um irmão e que também joga xadrez

Deixe seu comentário