Rafael Leitão Volta a Ser o Nº 1 do Brasil

Como já havíamos adiantado em nossas notícias, Rafael Leitão voltou a ser o jogador de xadrez nº 1 do Brasil, de acordo com a lista FIDE de junho de 2015 divulgada hoje.

Após conquistar o Campeonato Brasileiro Absoluto de 2011, Rafael voltou ao topo da lista em janeiro de 2012, passando exatos 40 meses na 1ª colocação, até que em maio de 2015 foi ultrapassado pelo GM Alexandr Fier.

Fier, que agora mora na Europa, em Tiblisi, na Geórgia, tem disputado importantes torneios internacionais, enfrentando fortes nomes do xadrez mundial, o que tem deixado seu jogo mais equilibrado e estável.

Mas foi pelas bandas daqui que ele perdeu os pontos de rating que permitiram ser ultrapassado por Leitão. No Zonal 2.4, Fier deixou 4 pontos de rating em Lima, no Peru, mas, em compensação – e que compensação! -, conquistou a tão sonhada vaga para a Copa do Mundo que acontecerá no Azerbaijão.

Enquanto isso, Leitão somava 9 pontos ao vencer o I Festival Internacional de Xadrez de Três Barras, ainda que desfalcado em 5 pontos, ao disputar o I Torneio Aberto do Brasil do Clube de Xadrez da Cidade Velha, em Belém, no Pará.

Com isso, os jogadores figuram na lista FIDE de junho de 2015, respectivamente, com 2632 e 2628 pontos de rating.

O fato é que as cenas dessa novela estão longe de terminar, pois como o próprio Leitão já havia antecipado para os leitores do site da Academia, os jogadores são amigos de longa data, mas não vão aliviar um para o outro nessa disputa:

“Minha amizade com Fier vem de longa data. Vários foram os finais de tarde em que íamos curtir um happy hour nos bares próximos a nossas casas na cidade de Americana e nessas ocasiões não faltavam análises de partidas. Para quem não sabe, Fier foi padrinho do meu casamento, vindo a São Luís, no ano de 2013, com sua esposa Nino e o pequeno Viktor (ainda na barriga da mãe) para curtir a festa conosco.

Mas a competitividade está na essência de um atleta e, amizade à parte, não facilitarei a vida do nosso atual número 1. Como ele também não vai me devolver a coroa de mão beijada, teremos uma bela briga pela frente!”

A boa notícia para todos os enxadristas brasileiros é que a mudança da lista da FIDE não altera a promessa de Alexandr Fier, que já tem data marcada para gravar uma palestra com Rafael.

Vamos aguardar as belas batalhas entre eles pelo topo da lista FIDE e as espetaculares análises com as quais nos brindarão na palestra que vão gravar juntos.

 

Escrito por Equipe Academia Rafael Leitão 01.06.2015.

No comments

Deixe seu comentário