Campeonato Brasileiro: Semifinais

As Semifinais classificatórias para o Campeonato Brasileiro Absoluto movimentaram o nosso xadrez neste último final de semana – em meio ao feriado de finados, além do Halloween (ou “Dia do Saci” para os mais patriotas; embora também aniversário do eterno Campeão Mundial Alexander Alekhine (1892-1946) e do nosso poeta maior Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). Ou até mesmo de outros seres menos admiráveis como o de alguns redatores da Academia. O que só faz provar que a natureza tira a qualidade pela quantidade).

Semifinais brasileiro 2015 2png

[Pesquisas recentes comprovam que jogar o Gambito Halloween no dia do Halloween não aumentam a chance de vitória das brancas. Charge by Andrés Guadalupe]

 

Assombrações e filmes de terror à parte, ao menos nos tabuleiros, nenhuma bruxa esteve à solta. Na cidade de Blumenau, na Semifinal da Região 1, o GM Krikor Mekhitarian levou a taça e a classificação ao terminar a disputa com 5,5 pontos em 7 rodadas. O MI Marcus Vinícius Santos, vulgo “Ovelha”, ficou em segundo lugar com os mesmos 5,5 pontos de Krikor (mas este último obteve melhores critérios de desempate). O terceiro colocado foi o MI Evandro Barbosa, com 5,0 pontos, à frente do MF Ernani Choma e o GM Everaldo Matsuura, ambos também com 5,0 pontos (e sendo mais uma vez as colocações decididas por meio dos critérios de desempate). Além de Ovelha e Evandro, que retornarão a disputar o Brasileiro Absoluto (Ovelha quase 10 anos depois), Ernani Choma disputará pela primeira vez uma final. Veja amanhã, na seção “partida do dia”, uma das melhores partidas do torneio com os comentários do GM Rafael Leitão.

No feminino a vitória foi da experiente WMI Regina Ribeiro, com convincentes 6,0 pontos em 7,0 possíveis. O segundo lugar foi da WMF Regina Bonfim, seguida de Julia Alboredo, Natália Baccarin, a WMI Joara Chaves e Marcela Nunes (todas, em princípio, classificadas para a final, embora a CBX não tenha soltado nenhuma nota sobre. Portanto, melhor aguardar).

Já na Semifinal da Região 2, a vitória coube ao MF Luismar Brito, seguido pelo MN Rafael de Souza e do MI Máximo Iack (todos com 5,5 pontos, mas, novamente, tudo decidido através dos critérios de desempate). O MF Renan do Carmo Rei foi o quarto colocado com 5,0 pontos. Tanto Renan quanto o MN Rafael de Souza, classificaram-se pela primeira vez para o Absoluto.

luismar brito

[MF Luismar Brito – Campeão da Região 2]

 

Finalizando, em nota oficial da CBX, a Final do 82º Campeonato Brasileiro Absoluto está confirmada para o período de 09 a 17 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, sob a organização da CBX e da FEXERJ. Portanto, afora os jogadores convidados, e que ainda não foram divulgados, os classificados oficialmente são:

 

Jogadores Classificados para a Final de 2015:

 

Final 81º Campeonato Brasileiro Absoluto 2014

GM Rafael Duailibe Leitão

GM Felipe El Debs

 

Semifinal Região 1/2015

GM Krikor Sevag Mekhitarian

MI Marcos Vinicius Moreira Santos

MI Evandro Amorim Barbosa

MF Ernani Francisco Choma

 

Semifinal Região 2/2015

MF Luismar Jorge de Brito

MN Rafael Cabral de Souza

MI Maximo Iack Macedo

MF Renan do Carmo Reis

 

Fontes (Chess Results):

Semifinal Região 1

Semifinal Região 2

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 04.11.2015.

One Reply to “Campeonato Brasileiro: Semifinais”

  • Renan Reis

    Uma pequena correção: na Semifinal da Região 2, a quarta vaga foi decidido por um torneio desempate entre os 5 jogadores empatados e com 8 rodadas em ritmo rápido e não pelos critérios.

Deixe seu comentário