Vai Começar o Campeonato Europeu por Equipes!

E o mundo do xadrez mal se “recuperou” do emocionante European Chess Club (que aconteceu no mês passado) e já estamos sendo arremessados para mais um violento torneio por equipes. Desta vez é o European Team Chess Championship, que é disputado por países, e que começa amanhã – na mais do que mitológica Reykjavik, Islândia: palco de um dos maiores e mais épicos matchs de todos os tempos. O “Match do Século”! É claro que estamos falando do confronto entre Boris “o gentleman” Spassky e Bobby “a lenda” Fischer.

 

bobby fischer x Boris Spassky

[“Meu nome é Ozymandias, rei dos reis: Contemplem minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos!” – Shelley, poeta Inglês]

 

A Islândia foi tão marcante na vida de Bobby Fischer que foi lá o lugar que exótico norte-americano viveu durante um bom tempo em seu autoexílio. E também é lá que estão os restos imortais do imortal Fischer – que, vez ou outra, recebe ilustres visitas para lhe prestar as devidas homenagens.

 

kasparov tumulo fischer

[Talvez o velho Kasparov esteja lembrando dos versos do poeta português Bocage: “Ludíbrio, como tu, da Sorte dura/Meu fim demando ao Céu, pela certeza/De que só terei paz na sepultura.”]

 

Mas, de toda forma, voltando European Team Chess Championship, o evento será disputado em nove rodadas, com cinco jogadores por equipe, sendo quatro jogadores escalados para o match – tanto no feminino, quanto no Absoluto. São 36 países no Absoluto e 30 no feminino. Na lista de países do Absoluto temos as dez primeiras equipes sendo:

 

Nº.PaisRating MédioCapitão
1Rússia2743Mark Glukhovskiy
2Ucrânia2725GM Oleksandr Sulypa
3Azerbaijão2707GM Alexander Khalifman
4França2705GM Sebastien Maze
5Inglaterra2703David Openshaw
6Armênia2692GM Arshak Petrossian
7Hungria2685GM Judit Polgar
8Polônia2669GM Bartosz Socko
9Holanda2669GM Vladimir Tukmakov
10Alemanha2645GM Dorian Rogozenco

 

Para que conste nos autos: a Noruega do Campeão Mundial Magnus Carlsen é a 11º equipe – e depois das sessões de treinamento que Carlsen fez com Aronian e Kramnik, a vez agora foi do “oldschool” Boris Gelfand.

 

campeonato europeu por equipes

[Será que a logo do evento foi para esconder o que eles estão estudando?]

 

A equipe número 1 do torneio, a Rússia, vem com: Grischuk (recém coroado Campeão Mundial Blitz – que, sim, serve para alguma coisa, além do que a ironia editorial faz supor); Evgeny Tomashevsky; Peter Svidler (recém finalista da Copa do Mundo); Dmitry Jakovenko e Ian Nepomniachtchi. Depois do excelente desempenho de Kramnik European Chess Club, é quase um sacrilégio não vê-lo jogar aqui. Além do mais, nos últimos anos, sobretudo na era “pós-Kasparov”, pouquíssimas vezes vimos a seleção Russa, que é quase sempre a número um dos torneios que disputa, engrenar. Será que desta vez vai? Na última edição eles ficaram em terceiro lugar. A Ucrânia do amado Ivanchuk e de Eljanov, que fez uma brilhante Copa do Mundo, está longo atrás – e não menos perigosa que o Azerbaijão de Radjabov, Mamedyarov e Naiditsch. Destaque não só pelo quarto lugar da seleção francesa, mas pelo quinto da equipe Inglesa que terá, além de Adams, Howell e McShane, o veterano Nigel Short abrilhantando o time. God save the Queen! No mais, Aronian e a sólida Armênia, que possui um incrível senso de equipe, também é uma força a ser temida.

Enfim… O que podemos esperar desta disputa? Só começaremos a saber amanhã. Em quem vocês apostam?

 

Fontes:

European Team Chess Championship

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 12.11.2015.

No comments

Deixe seu comentário