Seis rodadas já foram disputadas em Ecaterimburgo e o Torneio de Candidatos chega a um momento crítico tanto dentro quanto fora dos tabuleiros. A pressão em função da crise do coronavírus é cada vez maior e a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) ignora tudo isso. Os jogadores não sabem como vão voltar aos seus países e também há uma preocupação natural com os familiares.
Grischuk: “Eu não quero estar aqui”
Após a quinta rodada, Alexander Grischuk deu declarações fortes e foi mais um enxadrista a pedir a paralisação do torneio.
“No começo eu não tinha uma opinião clara sobre a situação, mas agora, com o passar dos dias, eu acredito que o torneio deveria ser paralisado. A atmosfera é muito hostil, todo mundo com máscaras, a segurança, para mim é muito difícil. Eu não quero jogar, eu não quero estar aqui. Estou contente com meus resultados, mas não é normal que tudo esteja parado e que este seja o único evento permitido em todo o mundo”.
Grischuk: 6 empates
Silvio Lancellotti
Aqui no Brasil, o jornalista Silvio Lancellotti produziu um material fantástico sobre o torneio, com as impressões do GM Rafael Leitão em relação ao desempenho dos jogadores. No texto, Lancellotti também releva experiências divertidas com Fischer, Mequinho e Karpov. Vale a pena conferir.
Nepomniachtchi, o Novo Favorito
Sobre o torneio em si, o russo Ian Nepomniachtchi desponta como o grande favorito ao título. Nas últimas três rodadas, ele venceu os dois chineses de brancas (Ding Liren e Wang Hao) e segurou Fabiano Caruana com as negras. A instabilidade é marcante na carreira de Nepo e, por isso, ainda existem dúvidas se ele se manterá no topo até o fim. Contudo, até agora o russo tem mostrado um xadrez brilhante e é merecedor de todos os elogios.
Nepomniachtchi: +3 =3
Ding Liren na Lanterna
Por outro lado, a grande decepção continua sendo Ding Liren. Favorito ao título, ao lado de Fabiano Caruana, o chinês compartilha a lanterna com o russo Alekseenko. Com três derrotas, uma vitória e dois empates, Ding Liren está virtualmente fora da disputa pelo título. É impossível não pensar que o coronavírus atrapalhou a sua preparação.
Ding Liren abatido: +1 =2 -3
Classificação após 6 rodadas:
- Nepomniachtchi 4,5
- Vachier-Lagrave 3,5
- Wang Hao 3,0
- Caruana 3,0
- Grischuk 3,0
- Giri 3,0
- Alekseenko 2,0
- Ding Liren 2,0
Nepo Está Com a Faca e o Queijo Nas Mãos
Em 2014, Viswanathan Anand venceu o Torneio de Candidatos com 8,5 pontos. Na edição de 2016, Sergey Karjakin ficou com o título com a mesma pontuação. Já em 2018, Caruana venceu com 9 pontos (8,5 também seria suficiente para ficar com o título).
Seguindo o padrão de pontuação das últimas edições, é possível afirmar que Nepomniachtchi precisa de 4 pontos em 8 rodadas para ser o campeão, 50% de aproveitamento. Ou seja, Nepo nem precisa mais vencer, basta não perder.
Para os demais, será necessário dar uma arrancada na segunda metade do torneio. Grischuk, Giri e Wang Hao não parecem ter energia suficiente para tal feito. Caruana tem muita lenha para queimar, porém, ele ainda precisa encontrar seu melhor xadrez e Vachier-Lagrave vai precisar arriscar ainda mais se quiser lutar pelo título.
Nepomniachtchi vai se manter no topo? Quem vai ser o campeão? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
Imagens: Site Oficial
excelente como sempre (mas demasiadamente sintético...para tempos de corona)