O Torneio de Candidatos 2020 já está marcado na história como o “torneio do coronavírus”. Disputado na cidade russa de Ecaterimburgo, até o próximo dia de 04 de abril, trata-se de um dos poucos, senão o único, evento esportivo em andamento no mundo.
A decisão da FIDE de manter o torneio gera muita polêmica. O debate pegou fogo com a desistência de Teimour Radjabov a poucos dias do início da competição. O francês Maxime Vachier-Lagrave foi convocado às pressas para ser o substituto. De qualquer maneira, concorde ou não com a decisão da FIDE, o torneio segue e, do ponto de vista enxadrístico, com muita emoção.
Nepo e Grischuk fazem o cumprimento típico do momento
Favoritos Não Correspondem
Até a terceira rodada, foram disputadas doze partidas com cinco resultados decisivos e sete empates, o que demonstra a luta dos jogadores. Todas as estatísticas colocavam o americano, Fabiano Caruana, e o chinês, Ding Liren, como os grandes favoritos ao título. Porém, pelo menos nesse início, isso não se comprovou e ambos os jogadores não estão entre os líderes.
Ding Liren Instável
Ding Liren tinha uma vantagem posicional clara na partida contra o compatriota, Wang Hao, porém, cometeu alguns erros graves e perdeu com as peças brancas. Uma derrota difícil de explicar. Na segunda rodada, outra derrota, desta vez para Vachier-Lagrave. Ding Liren levou uma ideia temática no meio-jogo e não ofereceu resistência.
O chinês era a decepção do torneio após duas rodadas. Especulações sobre uma possível conexão do seu baixo rendimento com o coronavírus se tornaram inevitáveis. Contudo, na terceira rodada, Ding Liren finalmente “estreou” na competição. Com uma precisão impressionante, o chinês conquistou uma importante vitória contra Fabiano Caruana. Mesmo na parte inferior da classificação, Ding Liren voltou para o jogo!
Vachier-Lagrave entrou no torneio nos últimos instantes e já é um dos líderes. Ding Liren ainda não empatou!
Caruana Com Altos e Baixos
Fabiano Caruana jogou três partidas interessantes. O americano destaca-se pela preparação de aberturas, mesmo que elas não tenham se transformado em uma pontuação suficiente para liderar o torneio. Caruana empatou de negras com Vachier-Lagrave, venceu Alekseenko de brancas e perdeu para Ding Liren.
Derrota na terceira rodada irá abalar Fabiano Caruana?
Wang Hao Lamenta
Três jogadores lideram a competição com dois empates e uma vitória: o russo Ian Nepomniachtchi, que venceu Anish Giri em um final muito instrutivo; Maxime Vachier-Lagrave e Wang Hao. Deste trio, apenas o chinês tem motivos para lamentações. Wang Hao deixou Giri escapar em um final tecnicamente ganho. O chinês, que era contra a realização do torneio, poderia estar na liderança isolado.
Rei Dos Empates
O russo Alexander Grischuk é o único jogador com três empates. Por ironia, os recordistas de empates em Torneios de Candidatos também estão na disputa. Em 2018, Ding Liren terminou o evento com 13 empates e uma vitória. No entanto, o recorde de Anish Giri (2016) é insuperável, 14 empates em 14 jogos.
Classificação Após Três Rodadas
1- Nepomniachtchi, Vachier-Lagrave e Wang Hao 2.0
4-5 Caruana e Grischuk 1,5
6-8 Giri, Alekseenko e Ding Liren 1.0
Palpite Da Redação
O torneio está só começando e todos os jogadores ainda têm chances. No entanto, aqui na redação da Academia Rafael Leitão, ninguém fica em cima do muro. Se o torneio realmente acabar, por hora, o palpite segue no favorito Fabiano Caruana.
O americano tem 50% de aproveitamento, mas ainda assim demonstra mais recursos para desequilibrar as partidas. Em algum momento isso vai começar a fazer diferença.
Você concorda com o palpite da redação? Fabiano Caruana segue sendo o grande favorito? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Imagens: Site Oficial
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
So espero que o campeão deste torneio vença o atual campeão!!! As partidas estão incríveis e muito fortes. Carlsen que se cuide
Não acredito que nenhum desses possa derrotar o Carlsen...
Grandes jogos!?
Eu estou vendo algumas inovações...
Rating performance estável.
Não acho que o Caruana vença...
Devemos ter uma boa surpresa.
A desistência de Radjabov ofusca de certa forma, pois ele está muito bem esse ano.
No mais, Carlsen deve manter o título novamente!