Carlsen x Karjakin – 11ª Partida

 

 

Antes de falarmos do match pelo título máximo do xadrez, importante prestarmos uma pequena homenagem ao russo Mark Taimanov – que foi não só um dos maiores enxadristas da URSS (venceu o Campeonato Nacional em 1956), como também notável pianista. Será eternamente lembrado por ser o idealizador de uma das mais populares variantes da Defesa Siciliana – sistema que leva seu nome. Morreu em São Petersburgo, aos 90 anos de idade. Descanse em paz.

 

Mark Taimanov

(1926 – 2016)

 

Sobre décima primeira partida do match: Empate. O penúltimo jogo do encontro em Karjakin e Carlsen terminou em um empate que, mesmo não tendo sido uma das partidas mais emocionantes do encontro, não deixou de ser uma luta franca – ainda que diversas trocas tenham acontecido rapidamente no meio jogo. O desafiante fez uma escolha sólida, repetindo seu 6.d3, combinado com 8.a3 e 9.Cc3. Mas Carlsen fugiu da segunda partida (9… Ca5) e preferiu o mais direto 9… Be6. Após 10. Cd5 Cd4 tivemos as trocas massivas que citamos anteriormente.

 

Karjakin

 

A liberdade das brancas na ala do Rei era contestada pela atividade das pretas do centro: 14.f4, 15.Dg4 e 16.f5 das Brancas; 17…c4, 18…c3 – e o energético – 19…d5 das pretas. 20. Bg5 foi um bom recurso encontrado pelo desafiante para frear a ofensiva do, por enquanto, Campeão.

 

planos de assinatura

 

O 24… e3, sacrificando um peão em troca da força do peão “e”, foi a última tentativa de Magnus – firmemente paralisada por Karjakin devido ao Rei exposto das pretas.

 

Carlsen e Karjakin coletiva

 

O empate refletiu o equilíbrio que vimos durante todo o match. E Magnus vai para a última partida de brancas. O que, obviamente é uma vantagem, mas é preciso ressaltar toda a força e maestria que vem apresentando o desafiante – que parece, verdadeiramente, um muro de pedra. Acreditamos que dificilmente Magnus irá conseguir transpor esta barreira “no tempo normal”. Ou seja: Karjakin chega ao final do match com todas as chances de levar a coroa.

 

Caricatura Carlsen e Karjakin

 

 

Estamos chegando ao final. Em quem fica a sua aposta?

 

 

FONTE

Site Oficial

Chess24

Chess Base

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 26-11-2016

No comments

Deixe seu comentário