Saiba as Diferenças entre o Xadrez Online e o Presencial

O mercado de jogos online cresce dia após dia, não se abalando muito com aspectos como recessão econômica ou crise mundial. É um daqueles raros mercados que têm um ótimo desempenho financeiro independente do que esteja acontecendo no mundo.

Isso acontece porque existe uma infinidade de jogos online disponíveis, incluindo aí diversos clubes e servidores de xadrez.

Mas quais as principais diferenças entre o xadrez online e o jogo presencial? Há diferença? Qual é mais indicado para um iniciante? E para um não iniciante, seu jogo será prejudicado se ele se aventurar online? Para a resposta dessas e de outras perguntas, continue lendo!

 

Como funciona o xadrez online?

O xadrez online funciona basicamente como o xadrez presencial, com algumas mudanças nas regras em relação ao tempo entre cada movimento em alguns servidores.

Basicamente, o jogo online de xadrez pode ser dividido em duas categorias:

  • Jogo de xadrez online tradicional;
  • Jogo de xadrez online por correspondência, ou por meio de servidores.

O jogo de xadrez online tradicional é uma partida que acontece em tempo real entre dois jogadores que estão em computadores diferentes. A modalidade predileta da grande maioria dos enxadristas é o 3×3 (3 minutos para cada jogador), mas a modalidade “bullet”, com apenas 1 (!) minuto para cada, também é bastante popular.

É, portanto, uma partida de xadrez de alta velocidade e traz benefícios e problemas que seriam de se esperar de uma modalidade de jogo desse estilo.

Já a outra modalidade de xadrez online funciona por meio de servidores e simula a fórmula do antigo xadrez postal: os jogadores têm bastante tempo (os ritmos são variados: de 3 dias por lance até 40 dias para as primeiras 40 jogadas) e as partidas são muito mais estudadas. Neste caso, inclusive, a utilização de computadores na análise é permitida. Vale destacar que Rafael Leitão é grande mestre também nessa modalidade, tendo ficado em terceiro lugar no Campeonato Mundial jogado no servidor da ICCF (Federação de Xadrez por Correspondência).

 

Quer saber como os Grandes Mestres jogam blitz na internet? Confira na nossa aula!

Jogue Blitz na Internet como um GMbanner

As principais diferenças entre o xadrez online e o jogo presencial

Em termos de regras, não há diferença entre jogar online ou uma partida presencial de xadrez. Porém, como disse Judit Polgar, “60% do xadrez é psicológico” e, portanto, existem algumas diferenças primordiais entre os dois modos de jogo.

Podemos enumerar muitas vantagens do xadrez online, como:

  •  Acesso rápido a partidas;
  •  Vasta variedade de adversários, estilos e opções;
  •  Possibilidade de jogar anonimamente e poder testar novas estratégias, ideias e conceitos de xadrez.

Mas, como não poderia deixar de ser, o xadrez online também traz desvantagens:

  • Você está fisicamente desconectado do oponente, perdendo boa parte dos 60% da partida que Judit Polgar mencionou;
  • A partida é muito tática, portanto o jogo estratégico perde boa parte da sua importância. Em geral vence quem calcula melhor.
  • Necessidade de uma boa conexão com a internet, já que em muitos sites você perde a partida caso seja desconectado.

Além dessas desvantagens do xadrez online em relação ao presencial, esta última modalidade também apresenta grandes benefícios. Vamos descobrir quais são:

  •  Adversários dispostos a jogar partidas sérias, longas e estudadas;
  •  Conexão física com o adversário, podendo estudá-lo durante cada jogada (e até influenciá-lo!);
  •  Um ambiente social de competição com outros jogadores;
  •  Torneios com prêmios em dinheiro (algo raro em competições online).

Porém, como sabemos, o xadrez online apresenta benefícios que o jogo presencial pode não ter. E são eles:

  •  Exige muito compromisso, que talvez jogadores amadores podem não conseguir firmar;
  •  Pode ser bem intimidante para novatos;
  •  Poucas opções de torneios no Brasil.

 

E para um iniciante, por onde é melhor começar?

Para um enxadrista iniciante é interessante começar a jogar xadrez online, ganhando experiência, familiarizando-se com todas as regras e adquirindo confiança para participar de torneios presenciais. Porém, atenção: é preciso ter certas informações em mente para não prejudicar seu desenvolvimento como enxadrista.

No xadrez online, existe uma cultura muito forte do uso de truques ou armadilhas para ganhar partidas, além do perigo do jogo exageradamente rápido moldar sua mente para pensar pouco em cada movimento e cometer muitos erros.

No entanto, jogar online oferece a possibilidade de prática para o desenvolvimento de um enxadrista que não há igual no Brasil — tanto pela escassez de torneios no país, como pelos altos custos para a participação nessas competições.

Jogar xadrez online é muito bom para se iniciar no esporte, mas não pode se tornar seu principal foco de jogo. O exagero em partidas online, inclusive, é um dos principais problemas que atrapalham o desenvolvimento do jogo de um enxadrista que citamos no nosso e-book gratuito Como Melhorar no Xadrez: Os 10 Erros que Impedem a Evolução do seu Jogo.

No entanto, como dito, os benefícios são inúmeros e com tantas vantagens assim é hora de colocar a mão na massa e se aventurar pelas partidas online. Para ajudar nessa empreitada, o GM Rafael Leitão selecionou em um artigo os melhores sites para jogar xadrez na internet e elaborou um e-book gratuito com o passo a passo para melhorar seu jogo de xadrez online.

Você já jogou online? Tem alguma história interessante sobre algo que aconteceu numa partida online? Que tal compartilhar com a gente nos comentários abaixo?

 

3 Respostas a “Saiba as Diferenças entre o Xadrez Online e o Presencial”

  • David

    O xadrez online praticamente acabou com os clubes físicos, não só pela dificuldade de locomoção nos grandes centros como também pelos horários de fechamento dos prédios onde funcionam.O xadrez online, ainda, oferece hoje títulos oficiais da FIDE bastando entrar pela CBX ou pelo próprio site da FIDE. Os títulos são oficiais mesmo e na ficha do jogador aparece com a letra A no início. Vários brasileiros (inclusive este que escreve que é AFM) já conseguiram títulos. Não é fácil conseguir pois há que se manter um rating específico por 100 ou 150 partidas. Caiu o rating abaixo do mínimo, zera tudo e a jornada recomeça...No ICC há também rating oficial da USCF.Ótimo artigo!!

  • David

    O xadrez online praticamente acabou com os clubes físicos, não só pela dificuldade de locomoção nos grandes centros como também pelos horários de fechamento dos prédios onde funcionam.O xadrez online, ainda, oferece hoje títulos oficiais da FIDE bastando entrar pela CBX ou pelo próprio site da FIDE. Os títulos são oficiais mesmo e na ficha do jogador aparece com a letra A no início. Vários brasileiros (inclusive este que escreve que é AFM) já conseguiram títulos. Não é fácil conseguir pois há que se manter um rating específico por 100 ou 150 partidas. Caiu o rating abaixo do mínimo, zera tudo e a jornada recomeça...No ICC há também rating oficial da USCF.Ótimo artigo!!

  • Carlos A.B. Calleros

    Boa noite Mestre Rafael Leitão. Inicialmente meus parabéns pelo seu trabalho online com os curso e palestras. Sobre o tema de partidas de xadrez online, penso que o xadrez online deva ser o mais próximo possível ao xadrez ao vivo (presencial). Um dos comentários que mais faço e a impossibilidade de cometer um lance ilegal! O sistema online de hoje não me permite perder por dois lances ilegais. Não é o mesmo xadrez! Espero que isto no futuro evolua neste sentido, que aproximaria ainda mais o online do ao vivo. Outro comentário seria a regulamentação utilizada nos sites. Explico: um amigo meu me comentou. Em uma partida acabou ficando as Negras com Rei e Bispo de casa preta x e as Brancas com Rei e peão. Caiu a seta do Branco. Em um servidor deram ganho para as Negras e no outro deram empate. Abraço e sucesso em seus trabalhos.

Deixe seu comentário