Fabiano Caruana é o Novo Rei de Dortmund

O GM ítalo-americano Fabiano Caruana foi o grande campeão, aliás, bicampeão (2014-2015), do tradicional torneio de Dortmund.

Caruana, na última rodada, terminou sua participação vencendo de negras o GM romeno (que havia começado muito bem, mas desacelerou na reta final) Livu-Dieter Nisipeanu. Na penúltima rodada ele venceu a chinesa Hou Yifan (veja a análise aqui).

Caruana terminou com 5,5 em 7,0 pontos possíveis, mais 11 pontos de rating e uma performance bem invejável de 2939(!). Sem dúvidas, uma boa recuperação depois da participação um tanto quanto decepcionante no Norway Chess – embora não tão decepcionante quanto à do Campeão Mundial Magnus Carlsen (veja mais aqui).

Não existem dúvidas de que Caruana será um dos prováveis candidatos ao trono de Carlsen. Contudo, vale pensar até que ponto Caruana, 22 anos, ainda pode evoluir – o que é diferente de amadurecer, pois isso, inexoravelmente, Carlsen, 25 anos, também irá.

Decepção, inclusive, deve ser a sensação que está sentindo o GM Vladmir Kramnik depois do desempenho em seu tão amado torneio de Dortmund (Kramnik é o recordista de títulos em Dortmund. Veja mais aqui). A derrota na última rodada para o GM Wesley So (que inclusive terminou na segunda colocação), de negras, numa Berlinesa, apenas reafirma o gosto amargo com que Kramnik sai desta edição em Dortmund e reforça nossa campanha #SaiDaBerlinesaKramnik.

(Sim: evidentemente a cara de Kramnik diz tudo)

 

A tabela final:

Vida longa ao novo rei de Dortmund!

 

Resultados: Dortmund.

Fotos: ChessBase e Facebook

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 07.07.2015.

No comments

Deixe seu comentário