A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) suspendeu o Torneio de Candidatos 2020 por tempo indeterminado. Em comunicado no site oficial, o presidente Arkady Dvorkovich, explicou a decisão:
Posição Oficial
O governo da Federação Russa anunciou que, a partir de 27 de março de 2020, a Rússia interrompe o tráfego aéreo com outros países sem indicar prazos.
A FIDE não pode continuar o torneio sem garantias para o retorno seguro e em tempo hábil dos jogadores e oficiais. Nesta situação e com base na cláusula 1.5. Regras do Torneio de Candidatos, o Presidente da FIDE decidiu interromper o torneio.
O torneio continuará mais tarde, com as datas exatas a serem anunciadas assim que a situação global relacionada à pandemia do COVID-19 permitir. Como foi estipulado pelas regras especiais acordadas com os jogadores antes do início do evento, os resultados das 7 rodadas disputadas permanecem válidos, e o torneio será retomado na mesma composição a partir dos jogos da 8ª rodada.
A FIDE agradece aos jogadores, oficiais, voluntários e toda a equipe de organizadores, incluindo a Federação de Xadrez da Rússia e o principal parceiro do torneio – SIMA-Land.
Atenciosamente,
Arkady Dvorkovich,
Presidente da FIDE
Arkady Dvorkovich dá as cartas na FIDE
Questionamentos
O Chess.com entrevistou o presidente da FIDE logo após a decisão. Confira alguns questionamentos relevantes:
Chess.com: Não teria sido melhor adiar o torneio antes do início?
Arkady Dvorkovich: “Acho que foi a decisão certa. Tomamos a decisão de começar desde o início, pois conseguimos manter os riscos sob controle. As sete primeiras rodadas ocorreram sem problemas. Adiar também é uma decisão responsável”.
Chess.com: O que você pode dizer da cerimônia de abertura, onde mais de mil pessoas compareceram quando isso seria impensável em outros países?
Arkady Dvorkovich: “Não foi organizada pela FIDE. Perguntamos aos parceiros se eles tinham um acordo com as autoridades locais, e as autoridades locais permitiram. Todas as pessoas presentes lá e também no dia seguinte, na primeira rodada, passaram por procedimentos de controle padrão; por exemplo, a medição de temperatura”.
O Torneio
Em relação à disputa em si, o francês Maxime Vachier-Lagrave conquistou uma vitória importante na sétima rodada contra Ian Nepomniachtchi e assumiu a liderança ao lado do enxadrista russo.
Classificação após 7 rodadas
1- Vachier-Lagrave 4,5
2- Nepomniachtchi 4,5
3- Caruana 3,5
4- Giri 3,5
5- Wang Hao 3,5
6- Grischuk 3,5
7- Ding Liren 2,5
8- Alekseenko 2,5
O líder do torneio, Maxime Vachier-Lagrave, colocou suas impressões sobre o ocorrido.
“Eu estava ciente da situação desde o início. Do ponto de vista da FIDE, é compreensível que eles quisessem realizar o torneio. Parecia muito possível que o torneio terminasse, mas depois de hoje realmente não era mais possível. Teimour Radjabov estava correto, mas com as circunstâncias e sem um grande surto ainda na Rússia, o torneio poderia ser terminado. Muitas medidas foram tomadas pela FIDE. Acho difícil colocar toda a culpa na federação”.
Já Wang Hao se mostrou contra o torneio desde o início e mais uma vez não poupou críticas a FIDE:
“É uma piada. Desde o início, o torneio não deveria ter sido realizado. Isso é uma grande bagunça. Eles poderiam saber que isso poderia causar muitos problemas diferentes. É que eles não podem controlar tudo. Havia muitas razões para adiar”.
Como você avalia a atuação da FIDE até agora? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
Acho que a decisão da Fide foi correta em todos o sentidos.
Decisão correta, porém a impressão que fica é que só foi tomada agora, somente para beneficiar os russos, no caso o Nepo! Pelo menos é oq ficou parecendo!
tb acho. tem que jogar. ja jogaram metade e depois terminam. alguem se contaminou?