Fier é Campeão do Regional Sul Brasileiro 2015

No último final de semana, de 10 a 12 de julho, em Curitiba, aconteceu o Regional Sul Brasileiro de Xadrez – valendo uma vaga para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto. E o campeão foi ninguém mais, ninguém menos, que o destemido GM Alexandr Fier (2628). E com uma atuação irrepreensível!

Fier obteve 100% de aproveitamento (6,0 pontos em 6,0 possíveis – performance de 2975!) e não só “levou o caneco”, e a vaga para a final, como somou mais 7.9 pontos de rating e deve ocupar o posto de número 1 do Brasil do nosso GM Rafael Leitão (2632) – atual campeão brasileiro.

Portanto, essa disputa que vem acontecendo já há algum tempo entre os GMs, e amigos, Fier e Leitão, pelo posto de número um do Brasil, agora terá um “gostinho a mais”: caso o Fier decida voar de Tbilisi para o Brasil durante a Final do Campeonato Brasileiro, o embate entre os dois será inevitável. Vale lembrar que, ao contrário do que foi veiculado em alguns sites, o torneio não deu vaga direta para a Final do Campeonato Brasileiro – o que, naturalmente, não impedirá Fier de participar, caso possa, afinal ele certamente será um dos convidados.

O segundo lugar ficou com o MF Armen Proudian (5,0 pontos), seguido dos MFs Ernani Choma, Francisco Matsuura, Álvaro Aranha – todos também com 5,0 pontos.

Pelo visto, são os ares brasileiros que estão fazendo muito bem para o GM Fier, pois esse também teve um excelente desempenho nos Jogos Regionais de São Paulo, no qual ajudou a equipe da cidade de São José dos Campos a sair vitoriosa da sua região. Para termos uma ideia, veja aqui uma das partidas de Fier jogada nos “Jogos Regionais”, em que a vítima foi o MI argentino, agora radicado no Brasil, Raul Claverie. Provavelmente o hermano não conhecia muito bem a fama de jogador de ataque do Fier – do contrário teria pensado duas vezes antes de rocar no meio do fogo cruzado (e três, antes de sentar frente ao tabuleiro…).

 

Resultados: Regional Sul Brasileiro de Xadrez.

Fotos: Facebook.

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão em 15.07.2015.

No comments

Deixe seu comentário