O Final da Maratona Brasileira na Terra do Tio Sam

O Word Open 2015, em Arlington, EUA, que terminou no domingo passado, dia 5, teve a vitória do GM norte-americano Alex Lenderman (2623) com 7,0 pontos em nove possíveis – e o nada impossível prêmio de U$ 5.462,50 (o torneio todo distribuiu cerca de 200 mil dólares).

Dos brasileiros que estavam na maratona norte-americana, o GM Krikor Mekhitarian, se recuperando do torneio anterior, o DC International 2015, desta vez ficou em 14º lugar, com 6,5 pontos – e além de alguns pontinhos de rating, também levou $137,50 para gastar no free shop.

O GM Felipe EL Debs, que terminou na 16º colocação, também finalizou com 6,5 pontos e $137.50 – mas que, devido à natureza do GM, provavelmente não foram gastos no free shop (e nem em nenhum outro lugar). Brincadeiras à parte, sobre o torneio em si, El Debs deu a seguinte declaração (exclusiva!) para a Academia:

“É impressionante como, mesmo com categoria de base deles, você tenha que levar o próprio jogo de peças, relógio e até tabuleiro!, para jogar.  Mesmo assim, prêmios muitos bons e com muita gente jogando – e muita gente BOA (vide o quanto eu e o Krikor sofremos com os 2200 e 2300 da vida. Quanto a mim, penduradas grosseiras atrapalharam bem o resultado”.

E sobre o extra-tabuleiro:

“O tal nacionalismo exacerbado norte-americano ainda anda em alta: no 4 de Julho, Aniversário de Independência dos Estados Unidos, penúltimo dia do torneio, antes da rodada, o árbitro cantou à capela o hino norte-americano – com direito a mão direita no coração e até algumas lágrimas (nos olhos dele e de outros jogadores nativos). Impressionante – principalmente porque ele até não cantava tão mal”.

Por fim, o MF Renato Quintiliano, embora não tenha levado nenhuma premiação, terminando com 5,5 pontos, fez um grande torneio – com destaque para o empate com o GM Luke McShane (2685), número 1 do torneio.

Os três mosqueteiros já devem estar em solo brasileiro – Felipe e Krikor disputarão o tradicional Jogos Regionais de São Paulo, enquanto Quintiliano deve ir para Curitiba, para a disputa do Regional Sul Brasileiro 2015.

 

Resultados: Word Open 2015

Fotos: Facebook

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 09.07.2015.

No comments

Deixe seu comentário