5 Finais de Xadrez que Você Precisa Conhecer

    Os finais no xadrez têm características que os distinguem das outras etapas de uma partida. Também por isso exigem treinamentos específicos para serem conduzidos corretamente. Ainda assim, não é raro que enxadristas priorizem os estudos de aberturas e meio-jogo, deixando os finais em segundo plano.

    A falta de habilidade no final pode fazer com que vitórias praticamente certas se transformem em empates frustrantes, ou até mesmo derrotas inesperadas. Além disso, é preciso saber empatar os finais teóricos quando estivermos em desvantagem.

    Veja a seguir 5 finais de xadrez que você precisa conhecer para melhorar seu jogo!

     

    Final básico de rei e peões

    O final de reis e peões deve ser o primeiro a ser estudado nos seus treinamentos. Sua teoria é importante para todos os outros tipos de finais e além disso você irá melhorar seu cálculo, já que os finais de rei e peões são “matemáticos” e precisam ser calculados até o final.

    Além disso, é fundamental o conhecimento dos conceitos principais, como oposição, oposição à distância e “zugzwang”. A posição teórica mais importante deve ser estudada exaustivamente para que a execução durante as partidas seja impecável.

    Vejamos a posição mais básica:


    Finais de Rei x Peões

     

    Mate de bispo e cavalo

    Mesmo enxadristas experientes podem ter dificuldade para dar mate de bispo e cavalo contra rei. Por ser pouco frequente, sobretudo em grandes torneios, este tipo de final acaba sendo menos estudado do que deveria.

    Para não acabar cedendo um empate que terá gosto de derrota nessa situação, o enxadrista deve conhecer a posição teórica básica, o que possibilitará aplicar o xeque-mate dentro do limite de 50 lances.

    Basta conhecer a seguinte posição crítica:

     

    Bispo e peão de cor “fria”

    Existem posições no xadrez nas quais não é possível vencer, mesmo com uma grande vantagem material. São as chamadas posições de “fortaleza” e devem ser estudadas para que o enxadrista seja capaz de identificá-las e agir corretamente nas partidas. Uma das mais importantes é a de bispo e peão de cor “fria”.

    Quer aprimorar seus estudos sobre finais no xadrez? Garanta seu combo promocional de aulas!

    finais xadrez aula

     

    Final de Lucena

    Batizada em homenagem ao enxadrista espanhol Luis Ramírez de Lucena, autor do mais antigo livro publicado sobre xadrez (Repetição de Amores e a Arte do Xadrez, de 1497), esta importante posição teórica demonstra a técnica para ganhar com um peão a mais em um final de torres. Finais de torres são os mais comuns em uma partida de xadrez, portanto é imprescindível dominar este final.

    Final de Phillidor

    François-André Danican Phillidor foi um compositor e notável enxadrista francês, autor da célebre frase “os peões são a alma do xadrez”.

    Philidor desenvolveu, em 1777, um estudo de finais de torres de grande importância que leva seu nome e se caracteriza pelo papel crucial da torre na contenção das ações do rei adversário, sendo bastante útil em casos em que é necessário defender com um peão a menos.


    Dominar os finais teóricos é uma habilidade obrigatória para qualquer enxadrista que deseja obter bons resultados no esporte. Por isso, estude com dedicação posições de final e busque sempre formas de melhorar suas técnicas de finais no xadrez. Seus resultados mostrarão que este é um esforço que vale muito a pena!

    E você, já conhecia algum dos finais da lista? Tem alguma dúvida ou dica que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário e participe da discussão!

     

    Links relacionados:

    [Curso Online Finais Teóricos]

    12 Respostas a “5 Finais de Xadrez que Você Precisa Conhecer”

    • Carlos americano

      Parabéns, mais uma vez, pelos teus comentários, gostaria de ver alguma coisa de final rei dama x rei torre. como um GM mostraria uma solução.

      • Rafael Leitão

        Obrigado! Primeiro vou jogar um pouco com o computador para ver se realmente consigo ganhar esse final dele :).

    • José Fernandes Silva

      Vocês indicam algum livro de finais para estudo?

      • XadrezKaiser

        Olá Jose! Eu tenho um para lhe indicar:
        Segredo dos Finais de Peão de Karsten Muller e Frank Lamprecht.
        É um ótimo livro especializado nesse tipo de finais.

      • Luanaya

        José eu gostei muito do livro de finais do yasser seirawan, recomendo

    • Thales Reis

      Rafael Leitão, sempre Grande Mestre em didática e compromisso com o Xadrez. Muito obrigado pelo conteudo publicado, vai ajudar bastante no meu jogo!

      • Rafael Leitão

        Obrigado pelas palavras, Thales! Teremos cada vez mais artigos técnicos em breve. Espero que goste!

    • Leonel Dehon

      Rei Torre e cavalo x Rei e Torre é possível dar mate ?

    • Marcelo Cunha Guimaraes

      Excelente Rafael, já conhecia esse finais, e é sempre muito bom revê-los, principalmente o de rei, bispo e cavalo contra rei solitário que é possível se complicar e não acertar as manobras essenciais no tempo certo.
      O estudo contumaz dos finais é uma excelente forma de aprimorar o cálculo de variantes.

    • Gustavo Aguiar Rocha da Silva

      Vídeo muito interessante e exposição (acima) sobre finais melhor ainda! Agradeço e peço-lhe o nome da página que você indicou em outra palestra para aquisição de livros. Muito obrigado.

    • Claudio Lima

      Oi rafael, sou um apaixonado pelo xadrez, jogo desde so 14 anos com incentivo do meu pai, cheguei a participar na época de um grupo do Colégio Pedro II, mas rolou pressão para os estudos e acabei fazendo medicina e deixando os estudos de xadrez um pouco de lado. Retornando aos estudos e tenho que agradecer pelo conteúdo dos seus vídeos. Grande abraço e parabéns.
      Gosto muito e sempre treinei final cavalo e bispo e rei x rei. Teoria do triângulos, quando se entende, é sensacional

    • Claudio Lima

      Rafael me indique um livro para me atualizar sobre aberturas

    Deixe seu comentário