GM Leitão Vence Circuito Maranhense – Etapa Santa Inês

GM Leitão Vence Circuito Maranhense – Etapa Santa Inês

 

Decidir um torneio de xadrez contra o próprio irmão é uma sensação para poucos. Com certeza, os pais dos atletas ficam satisfeitos em ver os filhos no lugar mais alto do pódio. Sobre a partida em si, geralmente, acontecem aqueles empates rápidos para que os dois alcancem juntos a glória. Essa situação inusitada aconteceu na Etapa Santa Inês do Circuito Maranhense de Xadrez.

 

O Torneio

Na última rodada, o GM Rafael Leitão tinha 100% de aproveitamento em quatro rodadas, enquanto seu irmão, o MN Nicolau Leitão tinha meio a ponto a menos. Ambos se enfrentaram na mesa 1 para decidir o título da competição. De brancas, Rafael conquistou a vitória e o título. Já Nicolau terminou em terceiro.

A etapa de Santa Inês foi a sétima do Circuito Maranhense de Xadrez 2017. O evento tem o objetivo de apontar dois enxadristas para a final do Campeonato Maranhense Absoluto 2017, além de incentivar a participação dos enxadristas maranhenses e de outras localidades em torneios de alto nível, bem como contribuir de forma significativa na reestruturação do xadrez estadual.

 

Confira o top 10 da competição

1GMLeitao Rafael2620São Luís/MA5,0
2De Melo Wladimir Ferreira1833Imperatriz/MA4,0
3NMLeitao Nicolau2122São Luís/MA3,5
4CMBorges Wagner Da Silva2146São Luís/MA3,5
5NMGuimaraes Marcelo Cunha2177Imperatriz/MA3,0
6Abreu Nilton Silva1989Imperatriz/MA3,0
7Lima Fo Jose Pacifico1867Teresina/PI3,0
8Oliveira Francinato Menezes D2027Imperatriz/MA3,0
9Lopes Pereira Eder1764Imperatriz/MA2,5
10Luz Edmundo Reis2070Itapecuru-Mirim/MA2,5

 

Irmãos no xadrez

No cenário nacional temos outros casos de enxadristas fortes que também são irmãos. Como é o caso da família Matsuura, na qual temos o Grande Mestre Everaldo e o MF Frederico. Quando se enfrentam, os irmãos tendem a não medir forças e optam por um empate rápido. Além deles, ainda temos outro irmão com bom nível, o inativo Horacio já chegou aos 2244 de rating Fide.

Outra família com irmãos fortes são os Chemin. Nesse caso temos os MF´s Vitório, vice-campeão brasileiro em duas ocasiões, e Justo Chemin. Também vale destacar os irmãos Terao. A MF Juliana é a número um do país entre as mulheres e Rodrigo é um MF forte, já tendo passado a barreira dos 2400.

 

Irmãos Chemin e Matsuura no Clube de Xadrez de Curitiba: MF Adwilhans Souza, MF Justo e MF Vitório Chemin, MF Fred Matsuura, MF Bolívar, GM Everaldo Matssura, MI Disconzi e GM Fier ao fundo.

 

Já a nível internacional, quando o assunto é irmãos, não tem como deixar de mencionar o sucesso da família Polgar. Susan é GM e foi campeã mundial feminino entre 1996 e 1999. Sofia é nada a menos do que uma forte MI (2450). Achou pouco? Judit é a melhor jogadora da história do xadrez feminino e alcançou o top 10 também entre os homens. Realmente, a história das irmãs Polgar é impressionante.

Família Polgar

 

E você, como seria uma decisão de torneio entre você e seu irmão ou irmã? Dê asas para a imaginação e deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

No comments

Deixe seu comentário