Saiba O Que Aconteceu No Campeonato Brasileiro Amador 2017

Campeonato Brasileiro Amador 2017

Jamais duvide das possibilidades de um homem de chapéu

 

Se tem um torneio onde todos os participantes vão esperançosos rumo ao título é o Campeonato Brasileiro Amador. A ausência dos mestres dá a impressão de que “todo mundo pode vencer todo mundo” e isso torna a competitividade ainda mais animada.

Neste ano o Brasileiro Amador foi realizado entre os dias 12 a 15 de outubro, no Hotel Dan Inn Planalto, em São Paulo. O evento foi composto por quatro torneios: Under 2200, Under 2000, Under 1800 e Under 1600, com a participação de 244 enxadristas e premiação total de R$12 mil.

 

Resultados

Um dos destaques da competição vai para o aluno da Academia Rafael Leitão, Leandro Aparecido dos Reis, campeão do Under 2000. Leandro (Rating FIDE: 1995), fez seis pontos em sete possíveis e, com uma performance de 2242, levou mais 38 pontos de rating para casa. Além disso, o enxadrista conquistou o título de Mestre Nacional e uma vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto. Daniel Yoshito e Constantino Pritsopoulos completaram o pódio.

Sobre o título de Mestre Nacional, o campeão e o vice de todas categorias foram contemplados com essa titulação. Voltando aos resultados, na categoria principal (Under 2200), a vitória ficou com o CM Vitor Frois Amorim, seguido por Matheus Mazim de Souza e Andre Yoshioka. No Under 1800, vitória de Bruno Fernandes Mangini, com Adilson de Almeida em segundo e João Batista Dias em terceiro. E no Under 1600, o título ficou com Kaito Hayashi, seguido por Johnny Nascimento Silva e Fabricio Carvalho Silva.

 

Organização: Mauro Amaral e André Salama

 

Histórico

O Campeonato Brasileiro Amador é uma competição tradicional no calendário do xadrez nacional. A cada ano novas categorias são criadas e a novidade de 2016 para 2017 foi a criação do Under 1600. No ano passado, o título da categoria principal ficou com Nicolau Leitão. Nota da redação: “Essa família quer dominar o mundo! ”.

 

Campeões recentes do Campeonato Brasileiro Amador – categoria U-2200

2017 – Vitor Frois Amorim

2016 – Nicolau Leitão

2015 – Leonardo de Miranda Rodrigues

2014 – Francisco de Assis Medeiros Jr.

2013 – Vitor Roberto Castro Carneiro (atualmente com 2432 de rating!)

2012 – Aquiles Machado de Oliveira

2011 – José Antônio Neri

2010 – Daniel Landshoff Farah

2009 – Geanfrancesco Pereira

2008 – Euclides Roberto Ferreira (in memoriam)

 

Feminino 

A integrante da Equipe Olímpica, Thauane Medeiros, disputou a competição

 

A Redação da Academia Rafael Leitão tem por filosofia dar um destaque especial ao xadrez feminino, afinal, não conseguimos viver sem elas! Sendo assim, conheça as três primeiras colocadas de cada categoria na edição de 2017 do Brasileiro Amador.

Isabelle Tamarozi foi o destaque feminino na categoria principal, com quatro pontos e a 11ª colocação geral. A WMF japonesa, Karen Hoshino, e Pamela Artemis Guimarães terminaram logo atrás, com 3,5 pontos.

Já no sub 2000, Thauane Ferreira Medeiros terminou na 13ª colocação com 4,5 pontos. Virginia Reis Lagrange fez 2,5 e Beatriz Primo e Silva fez 1,5, num total de sete rodadas.

No sub 1800, Meilin Hoshino (Japão), foi a melhor colocada com 4,5 pontos e a 19ª colocação. Mariana Kikuchi Cadilhac Sawa fez 3,5, mesmo número de Rafaela Farias de Oliveira. Por fim, no under 1600, Andreia Dias Nunes fez 5,5 e terminou na 6ª colocação geral. Leticia Miho Sato alcançou os 4,5 e Isis Carvalho fez 4 pontos.

 

Alunos Da Academia Rafael Leitão No Torneio

O Campeonato Brasileiro Amador é uma grande festa do xadrez nacional. A Academia Rafael Leitão parabeniza todos os alunos que participaram da competição e mostraram a força do nosso método de treinamento. Além do Leandro, campeão do sub-2200, tivemos representantes com atuação destacada em todas as categorias, como o Marcos Correia Santos que ganhou 49 pontos de rating no U-1800! Esperamos que o sucesso se repita no ano que vem.

 

Seja um assinante da Academia e melhore seus resultados nos torneios de xadrez!

 

Gostou deste artigo? Então compartilhe nas redes sociais!

Fotos: Site Oficial

2 Respostas a “Saiba O Que Aconteceu No Campeonato Brasileiro Amador 2017”

  • Reynaldo Carvalho

    Quer dizer que o vice da Under 1600 agora é mestre nacional? Nada contra a pessoa, mas estão banalizando demais a titulação e os ratings.

  • Jhonny Silva

    Ire me esforçar Reynaldo.

Deixe seu comentário