O Grand Prix da FIDE tem relevância no cenário enxadrístico porque classifica dois jogadores para o Torneio de Candidatos 2020, o qual definirá o novo desafiante de Magnus Carlsen pelo título mundial.
Campeão da segunda etapa, Shakhriyar Mamedyarov lidera a competição
Como Funciona
A competição é disputada em quatro etapas realizadas em formato eliminatório. Existe um revezamento entre os 22 participantes, pois as etapas são limitadas a 16 jogadores. Deste modo, todos os jogadores disputarão três das quatro etapas.
A classificação final é definida pelo seguinte sistema de pontuação:
Campeão – 8 pontos
Vice-campeão – 5 pontos
Semifinalistas – 3 pontos
Quartas de Final – 1 ponto
Se o jogador passar de fase nas partidas clássicas, sem precisar dos desempates, ele fatura mais um ponto de bonificação. Ou seja, a pontuação máxima por etapa é de 12 pontos, 8 do título e 4 de bonificação pelas quatro fases vencidas nas partidas em ritmo convencional.
Premiação
Cada um dos quatro torneios tem uma premiação total de 130 mil euros, algo próximo a R$ 550 mil. O campeão de uma etapa leva para casa 24 mil euros. O vice-campeão fica com 14 mil euros. Além disso, existe uma premiação geral do Grand Prix no valor de 280 mil euros.
Quem Joga
Os enxadristas foram classificados por rating. A ideia é oportunizar a todos os jogadores do top 25 do mundo uma chance de classificação para o Torneio de Candidatos. Destaque para a participação do ex-campeão mundial, Veselin Topalov.
Situação de Momento
Até a última semana de julho, duas etapas Grand Prix foram realizadas. No mês de maio, o russo Ian Nepomniachtchi conquistou o título da etapa de Moscou. Nepo derrotou o compatriota Alexander Grischuk na final por 2.5 x 1.5. As duas partidas em ritmo clássico terminaram em empate e o campeão foi definido nas partidas rápidas. Na campanha do título, Nepo também superou Levon Aronian, Wei Yi e Radoslaw Wojtaszek.
Ian Nepomniachtchi conquistou o título da primeira etapa
Já em julho, Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) ficou o título da etapa de Riga, na Letônia. A final, contra o francês Maxime Vachier-Lagrave, foi acirrada e decidida apenas no Armageddon. Mamedyarov também eliminou Wesley So, Jan-Krzysztof Duda e Daniil Dubov.
Classificação do Grand Prix após as Etapas de Moscou e Riga
O 22º jogador será nomeado pela Federação de Israel e participará apenas da última etapa
Próximas Etapas
A terceira etapa será realizada em Hamburgo, Alemanha, entre os dias 4 e 18 de novembro. Já a quarta e última etapa acontece em Tel Aviv, Israel, entre 10 e 24 de dezembro.
Quais serão os dois enxadristas classificados para o Torneio de Candidatos 2020 pelo Grand Prix? Deixe seu palpite nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
*Artigo escrito pelo MF William Cruz
Imagens: Site Oficial
Difícil para o Aronian, hein mestre?!