Grandes livros de Xadrez: O Teste do Tempo

São muitas as técnicas envolvidas no processo de aprendizagem do xadrez. Certamente a prática figura como uma das principais atividades necessárias para que você se aprimore enquanto enxadrista. Assistir a partidas de outros jogadores, discutir o assunto, ler sobre estratégias, conhecer as partidas famosas: tudo isso faz parte do universo daqueles que se interessam por esse esporte. Porém, talvez tão importante quanto treinar e pensar sobre o assunto seja conhecer aquilo que os grandes jogadores de xadrez tem para nos dizer.

Neste post você conhecerá um pouco mais sobre a experiência de Garry Kasparov, Grande Mestre de Xadrez e autor da obra O Teste do Tempo, na qual analisa e comenta suas principais partidas na caminhada até desafiar o então campeão mundial Anatoly Karpov. E então, pronto para aprender com este grande enxadrista?

 

O autor: Garry Kasparov

Nascido na União Soviética em 1963, Garry Kasparov é considerado por muitos especialistas como o maior enxadrista de todos os tempos. Em 1985, com apenas 22 anos, Kasparov se consagrou como Campeão Mundial de Xadrez ao vencer o match contra Anatoly Karpov.

A vida desse atleta, porém, não se limitou ao xadrez. Além de ser escritor, Kasparov tem uma intensa vida política, sendo conhecido como uma das principais oposições ao governo de Vladmir Putin na Rússia. Sua oposição foi além da militância: Kasparov chegou a se candidatar ao posto de Presidente da Rússia nas eleições de 2008, tendo desistido, porém, antes do fim do processo.

Garry Kasparov está aposentado de suas atividades com o xadrez desde 2005, mas mantém-se ativo em sua vida política: ele é presidente da Fundação de Direitos Humanos.

 

A obra: O Teste do Tempo

O Teste do Tempo é um entre vários livros que Garry Kasparov já lançou a respeito da prática do xadrez e de sua carreira enquanto enxadrista. Focado nas partidas mais importantes feitas por esse jogador, essa obra analisa partidas disputadas por Kasparov, selecionadas entre 1978 e 1984.

O que diferencia a obra entre outros livros de xadrez é o fato de que ela compreende o crescimento de seu autor não só enquanto jogador, mas também enquanto um jovem que se transforma em adulto. Em 1978 Kasparov tinha apenas 15 anos, mas já se iniciava no mundo do xadrez internacional. Já em 1984, o enxadrista, agora com 21, colecionava importantes vitórias em torneios e já era o número 1 do ranking, mas ainda não havia se sagrado Campeão Mundial de Xadrez (fato que ocorreu no ano seguinte, quando Kasparov completava 22 anos).

 

planos de assinatura

 

O que Kasparov pode ensinar em seu livro

O livro escrito por Garry Kasparov tem uma especificidade que pode ser muito útil para aqueles que estão dando seus primeiros passos no universo do xadrez ou, ainda, para aqueles que dispostos a aprender com a experiência alheia. As partidas são comentadas logo após sua realização, garantido ao livro o frescor e as impressões do ponto de vista do autor sem a interferência do passar dos anos. Isso só foi possível porque Kasparov fazia anotações a respeito de seu desempenho e do desempenho de seu oponente logo após o embate.

Segundo o autor, o nome de seu livro, O Teste do Tempo, tem origem no fato de que ele almeja colocar seus pensamentos, impressões e técnicas aplicadas nas partidas ali descritas à prova do tempo. Ou seja: Kasparov quer saber se seus comentários a respeito do xadrez sobrevivem às gerações seguintes ou serão contestados pelos novos enxadristas. O título não poderia ser mais apropriado aos dias de hoje, já que as análises foram feitas sem computadores. Uma das formas mais interessantes de estudar o livro, portanto, é submeter o jogo e às análises ao escrutínio das “engines” de análise e verificar se as partidas, de fato, sobreviveram ao “teste do tempo”.

 

E então, ficou interessado em conhecer os comentários de Kasparov sobre o início de sua carreira? Confira também nosso post sobre os melhores livros de xadrez e descubra como a experiência dos grandes mestres pode te ajudar a aprimorar suas habilidades no xadrez!

 

Conheça nosso canal no Youtube!

No comments

Deixe seu comentário