No dicionário, imbatível tem uma definição simples: aquele que não pode ser derrotado, vencido. Invicto há 112 partidas clássicas, Magnus Carlsen é imbatível? Nunca na história, um enxadrista ficou tantos jogos sem perder. O campeão mundial perdeu pela última vez no dia 31 de julho de 2018, para o azerbaijano Shakhriyar Mamedyarov, no Torneio de Biel, Suíça. Desde então, Carlsen venceu 36 jogos e empatou 76.
Magnus não tem rival à altura? Imagem: Alina I’Ami – Tata Steel
Recorde Mundial
Após superar o recorde mundial de invencibilidade, Carlsen admitiu estar “muito orgulhoso dessa marca afinal, 109 das 111 partidas foram contra rivais muito fortes”, afirmou o campeão após o empate contra o holandês Jorden van Foreest, pela quarta rodada do tradicional Torneio de Wijk aan Zee.
O recorde pertencia ao Grande Mestre Sergei Tiviakov, com 110 partidas entre 2004 e 2005, embora seu desempenho não tenha o mesmo prestígio por conta da inferioridade dos oponentes. Quando se fala de invencibilidade, não há como não mencionar Mikhail Tal. Na década 1970, o ex-campeão mundial ficou 95 jogos sem perder, com 46 vitórias e 49 empates. Nos últimos anos, o chinês Ding Liren foi ainda melhor e manteve-se invicto durante 100 partidas.
Outras Lendas do Esporte
Para dimensionar o feito de Carlsen, observe os recordes de outros esportes. No tênis, por exemplo, o argentino Guillermo Vilas manteve-se invicto durante 46 partidas em 1977. Talvez o recorde mais espetacular seja o do espanhol Rafael Nadal, 81 jogos invictos no saibro entre 2005 e 2007.
Na natação, por exemplo, em 2019, a americana Katie Ledecky perdeu uma invencibilidade de sete anos nos 400 metros nado livre. A nadadora ganhou 76 provas em sequência e possui os sete melhores tempos da prova. No boxe, Rocco Francis Marchegiano, o popular Rocky Marciano, que inspirou os filmes do Rocky Balboa, foi campeão mundial dos pesos pesados e se aposentou invicto, 49 vitórias em 49 lutas, 43 nocautes. Existem outros lutadores com marcas parecidas, como Floyd Mayweather Jr, que se aposentou com 50 vitórias.
Rocky Marciano lutou entre 1947 e 1955
No futebol, para falar de um esporte coletivo, a maior invencibilidade (segundo a UEFA) é do Celtic, da Escócia, com 62 jogos sem perder entre 1915 e 1917. No entanto, alguns links mostram que o ASEC Abidjan, da Costa do Marfim, ficou 108 jogos sem derrota entre 1989 e 1994. O Steaua Bucareste (Romênia) é outro clube a passar dos 100 jogos de invencibilidade, com 106 partidas entre 1986 e 1989. Tendo em vistas esses dados, guardada as devidas proporções e as características de cada modalidade, é possível que Magnus Carlsen tenha a maior invencibilidade na história dos esportes, ou ao menos uma das maiores.
O Maior Recorde a Ser Superado por Carlsen
Os feitos de Magnus Carlsen são extraordinários e talvez o coloquem em uma posição de destaque na história dos esportes. Sendo assim, o que falta para o norueguês ser o maior enxadrista de todos os tempos? Carlsen ainda precisa superar uma única marca, de um tal “Ogro de Baku” que dominou o xadrez mundial durante duas décadas. Carlsen pode completar seus primeiros dez anos no topo em julho de 2021, já que lidera a lista da FIDE, sem interrupção, desde julho de 2011. Depois disso, ainda faltarão outros dez anos pela frente. Qual será o seu limite? Carlsen completa 30 anos em 2020.
Carlsen e Kasparov
Carlsen vai igualar o feito de Garry Kasparov e permanecer vinte anos como o melhor enxadrista do mundo? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
- Vachier-Lagrave Desabafa Sobre Torneio de Candidatos: “Triste de Não Estar Lá”
- Magnus Carlsen Conquista a Tríplice Coroa do Xadrez
- Retrospectiva 2019: Relembre os Principais Acontecimentos do Xadrez no Ano!
- Conheça os Classificados Para O Torneio de Candidatos 2020
- Brasil Termina em Terceiro no Sul-Americano de Menores
Faltou citar o judoca Tedy Rinner. Ele está 152 lutas sem perder e contando!!
Esse eu realmente não conhecia!
Rinner perdeu pra o japonês Kokoro Kageura depois de 154 invicto.
Jogue igual Mikhail Tal e passe pelo menos metade do tempo que ele passou sem perder, daí eu digo que é o bom mesmo.
Grande feito, sem dúvida. Mas só prova que é o melhor da atualidade.
Guardadas as proporções jamais nomes como Anderssen, Morphy serão superados.
Na atualidade não tem um Efim Geller pra derrotar os campeões.
Gosto mais do recorde de Tal que possui proporcionalnente bem mais vitórias
Sua opinião é baseada em nostalgia e tradição, o xadrez romântico apesar de mais divertido, não consegue alcançar os resultados do moderno ,Morphy foi grande em seu tempo mas não venceria alguem como Magnus hoje em dia, Mas concordo com a parte do Tal, jogar o estilo dele e se manter no topo é um feito admirável
Boa reportagem GM Rafael Realmente MC eh um enxadrista excepcional e como ele que está ainda um pouco longe de eclipsar Kasparov, quem sabe o prodígio iraniano Fijouza pode começar a incômoda-ló nos próximos anos Grande abraço GM
Carlsen já é lenda. No entanto, penso que as ferramentas que ele dispõe lhe fazem mais completo que seus anteriores. Não há muito como comparar. É como se fossem românticos contra um ultra moderno, guardando várias proporções.
Belíssimo artigo
Jan/84 até Dez/93: Kasparov
Jan/95 até Mar/2006: Kasparov
Teve duas interrupções neste período na liderança.
Vale a pena mencionar o período de Capablanca também, Ele ficou oito anos sem perder uma partida, de 1916 a 1924, disputando torneios contra os melhores de sua época. Foram 40 vitórias em 63 partidas, um recorde de combatividade, melhor que as performances de Tal e Carlsen. Se considerarmos que havia menos torneios e partidas nessa época do que nos dias atuais, o feito dele é digno de pleno reconhecimento,
É bom comentar que Kasparov não chegou a ficar vinte anos ininterruptos como líder do xadrez mundial. Ele foi ofuscado por Anand, que o superou nas listas instantâneas de rating, se não me engano, em 1991. Creio que Ivanchuk chegou a superá-lo também por alguns poucos meses, sem falar de Kramnik.
Se considerarmos apenas as listas oficiais de rating da FIDE, Kramnik superou Kasparov em 1996, ficando no topo de janeiro a junho.
Improvável. Carlsen precisa continuar evoluindo. MVL, Caruana e Ding Liren têm chances, mas claro que os olhos estão todos voltados para Firouzja, fenômeno comparável ao próprio Carlsen.
Jahangir Khan, do squash, ficou 555 jogos sem perder!!!