Magnus Carlsen é de outro planeta! Isso ficou claro mais uma vez no Campeonato Mundial de Rápido e Blitz, realizado em Moscou entre os dias 25 a 30 de dezembro. Carlsen igualou o feito de 2014, quando foi campeão mundial de xadrez clássico, rápido e blitz. Em 2019, além de ser campeão de tudo, Carlsen também é o dono do maior rating em todas as modalidades.
Magnus Carlsen brilhou mais uma vez
Mundial de Rápido
Campeão em 2014 e 2015, o norueguês conquistou seu terceiro título no mundial de rápido. Magnus venceu com sobras, terminou invicto e colocou um ponto na frente dos rivais mais próximos. Os dois empates nas últimas duas rodadas foram típicos de quem tirou o pé do acelerador para administrar a vitória.
O iraniano Alireza Firouzja é considerado por muitos como um grande aspirante ao Campeonato Mundial nos próximos ciclos. Firouzja, de apenas 16 anos, jogou um torneio brilhante e conquistou o vice-campeonato no mundial rápido. Infelizmente, o governo do Irã proíbe que seus enxadristas joguem contra israelenses. Cansado da proibição imposta governo do seu país, Firouzja disputou o torneio com a bandeira da FIDE. De todo modo, Firouzja não enfrentou nenhum israelense durante a competição.
Hikaru Nakamura repetiu o feito de 2018 e terminou na terceira colocação. O americano teve pior critério de desempate em relação a Firouzja, mas superou o russo Vladislav Artemiev da mesma maneira.
Classificação Final – Mundial de Rápido 2019 – Top 10
- Magnus Carlsen (NOR) 11,5/15
- Alireza Firouzja (FIDE) 10,5
- Hikaru Nakamura (EUA) 10,5
- Vladislav Artemiev (RUS) 10,5
- Levon Aronian (ARM) 10,0
- Leinier Dominguez (EUA) 10,0
- Jan-Krzysztof Duda (POL) 10,0
- Daniil Dubov (RUS) 10,0
- Anton Korobov (UCR) 10,0
- David Anton Guijarro (ESP) 10,0
Carlsen foi muito superior no mundial de rápido
Mundial de Blitz
Os números de Magnus Carlsen no xadrez blitz são ainda mais extraordinários. Carlsen conquistou o terceiro título consecutivo do mundial de blitz e o quinto da carreira (2009, 2014, 2017, 2018 e 2019). Porém, o título deste ano veio com dificuldade e certa dose de emoção.
Carlsen e Hikaru Nakamura terminaram empatados com 16,5 pontos em 21 rodadas, um ponto e meio na frente do terceiro colocado. Os enxadristas disputaram um desempate em duas partidas e Carlsen venceu por 1,5 x 0,5.
Um dos momentos mais marcantes do torneio aconteceu na 19ª rodada, quando o campeão mundial enfrentou Firouzja. Em um final com três peões de vantagem, Firouzja derrubou o próprio rei e, quando foi levantá-lo, seu tempo acabou. Um trágico desenlace para o prodígio que havia realizado uma partida incrível. Carlsen também demonstrou ter a famosa “sorte de campeão”. Firouzja terminou o blitz na sexta colocação.
Carlsen e Firouzja esperam a decisão da arbitragem
É preciso também dar os devidos méritos para Hikaru Nakamura. Tanto em 2018 quanto em 2019, Nakamura subiu ao pódio nos mundiais de rápido e de blitz. Sua consistência é excepcional, porém, o enxadrista dos Estados Unidos teve o azar (ou talvez o privilégio) de ter Magnus Carlsen como seu principal adversário.
Ainda sobre Firouzja x Carlsen: também existe VAR no xadrez!
O terceiro colocado foi ninguém menos do que Vladimir Kramnik. Sim, ele mesmo! O ex-campeão mundial saiu da aposentadoria para jogar o torneio de blitz e teve uma atuação fantástica. Kramnik completou o pódio com treze vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Classificação Final – Mundial de Blitz 2019 – Top 10
- Magnus Carlsen (NOR) 16,5/21
- Hikaru Nakamura (EUA) 16,5
- Vladimir Kramnik (RUS) 15,0
- Alexander Grischuk (RUS) 14,0
- Maxime Vachier-Lagrave (FRA) 14,0
- Alireza Firouzja (FIDE) 13,5
- Vladislav Artemiev (RUS) 13,5
- Yu Yangyi (CHI) 13,5
- Maxim Matlakov (RUS) 13,5
- Jan-Krzysztof Duda (POL) 13,5
Carlsen respirou aliviado após mais um título
Mundial Feminino
No torneio de rápido feminino, o título ficou com a GM Humpy Koneru, da Índia, seguida por GM Lei Tingjie, da China, e MI Ekaterina Atalik, da Turquia. Já o blitz foi vencido pela russa GM Kateryna Lagno, na frente da GM Anna Muzychuk (Ucrânia) e da GM chinesa Tan Zhongyi.
A cada conquista do atual campeão mundial aparece a mesma dúvida: Magnus já é o melhor enxadrista de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Cruz.
Imagens: Site Oficial
Magnus Carlsen termina o ano como campeão mundial de clássicas, rápidas e blitz, além de maior rating nas três listas. Alguns ainda duvidam que temos o privilégio de poder assistir em tempo real o maior jogador de todos os tempos. O que falta para os céticos? Que ele bata o recorde de invencibilidade de 110 partidas clássicas e que ultrapasse os mitológicos 2900? Além disso, nenhum campeão mudou tanto sua forma de jogar. Passou de um estilo ultra técnico exibido até 2018 para outro que privilegia o dinamismo, fortemente influenciado pelo programa AlphaZero. O cara é um monstro.