Mamedyarov Vence o Superbet Chess Classic e Volta ao Top 5 do Mundo

    Mamedyarov Vence o Superbet Chess Classic e Volta ao Top 5 do Mundo

    Aos poucos, o xadrez tenta voltar com os torneios presenciais. Entre 5 a 14 de junho, foi realizado o Superbet Chess Classic, a primeira etapa do Grand Chess Tour.

    A competição foi disputada em Bucareste, na Romênia. Até o dia 15 de junho, a Romênia contabilizou 31.957 vítimas da COVID-19 e, aproximadamente, um quarto da população foi vacinada.

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

     

    Formato

    O Superbet Chess Classic foi disputado por dez enxadristas, oito deles acima dos 2750 pontos de rating, além dos dois grandes nomes do xadrez romeno: Bogdan-Daniel Deac (2627) e Constantin Lupulescu (2656).

    Foram nove rodadas (turno único), com controle de tempo de 90 minutos para 40 movimentos, seguido de 30 minutos para o restante da partida, além do tradicional acréscimo de 30 segundos por movimento desde o primeiro lance.

     

    Mamedyarov Campeão

    Mamedyarov retorna ao top 5 do mundo

     

    O enxadrista do Azerbaijão, de 36 anos, dominou a disputa com seis pontos (três vitórias e seis empates), um ponto à frente dos demais concorrentes. Com o resultado, Shakhriyar Mamedyarov faturou 12 pontos de rating e voltou para o top 5 da FIDE, com 2782 pontos no live chess ratings. A premiação do campeão foi de $90 mil dólares.

    “Com o COVID, tivemos mais tempo para preparar as aberturas. Estou muito feliz por vir em boa forma e vencer esse torneio tão forte”, afirmou Shakhriyar Mamedyarov.

     

    Mamedyarov x Vachier-Lagrave

     

    [Veja a vitória de Mamedyarov contra Lupulescu]

     

    Radjabov – 9 Empates

    Curiosamente, Teimour Radjabov terminou na sexta colocação do evento, mas saiu invicto com 9 empates. Além de Mamedyarov e Radjabov, o vice-campeão Wesley So também não sentiu o gosto da derrota na competição.

     

    Caruana em Baixa

    Atual número dois do mundo no ranking da FIDE, Fabiano Caruana terminou apenas na oitava colocação, com quatro pontos. O desempenho ruim lhe fez perder 14 pontos de rating, o que aumentou sua distância para Magnus Carlsen. O campeão mundial tem 42 pontos de vantagem para o seu concorrente mais próximo.

     

    Vachier-Lagrave Divide a Lanterna

    O enxadrista francês também fez um torneio ruim e compartilhou a última colocação com Lupulescu: 3,5 pontos. Vachier-Lagrave foi o vice-campeão do Torneio de Candidatos. Atualmente, após perder 11 pontos de rating na Romênia, ocupa a 16ª colocação do live chess ratings.

     

    Classificação Final

    1- Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) 6.0 – $90 mil dólares

    2- Wesley So (Estados Unidos) 5.0 – $45 mil

    3- Levon Aronian (Armênia) 5.0 – $45 mil

    4- Alexander Grischuk (Rússia) – 5.0 $45 mil

    5- Anish Giri (Holanda) 4.5 – $22,5 mil

    6- Teimour Radjabov (Azerbaijão) 4.5 – $22,5 mil

    7- Bogdan-Daniel Deac (Romênia) 4.0 – $16,250

    8- Fabiano Caruana ( Estados Unidos) 4.0 – $16,250

    9- Maxime Vachier-Lagrave (França) 3.5 – $11,250

    10- Constantin Lupulescu (Romênia) 3.5 $11,250

    Mamedyarov vai se consolidar mais uma vez no top 5 do mundo, ou esse bom momento será passageiro? Deixe sua opinião nos comentários.

     

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

    Imagens: Site Oficial – Lennart Ootes and Bryan Adams

    2 Responder para “Mamedyarov Vence o Superbet Chess Classic e Volta ao Top 5 do Mundo”

    • Lucas

      Tenho entrado sempre aqui para saber o que rola no mundo do xadrez. Sempre vejo os vídeos do Rafa comentando sobre os enxadristas clássicos, suas rivalidades. Interessante podermos acompanhar esse movimento nos talentos contemporâneos também: estilos, "rixas", ascensões e quedas.
      Agradeço a iniciativa desse povo que ainda se dedica ao xadrez. Rafa sabe ser debochado, meio ranzinza às vezes, mas seu approach nunca me deixou questionar sua paixão pelo tabuleiro.

      • Rafael Leitão

        Obrigado pelo elogio!

    Deixe uma Resposta