Mamedyarov Vence o Superbet Chess Classic e Volta ao Top 5 do Mundo
Aos poucos, o xadrez tenta voltar com os torneios presenciais. Entre 5 a 14 de junho, foi realizado o Superbet Chess Classic, a primeira etapa do Grand Chess Tour.
A competição foi disputada em Bucareste, na Romênia. Até o dia 15 de junho, a Romênia contabilizou 31.957 vítimas da COVID-19 e, aproximadamente, um quarto da população foi vacinada.
Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!
Formato
O Superbet Chess Classic foi disputado por dez enxadristas, oito deles acima dos 2750 pontos de rating, além dos dois grandes nomes do xadrez romeno: Bogdan-Daniel Deac (2627) e Constantin Lupulescu (2656).
Foram nove rodadas (turno único), com controle de tempo de 90 minutos para 40 movimentos, seguido de 30 minutos para o restante da partida, além do tradicional acréscimo de 30 segundos por movimento desde o primeiro lance.
Mamedyarov Campeão
Mamedyarov retorna ao top 5 do mundo
O enxadrista do Azerbaijão, de 36 anos, dominou a disputa com seis pontos (três vitórias e seis empates), um ponto à frente dos demais concorrentes. Com o resultado, Shakhriyar Mamedyarov faturou 12 pontos de rating e voltou para o top 5 da FIDE, com 2782 pontos no live chess ratings. A premiação do campeão foi de $90 mil dólares.
“Com o COVID, tivemos mais tempo para preparar as aberturas. Estou muito feliz por vir em boa forma e vencer esse torneio tão forte”, afirmou Shakhriyar Mamedyarov.
Mamedyarov x Vachier-Lagrave
[Veja a vitória de Mamedyarov contra Lupulescu]
Radjabov – 9 Empates
Curiosamente, Teimour Radjabov terminou na sexta colocação do evento, mas saiu invicto com 9 empates. Além de Mamedyarov e Radjabov, o vice-campeão Wesley So também não sentiu o gosto da derrota na competição.
Caruana em Baixa
Atual número dois do mundo no ranking da FIDE, Fabiano Caruana terminou apenas na oitava colocação, com quatro pontos. O desempenho ruim lhe fez perder 14 pontos de rating, o que aumentou sua distância para Magnus Carlsen. O campeão mundial tem 42 pontos de vantagem para o seu concorrente mais próximo.
Vachier-Lagrave Divide a Lanterna
O enxadrista francês também fez um torneio ruim e compartilhou a última colocação com Lupulescu: 3,5 pontos. Vachier-Lagrave foi o vice-campeão do Torneio de Candidatos. Atualmente, após perder 11 pontos de rating na Romênia, ocupa a 16ª colocação do live chess ratings.
Classificação Final
1- Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) 6.0 – $90 mil dólares
2- Wesley So (Estados Unidos) 5.0 – $45 mil
3- Levon Aronian (Armênia) 5.0 – $45 mil
4- Alexander Grischuk (Rússia) – 5.0 $45 mil
5- Anish Giri (Holanda) 4.5 – $22,5 mil
6- Teimour Radjabov (Azerbaijão) 4.5 – $22,5 mil
7- Bogdan-Daniel Deac (Romênia) 4.0 – $16,250
8- Fabiano Caruana ( Estados Unidos) 4.0 – $16,250
9- Maxime Vachier-Lagrave (França) 3.5 – $11,250
10- Constantin Lupulescu (Romênia) 3.5 $11,250
Mamedyarov vai se consolidar mais uma vez no top 5 do mundo, ou esse bom momento será passageiro? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
Imagens: Site Oficial – Lennart Ootes and Bryan Adams
Tenho entrado sempre aqui para saber o que rola no mundo do xadrez. Sempre vejo os vídeos do Rafa comentando sobre os enxadristas clássicos, suas rivalidades. Interessante podermos acompanhar esse movimento nos talentos contemporâneos também: estilos, "rixas", ascensões e quedas.
Agradeço a iniciativa desse povo que ainda se dedica ao xadrez. Rafa sabe ser debochado, meio ranzinza às vezes, mas seu approach nunca me deixou questionar sua paixão pelo tabuleiro.
Obrigado pelo elogio!