A Obscura Olimpíada Não Oficial de 1936

Entre os dias 1º e 16 de agosto de 1936, a Alemanha Nazista – comandada por Adolf Hitler – sediou os Jogos Olímpicos na cidade de Munique. Um dia após o término do evento, o país recebeu uma edição da Olimpíada de Xadrez, que foi disputada até o dia 1º de setembro.

São de jogos olimpíada xadrez 1936

Salão de jogos da olimpíada não oficial de 1936

 

Por Que É Uma Olimpíada Não Oficial

A Alemanha havia se retirado da FIDE alguns anos antes e, considerando o antissemitismo vigente no país, a Federação Internacional optou por não se envolver no evento. 

Como a Alemanha concordou, nesse torneio, em dar uma trégua na questão judaica, a Assembleia Geral da FIDE votou em deixar as federações nacionais livres para decidir quanto à participação. 

De todo modo, sem o apoio da FIDE, a Olimpíada de 1936 não foi reconhecida como uma edição oficial.

 

Conflito de Datas com Nottingham e Ausências

Entre os dias 10 e 28 de agosto de 1936, foi realizado o Torneio de Nottingham, na Inglaterra. Além das questões políticas anteriormente debatidas, esse conflito de datas impossibilitou a presença de vários dos principais jogadores do mundo na Olimpíada de Munique.

Alekhine, Botvinnik, Capablanca, Euwe, Lasker, Fine, Reshevsky, Flohr, Vidmar, Bogoljubow, Tartakower e os melhores enxadristas Inglaterra não disputaram o torneio alemão. 

Como Fine e Reshevsky estavam no torneio inglês, a equipe americana, tricampeã olímpica, também não compareceu em Munique. Já o Dr. Tarrasch não participou de nenhum dos dois torneios.

 

Quem Jogou?

Ao todo, 21 países participaram da competição. Entre os principais jogadores estavam: Paul Keres (Estônia), Geza Maroczy e Laszlo Szabo (Hungria), Paulin Frydman e Miguel Najdorf (Polônia), Friedrich Samisch (Alemanha), Erich Eliskases (Áustria) e Gideon Stahlberg (Suécia). 

 

Sistema de Disputa

O torneio foi disputado no sistema todos contra todos, em 20 rodadas, e cada equipe era composta por 8 enxadristas titulares, o dobro de jogadores em comparação com o que se padronizou posteriormente. 

 

Hungria Domina a Competição

Os húngaros conquistaram o título com relativa tranquilidade, 20 vitórias em 20 matches. Lembrando que a Hungria era uma potência enxadrística da época e havia conquistado o ouro nas duas primeiras edições oficiais das Olimpíadas de Xadrez: 1927, 1928, além do vice-campeonato em 1930.

 

Equipe da Hungria

Equipe Campeã: Em cima (da esquerda para a direita): E. Steiner, G. Maróczy, N.N., S. Abonyi, G. Barcza, I. Koródy. Embaixo: L. Steiner, A. Vajda, N.N., N.N., N.N., L. Szabó, A. Havasi, J. Balogh

O vice-campeonato ficou com a Polônia, outra potência da época: campeã olímpica de 1930, vice-campeã em 1931 e bronze em 1935. Os donos da casa terminaram na terceira colocação. Paul Keres conquistou a medalha de ouro no primeiro tabuleiro. 

 

Keres x Pirc

Paul Keres x V. Pirc

 

Equipe Brasileira Marcou Presença

O Brasil foi a única equipe de fora da Europa a participar da competição. Os brasileiros terminaram na 16ª colocação com 5 vitórias, 3 empates e 12 derrotas. Souza Mendes, Raul Charlier, Walter Cruz, Adhemar da Silva Rocha, Octávio Trompowsky, Cauby Pulcherio, Heitor Alberto Carlos, Oswaldo Cruz Filho e Mecenas Magno da Cruz foi o suplente.

 

Confira os resultados do Brasil:

1- Brasil 4×4 Finlândia

2- Hungria 6,5 x 1,5 Brasil

3- Brasil 5,5 x 2,5 Itália

4- Romênia 3,5 x 4,5 Brasil

5- Brasil 3 x 5 Tchecoslováquia

6- Suíça 4×4 Brasil

7- Brasil 1,5 x 6,5 Polônia

8- Alemanha 6,5 x 1,5 Brasil 

9- Brasil 2,5 x 5,5 Letônia

10- Islândia 3×5 Brasil

11- Brasil 2,5 x 5,5 Lituânia

12- Dinamarca 5×3 Brasil

13- Brasil 1 x 7 Áustria

14- Holanda 4,5 x 3,5 Brasil

15- Brasil 6×2 França

16- Iugoslávia 6×2 Brasil

17- Brasil 2 x 6 Suécia

18- Bulgária 4×4 Brasil

19- Brasil 4,5 x 3,5 Noruega

20- Estônia 6,5 x 1,5 Brasil

 

Você já tinha ouvido falar desta Olimpíada? Responda nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

Referências:

www.olimpbase.org

No comments

Deixe seu comentário