A Obscura Olimpíada Não Oficial de 1936

    Entre os dias 1º e 16 de agosto de 1936, a Alemanha Nazista – comandada por Adolf Hitler – sediou os Jogos Olímpicos na cidade de Munique. Um dia após o término do evento, o país recebeu uma edição da Olimpíada de Xadrez, que foi disputada até o dia 1º de setembro.

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

     

    São de jogos olimpíada xadrez 1936

    Salão de jogos da Olimpíada não oficial de 1936

     

    Por Que É Uma Olimpíada Não Oficial

    A Alemanha havia se retirado da FIDE alguns anos antes e, considerando o antissemitismo vigente no país, a Federação Internacional optou por não se envolver no evento. 

    Como a Alemanha concordou, nesse torneio, em dar uma trégua na questão judaica, a Assembleia Geral da FIDE votou em deixar as federações nacionais livres para decidir quanto à participação. 

    De todo modo, sem o apoio da FIDE, a Olimpíada de 1936 não foi reconhecida como uma edição oficial.

     

    Conflito de Datas com Nottingham e Ausências

    Entre os dias 10 e 28 de agosto de 1936, foi realizado o Torneio de Nottingham, na Inglaterra. Além das questões políticas anteriormente debatidas, esse conflito de datas impossibilitou a presença de vários dos principais jogadores do mundo na Olimpíada de Munique.

    Alekhine, Botvinnik, Capablanca, Euwe, Lasker, Fine, Reshevsky, Flohr, Vidmar, Bogoljubow, Tartakower e os melhores enxadristas Inglaterra não disputaram o torneio alemão. 

    Como Fine e Reshevsky estavam no torneio inglês, a equipe americana, tricampeã olímpica, também não compareceu em Munique. Já o Dr. Tarrasch não participou de nenhum dos dois torneios.

     

    Quem Jogou?

    Ao todo, 21 países participaram da competição. Entre os principais jogadores estavam: Paul Keres (Estônia), Geza Maroczy e Laszlo Szabo (Hungria), Paulin Frydman e Miguel Najdorf (Polônia), Friedrich Samisch (Alemanha), Erich Eliskases (Áustria) e Gideon Stahlberg (Suécia). 

     

    Sistema de Disputa

    O torneio foi disputado no sistema todos contra todos, em 20 rodadas, e cada equipe era composta por 8 enxadristas titulares, o dobro de jogadores em comparação com o que se padronizou posteriormente. 

     

    Hungria Domina a Competição

    Os húngaros conquistaram o título com relativa tranquilidade, 20 vitórias em 20 matches. Lembrando que a Hungria era uma potência enxadrística da época e havia conquistado o ouro nas duas primeiras edições oficiais das Olimpíadas de Xadrez: 1927, 1928, além do vice-campeonato em 1930.

     

    Equipe da Hungria

    Equipe Campeã: Em cima (da esquerda para a direita): E. Steiner, G. Maróczy, N.N., S. Abonyi, G. Barcza, I. Koródy. Embaixo: L. Steiner, A. Vajda, N.N., N.N., N.N., L. Szabó, A. Havasi, J. Balogh

    O vice-campeonato ficou com a Polônia, outra potência da época: campeã olímpica de 1930, vice-campeã em 1931 e bronze em 1935. Os donos da casa terminaram na terceira colocação. Paul Keres conquistou a medalha de ouro no primeiro tabuleiro. 

     

    Keres x Pirc

    Paul Keres x V. Pirc

     

    Equipe Brasileira Marcou Presença

    O Brasil foi a única equipe de fora da Europa a participar da competição. Os brasileiros terminaram na 16ª colocação com 5 vitórias, 3 empates e 12 derrotas. Souza Mendes, Raul Charlier, Walter Cruz, Adhemar da Silva Rocha, Octávio Trompowsky, Cauby Pulcherio, Heitor Alberto Carlos, Oswaldo Cruz Filho e Mecenas Magno da Cruz foi o suplente.

     

    Confira os resultados do Brasil:

    1- Brasil 4×4 Finlândia

    2- Hungria 6,5 x 1,5 Brasil

    3- Brasil 5,5 x 2,5 Itália

    4- Romênia 3,5 x 4,5 Brasil

    5- Brasil 3 x 5 Tchecoslováquia

    6- Suíça 4×4 Brasil

    7- Brasil 1,5 x 6,5 Polônia

    8- Alemanha 6,5 x 1,5 Brasil 

    9- Brasil 2,5 x 5,5 Letônia

    10- Islândia 3×5 Brasil

    11- Brasil 2,5 x 5,5 Lituânia

    12- Dinamarca 5×3 Brasil

    13- Brasil 1 x 7 Áustria

    14- Holanda 4,5 x 3,5 Brasil

    15- Brasil 6×2 França

    16- Iugoslávia 6×2 Brasil

    17- Brasil 2 x 6 Suécia

    18- Bulgária 4×4 Brasil

    19- Brasil 4,5 x 3,5 Noruega

    20- Estônia 6,5 x 1,5 Brasil

     

    Você já tinha ouvido falar desta Olimpíada? Responda nos comentários.

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

    Referências:

    www.olimpbase.org

    2 Responder para “A Obscura Olimpíada Não Oficial de 1936”

    • Mecenas Magno da Cruz Sales Junior

      Muita emoção. Nunca esperei mais conseguir isso. Procurei a vida toda. Você tem as partidas? Meu pai me falava sobre essa Olimpiada. Ele viu o Jesse Ovens ganhar 4 medalhas de ouro. Ele foi de navio. Foi a melhor classificação do Brasil ,até a participação do Mequinho.mais recentemente. Por favor me envie o que você puder e tiver . Oooooooo....estoou emocionado demaus.....meu pai....sempre me falava . Obrigado. Por favor.obrigado.

    • Lorena Sales

      Olá.
      Muito boa essa matéria. Obrigada por compartilhar.
      Gostaria de saber se você tem mais algum material sobre esta olimpíada e sobre os detalhes da participação da equipe brasileira.
      Meu avô participou da equipe. O nome dele era Mecenas Magno da Cruz Salles.
      Meu pai ficou muito emocionado quando eu mostrei esta matéria a ele.
      Se tiver mais informações e puder entrar em contato por e-mail, agradeço.

    Deixe uma Resposta