O Torneio de Candidatos será disputado na cidade de Yekaterinburg (Rússia), durante os dias 15 de março a 05 de abril e definirá o próximo desafiante de Magnus Carlsen pelo Campeonato Mundial.
Maioria Russa
A última etapa do Grand Prix da FIDE, realizada em Jerusalém, foi um sucesso para os enxadristas da Rússia. Alexander Grischuk teve sua vaga confirmada no Torneio de Candidatos e garantiu o título geral do Grand Prix, o que lhe rendeu 48 mil euros em prêmios.
Grischuk, Nepomniachtchi e Alekseenko vão jogar em casa
Já Ian Nepomniachtchi conquistou a segunda vaga após uma disputa acirrada com Mamedyarov e Vachier-Lagrave. Em Jerusalém, o azerbaijano foi eliminado por Dmitry Jakovenko ainda na primeira fase, enquanto o francês Maxime Vachier-Lagrave ficou mais uma vez no quase.
O confronto decisivo aconteceu na semifinal, quando Nepo conseguiu superar Vachier-Lagrave por 1,5 x 0,5. Contudo, o russo ainda precisou vencer Wei Yi na decisão para se garantir no Torneio de Candidatos. Vice-campeão geral do Grand Prix, Nepomniachtchi faturou 29 mil euros.
Além de Grischuk e Nepomniachtchi, a Rússia deve ter mais um representante no Torneio de Candidatos. Por sediar o evento, a Federação Russa pode indicar um enxadrista. Kiril Alekseenko, número 37 do mundo, deve ser o indicado, porém, isso ainda depende de confirmação.
Alexander Grischuk, 36 anos, é figurinha carimbada nos Torneios de Candidatos. O enxadrista vem para a sua quinta participação, com destaque para o vice-campeonato de 2011. Grischuk também marcou presença em 2007, 2013 e 2018, enquanto Nepomniachtchi, 29 anos, e Alekseenko, 22 anos, são debutantes no torneio.
Favoritos
Fabiano Caruana (Estados Unidos) e Ding Liren (China) são os dois grandes favoritos ao título do Candidatos 2020. Além de Magnus Carlsen, são os únicos enxadristas acima dos 2800 pontos no ranking da FIDE. Caruana, 27 anos, tem vaga garantida no torneio por ser o atual vice-campeão mundial. O primeiro Candidatos de Caruana foi em 2016, quando terminou com o vice-campeonato. Campeão em 2018, tentará repetir o feito e desafiar Carlsen mais uma vez.
Ding Liren e Fabiano Caruana são os favoritos
Ding Liren (27) está classificado por ser o vice-campeão da Copa do Mundo 2019. Trata-se do primeiro enxadrista da China a disputar um Torneio de Candidatos. Sólido, em 2018 terminou invicto com treze empates e uma vitória, o que lhe rendeu a quarta colocação. Vai precisar se arriscar mais nas partidas para almejar as primeiras colocações.
Wang Hao, Radjabov e Giri Podem Surpreender
A China vem com dois jogadores para o Torneio de Candidatos 2020. Além de Ding Liren, Wang Hao (30 anos) conseguiu uma surpreendente classificação no Grand Swiss de Isle Of Man. Atual número 16 do mundo, o chinês empatou com Carlsen, Caruana e venceu Anand no torneio que lhe rendeu a vaga.
Wang Hao, Radjabov e Giri – possíveis surpresas
Teimour Radjabov, 32 anos, está classificado para o Torneio de Candidatos pelo seu brilhante título da Copa do Mundo. Após um aparente declínio na carreira, o enxadrista do Azerbaijão voltou à elite para disputar seu terceiro Candidatos. Radjabov disputou a competição em 2011 e 2013.
Anish Giri, 25 anos, é o representante da Holanda no Torneio de Candidatos. Giri conseguiu a vaga por ter a maior média de rating entre os enxadristas não classificados. Giri disputou o Candidatos em 2016, quando terminou a disputa com 14 empates em 14 partidas.
Quem será o próximo desafiante de Magnus Carlsen? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Cruz.
Por favor GM Leitão, você pode nos explicar onde se aplicou está média de rating do Giri, tendo ele 2769 e a do Vachier, tendo ele 2780 ?
Olá Jussier, a média considerada é do período entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020. Até então, a média do Giri é de 2.783 pontos, enquanto Vachier-Lagrave tem uma média de 2.776 pontos. Vale lembrar que no início do ano o Giri chegou aos 2.797 pontos e aí ele abriu essa vantagem que administrou nos últimos meses. Abraço!
Ding Liren deve vencer o Torneio dos Candidatos em 2020.
A disputa deve ser contra Radjanov!
É contada a média dos últimos 12 meses.
a media foi feita com os jogadores não classificados
Acredito que o Ding Liren seja o favorito. Mas podemos nos surpreender como aconteceu com o Radjabov na copa do mundo. Mas quem eu gostaria que estivesse era o MVL.
Nenhum convidado?
o russo Alekseenko foi o convidado
Um jogador brilhante que vai ficar de fora é o Aronian.
Palhaçada a fide. Esse curinga russo e a maior injustiça contra o MVL
Como q deixam de fora o 4 melhor do mundo, q tem total condições pra bater carlsen de frente pra colocar cara q ta la pela 40°posicao? Poo já tem 2 russos. Pra que um terceiro.
A escolha do curinga tinha q ser um comitê imparcial, ou mini torneio de repescagem com os possíveis candidatos, como mvl, aronian, mamediarov, so.
Isso se nao rola "jogo de equipe" entre três russos. Nao duvido nada pra fazerem ou grichuk ou nepo irem pro match.
Ou Caruana ou ding fazem torneio brilhante com vitorias e poucos empates ou veremos um russo com algumas vitorias facilitadas levando esse candidatos.
Acha mesmo que algum desses tem "totais condições de bater o Carlsen"?
Para mim o vencedor desse torneio vai ter a honra de perder para o Carlsen. Talvez não nas pensadas, mas com certeza nas rápidas.
Por isso que Topalov e Morozrvich deixaram de participar de torneios da FIDE devido a estas injustiças de regras.
E uma injustica o mvl nao ir.em portugal e muito respeitado tal como wesley so
Isto faz me lembrar meu tempo de crianca quando era a armada russa a empatar e a facilitar entre si contra o solitario bobby fischer
Regras são regras. É uma pena alguns jogadores ficarem de fora, mas tiveram todos os torneios do ano para se classificarem. No xadrez, não dá para depender da última vaga. Tem muita gente boa.
vai dar caruana ou ding liren. a epoca do radjabov ja se foi e para os proximos anos a grande promessa sera sem duvida alguma o garoto giri...
Vai dar Caruana e ponto Final.
Pelo seu desempenho no Tata Steel 2020, ganhando com 2 pontos de diferença sobre Carlsen, acredito que Fabiano Caruana será novamente o desafiante.
Caruana se não houver zebra !!
E se der Alekseenko?!! Me lembrei do Capa quando foi convidado e o Bernstein não queria ele no torneio por ser inexperiente kkkkk
Mas eu torço para o Radjabov... é um dos jogadores modelo que tenho.