Campeonato Mundial: Empates Persistem
O clima ameno da entrevista coletiva não esconde a tensão entre os jogadores
Já se passaram dois terços do match pelo Campeonato Mundial, realizado em Londres, e tudo permanece equilibrado. Magnus Carlsen e Fabiano Caruana empataram as oito partidas disputadas até então e, a quatro jogos do final, ainda não é possível cravar um favorito.
Apesar do evidente equilíbrio, Magnus Carlsen dominou o início do match. O norueguês esteve muito próximo da vitória na primeira partida e não correu riscos nos confrontos 2,3,4 e 5. Porém, a situação mudou e Carlsen poderia ter perdido tanto na sexta quanto na oitava partida.
Fabiano Caruana Mostra as Garras
Fabiano Caruana colocou Magnus Carlsen nas cordas
Na sexta partida, Carlsen jogou 1.e4 pela primeira vez no match e enfrentou a esperada Defesa Petroff. Em um final de aparência tranquila, o desafiante melhorou aos poucos a sua posição e, mesmo com as peças negras, quase conseguiu a vitória.
Após ser pressionado na partida anterior, Magnus Carlsen repetiu brancas na sétima partida e começou com 1.d4. Caruana mais uma vez mostrou uma excelente preparação na abertura e não teve problemas para igualar no Gambito de Dama.
O atual campeão mundial viveu mais um drama na oitava partida. Com as peças brancas, Fabiano Caruana finalmente decidiu abrir a Defesa Siciliana com o lance 3.d4, até o momento o desafiante só havia jogado 3. Bb5. Carlsen ficou com sérios problemas no relógio (cerca de uma hora a menos) e no tabuleiro. No momento crítico, Caruana jogou com prudência exagerada e sua vantagem desapareceu.
“Me sinto aliviado, respirando fundo, porque hoje Fabiano teve tudo a seu favor”, comentou Magnus Carlsen após a oitava partida. “Está claro que eu tinha muita vantagem. O que não sei é como eu poderia ter jogado melhor”, confessou Fabiano Caruana.
Videogate Sem Grandes Consequências
Até o momento, informações vazadas não foram relevantes para o match
Pouco antes da quarta rodada, um vídeo foi divulgado com informações sobre a preparação de Fabiano Caruana. O vídeo mostra a tela de um notebook com parte de um suposto repertório de aberturas preparado por Caruana para o Campeonato Mundial. A imagem mostra preparações no Gambito de Dama Recusado, na Grunfeld e na Petroff. O vídeo foi removido após o incidente.
Após o fato ser noticiado, Carlsen enfrentou a Petroff de Caruana e teve sérias dificuldades. O campeão mundial também não conseguiu vantagem no Gambito de Dama. Da base divulgada, falta apenas a Defesa Grunfeld ser jogada. De todo modo, ao que parece, o vídeo pouco influenciou na decisão dos jogadores.
Como opinou o Grande Mestre Rafael Leitão, “o vazamento desse vídeo não tem qualquer relevância para o match e não fará a menor diferença no resultado. Existe um exagero na percepção do público sobre a importância da preparação de aberturas”.
Recorde de Empates
Kasparov x Anand, 1995, também começou com oito empates
O match Carlsen x Caruana igualou o recorde de empates iniciais em um Campeonato Mundial. No duelo Kasparov x Anand – 1995, também houve empate nas oito primeiras partidas. A nona partida foi vencida por Anand, mas o indiano acabou derrotado por 10.5 x 7.5.
No Campeonato Mundial de 2016, disputado por Carlsen x Karjakin, as sete partidas iniciais terminaram em empate. Carlsen perdeu de brancas na partida 8, mas o norueguês venceu o décimo confronto e se sobressaiu nos desempates.
Análise
Após pressionar em duas das três últimas partidas, Fabiano Caruana vive um grande momento no match. O enxadrista dos Estados Unidos ganhou confiança e está fortalecido do ponto de vista psicológico. No entanto, é preciso transformar a condição favorável em vitória.
Até agora Magnus Carlsen não conseguiu desenvolver o seu melhor xadrez. Porém, se o match terminar em 6×6, Carlsen volta a ser o grande favorito por sua espetacular capacidade nas partidas rápidas.
Qual será o desfecho do Campeonato Mundial? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou de artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Imagens: Site Oficial
SEM COMENTÁRIOS