Campeonato Mundial: Empates Persistem

Campeonato Mundial: Empates Persistem

Campeonato Mundial: Empates Persistem

C:UsersUserDesktopen.jpg

O clima ameno da entrevista coletiva não esconde a tensão entre os jogadores

 

Já se passaram dois terços do match pelo Campeonato Mundial, realizado em Londres, e tudo permanece equilibrado. Magnus Carlsen e Fabiano Caruana empataram as oito partidas disputadas até então e, a quatro jogos do final, ainda não é possível cravar um favorito.

Apesar do evidente equilíbrio, Magnus Carlsen dominou o início do match. O norueguês esteve muito próximo da vitória na primeira partida e não correu riscos nos confrontos 2,3,4 e 5. Porém, a situação mudou e Carlsen poderia ter perdido tanto na sexta quanto na oitava partida.

 

Fabiano Caruana Mostra as Garras

C:UsersUserDesktopcaruana (1).jpg

Fabiano Caruana colocou Magnus Carlsen nas cordas

 

Na sexta partida, Carlsen jogou 1.e4 pela primeira vez no match e enfrentou a esperada Defesa Petroff. Em um final de aparência tranquila, o desafiante melhorou aos poucos a sua posição e, mesmo com as peças negras, quase conseguiu a vitória.

Após ser pressionado na partida anterior, Magnus Carlsen repetiu brancas na sétima partida e começou com 1.d4. Caruana mais uma vez mostrou uma excelente preparação na abertura e não teve problemas para igualar no Gambito de Dama.

O atual campeão mundial viveu mais um drama na oitava partida. Com as peças brancas, Fabiano Caruana finalmente decidiu abrir a Defesa Siciliana com o lance 3.d4, até o momento o desafiante só havia jogado 3. Bb5. Carlsen ficou com sérios problemas no relógio (cerca de uma hora a menos) e no tabuleiro. No momento crítico, Caruana jogou com prudência exagerada e sua vantagem desapareceu.

“Me sinto aliviado, respirando fundo, porque hoje Fabiano teve tudo a seu favor”, comentou Magnus Carlsen após a oitava partida. “Está claro que eu tinha muita vantagem. O que não sei é como eu poderia ter jogado melhor”, confessou Fabiano Caruana.

 

Videogate Sem Grandes Consequências

C:UsersUserDesktop2.jpg

Até o momento, informações vazadas não foram relevantes para o match

 

Pouco antes da quarta rodada, um vídeo foi divulgado com informações sobre a preparação de Fabiano Caruana. O vídeo mostra a tela de um notebook com parte de um suposto repertório de aberturas preparado por Caruana para o Campeonato Mundial. A imagem mostra preparações no Gambito de Dama Recusado, na Grunfeld e na Petroff. O vídeo foi removido após o incidente.

Após o fato ser noticiado, Carlsen enfrentou a Petroff de Caruana e teve sérias dificuldades. O campeão mundial também não conseguiu vantagem no Gambito de Dama. Da base divulgada, falta apenas a Defesa Grunfeld ser jogada. De todo modo, ao que parece, o vídeo pouco influenciou na decisão dos jogadores.

Como opinou o Grande Mestre Rafael Leitão, “o vazamento desse vídeo não tem qualquer relevância para o match e não fará a menor diferença no resultado. Existe um exagero na percepção do público sobre a importância da preparação de aberturas”.

 

Recorde de Empates

C:UsersUserDesktopShirov3.jpg

Kasparov x Anand, 1995, também começou com oito empates

 

O match Carlsen x Caruana igualou o recorde de empates iniciais em um Campeonato Mundial. No duelo Kasparov x Anand – 1995, também houve empate nas oito primeiras partidas. A nona partida foi vencida por Anand, mas o indiano acabou derrotado por 10.5 x 7.5.

No Campeonato Mundial de 2016, disputado por Carlsen x Karjakin, as sete partidas iniciais terminaram em empate. Carlsen perdeu de brancas na partida 8, mas o norueguês venceu o décimo confronto e se sobressaiu nos desempates.

 

Análise

Após pressionar em duas das três últimas partidas, Fabiano Caruana vive um grande momento no match. O enxadrista dos Estados Unidos ganhou confiança e está fortalecido do ponto de vista psicológico. No entanto, é preciso transformar a condição favorável em vitória.

Até agora Magnus Carlsen não conseguiu desenvolver o seu melhor xadrez. Porém, se o match terminar em 6×6, Carlsen volta a ser o grande favorito por sua espetacular capacidade nas partidas rápidas.

 

Qual será o desfecho do Campeonato Mundial? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou de artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Imagens: Site Oficial

 

 

 

 

No Comments

Post a Reply