O Campeonato Brasileiro de Xadrez é a competição mais importante do nosso calendário e tem uma rica tradição. No post de hoje, você vai conhecer a história desses campeonatos, suas curiosidades e os enxadristas que são os maiores campeões. Confira a seguir!
Os Primeiros Campeonatos
O xadrez começou a ser difundido e popularizado no Brasil por volta da década de 20, tendo sido disputado o primeiro Campeonato de Xadrez Brasileiro em 1927. O primeiro vencedor desses campeonatos no país foi o médico João de Souza Mendes, que manteve seu título pelos anos seguintes, sendo substituído, em 1933, por Orlando Roças Júnior.
Inicialmente, os campeonatos aconteciam por meio de matches (várias partidas entre dois jogadores). Porém, em 1945 foi instituído o método de torneios entre os jogadores. A escolha de um método que fosse mais apropriado para as disputas de xadrez foi um grande avanço, já que um torneio com os melhores enxadristas é a forma mais justa de escolher o campeão nacional.
O Campeonato Feminino
Existe uma particularidade em campeonatos de xadrez: as mulheres podem disputar os torneios “absolutos, mas, naturalmente, os homens não podem competir nos eventos “femininos”, a exemplo do que ocorre na disputa pelo título mundial da FIDE.
No xadrez brasileiro a participação das mulheres foi oficializada em 1960, com a disputa do primeiro Campeonato Feminino de Xadrez. Ocorrido na cidade de Brusque, esse campeonato revelou ao país a primeira mulher a vencer o torneio de xadrez nacional: Dora de Castro Rubio, que repetiu a vitória nos anos de 1961 e 1962.
Grandes Vencedoras, Grandes Vencedores
No xadrez feminino brasileiro, as 3 mulheres que têm mais vitórias são Regina Ribeiro, vencedora do campeonato por 8 vezes; Ruth Vokl Cardoso, com 7 vitórias; e Tatiana Ractu, dona de 5 títulos. Entre elas, apenas Regina Ribeiro permanece em atividade. Ruth Cardoso faleceu em fevereiro de 2000.
Já no xadrez masculino, destacam-se os nomes de Souza Mendes, Jayme Sunye Neto, Giovanni Vescovi e Rafael Leitão, vencedores de 7 títulos. Com 6 títulos, temos Walter Oswaldo Cruz e Gilberto Milos. De todos estes, apenas Milos e Leitão ainda permanecem em atividade.
Algumas Curiosidades
Na história recente dos Campeonatos Brasileiros, a 78ª edição de evento, ocorrida no ano de 2011 na cidade de Campinas, é apontada como uma das mais disputadas por ter contado com a participação de nada menos que 7 Grandes Mestres – em ordem alfabética: Alexandr Fier, Everaldo Matsuura, Felipe El Debs, Giovanni Vescovi, Henrique Mecking, Krikor Mekhitarian e Rafael Leitão. Participaram da competição, ainda, Diego Di Berardino, Evandro Barbosa (hoje Grande Mestre), Yago Santiago, Paulo Jotabá e Haroldo Cunha dos Santos. O campeão do torneio foi Rafael Leitão, com 9 pontos de 11 possíveis, sendo 7 vitórias e 4 empates.
[78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez: Leitão 0,5 – 0,5 Fier.
Ao fundo, Henrique Mecking]
A última edição do evento foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, local que mais vezes sediou a competição (22 vezes!). E o vencedor do 82º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez foi o GM Krikor Mekhitarian. Uma curiosidade é que o torneio no qual se conheceu o campeão do ano de 2015 somente ocorreu em janeiro de 2016, o que já havia acontecido em anos anteriores. Esse atraso tem gerado duras críticas por parte da comunidade enxadrística nacional, já que alguns anos contam com duas disputas e outros anos se ressentem da realização do evento. Além disso, a falta de um cronograma definido com antecedência para a realização do torneio de xadrez mais importante do país também tem se revelado outro ponto negativo, vez que prejudica o planejamento da agenda de torneios dos competidores.
Gostou de saber mais sobre a história do Campeonato Brasileiro de Xadrez? Então confira outros momentos de destaque desse esporte para nosso país em nosso post sobre as 5 grandes conquistas do xadrez brasileiro!
Tem fotos do Campeonato Brasileiro Feminino e Por Equipes de 1960 (Brusque/SC) no nosso site Brusque Memória, se tiver interesse em olhar. Acesse https://www.brusquememoria.com.br/site/acervo/palavra/xadrez/ano/1960