Copa do Mundo de Xadrez: Brasileiros Eliminados

A segunda rodada da Copa do Mundo acabou na manhã de sábado (17/07) e só restam 64 enxadristas na disputa. O GM Levon Aronian teve a sua eliminação confirmada por apresentar sintomas de Covid-19 na semana da estreia e o GM Susanto Megaranto, que testou positivo, também ficou impossibilitado de enfrentar Fabiano Caruana. 

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

 

 

Saiba mais sobre os problemas relacionados à Covid-19 na Copa do Mundo de Xadrez.

 

Brasileiros Eliminados nos Desempates

O GM Krikor Mekhitarian empatou as duas partidas clássicas contra o TOP GM Shakkriyar Mamedyarov (Azerbaijão), 2782 pontos de rating, sexto colocado no ranking internacional.

Contudo, o brasileiro perdeu as duas partidas rápidas dos desempates e acabou eliminado. De qualquer maneira, foi uma ótima participação do Krikor na Copa do Mundo.

 

Krikor lutou bem contra um dos melhores enxadristas do mundo

Também não deu para o GM Alexandr Fier contra o GM Vidit Gujrathi (Índia), de 2726 pontos de rating. Após três empates nas duas partidas clássicas e na primeira partida rápida de desempate, Vidit conseguiu a vitória para enfrentar seu compatriota Adhiban (2660) na terceira fase. Em resumo, foi um match equilibrado e o indiano se classificou nos detalhes.

Transmissão do desempate do GM Alexandr Fier com análises de MI Renato Quintiliano

 

Cori e Pichot Seguem na Disputa

Continuando com os sul-americanos, destaque para o argentino Alan Pichot, que eliminou o croata Ivan Saric nas partidas clássicas (1.5 x 0.5) e na terceira fase enfrenta o TOP GM Alexander Grischuk. O enxadrista russo eliminou outro argentino nesta segunda fase, 1.5 x 0.5 em Federico Perez Ponsa.

No clássico entre Sandro Mareco (Argentina) e Jorge Cori (Peru), o peruano se classificou após ficar atrás nas partidas clássicas e nas rápidas. Na próxima fase, Cori enfrenta o prodígio Javokhir Sindarov.

Cristobal Henriquez Villagra (Chile), Guillermo Vazquez (Paraguai), Neuris Delgado Ramirez (Paraguai), Axel Bachmann (Paraguai) e Pablo Salinas Herrera (Chile) também foram eliminados na segunda fase.

 

Favoritos

Entre os favoritos, além Shakkriyar Mamedyarov, o campeão mundial Magnus Carlsen, Fabiano Caruana, Anish Giri e Maxime Vachier-Lagrave seguem firmes na disputa. Na terceira fase, Carlsen enfrenta seu compatriota norueguês Aryan Tari (2.639).

Lembrando que a Copa do Mundo de Xadrez 2021 classifica dois enxadristas para o Torneio de Candidatos 2022. Se Magnus Carlsen estiver entre os finalistas, o terceiro colocado herda a vaga.

 

Sem os brasileiros, para quem vai sua torcida nas próximas fases? Conta nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.

Informações completas no Site Oficial

 

2 Respostas a “Copa do Mundo de Xadrez: Brasileiros Eliminados”

  • Vítor

    Torcida pro Sindarov chegar o mais longe possível! Esse menino esteve aqui em Juiz de Fora - MG no Mundial Escolar de 2014 e já dava pra ver o monstrinho que estava se formando. Arbitrei a categoria dele e era demais assistir. Evolução muito constante pela idade!

  • Lucas Carneiro Leão

    Torcida para o Sindarov também aqui. Mas confesso que ainda gostaria de ver o estilo do Dubov continuar surpreendendo...

Deixe seu comentário