Copa do Mundo: Problemas com a COVID-19 e a Participação dos Brasileiros

Copa do Mundo: Problemas com a COVID-19 e a Participação dos Brasileiros

Na primeira partida da segunda rodada da Copa do Mundo de Xadrez, realizada em Sochi, na Rússia, o jogo entre Fabiano Caruana (EUA) e Susanto Megaranto (Indonésia) foi interrompido pelo árbitro no 15º lance e a vitória de Caruana foi decretada.

 

Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

 

C:UsersUserDesktopmegaranto.jpg

Susanto Megaranto

 

O motivo? Megaranto testou positivo para COVID-19 e foi retirado do salão tão logo a FIDE soube do resultado. Caruana também teve de sair do salão e fará um novo teste. Ele também está impedido de frequentar o local até que saia o resultado.

 

C:UsersUserDesktopcaruana.jpg

Caruana também pode ficar de fora

 

Falha no Protocolo?

Em nota, a FIDE informou que Megaranto foi testado antes do embarque, depois fez mais um teste em Sochi no dia 10 de julho, outro teste no dia 11 e o último teste no dia 14/07. Apenas o último exame deu positivo.

Contudo, segundo a FIDE, “a agência responsável pelos testes deveria ter alertado sobre qualquer resultado positivo antes das 13h, do horário local. Porém, por motivos que ainda estão sendo investigados, a FIDE só foi informada do resultado às 15h21, já com a rodada em andamento.”

A Federação Internacional não confirma os nomes dos envolvidos, embora seja impossível negar as evidências.

 

Com Sintomas, Aronian Perde por W.O

O australiano Bobby Cheng venceu seu primeiro jogo contra Levon Aronian por W.O, pois o enxadrista da Armênia teve alguns sintomas de febre no início da semana. Apesar de Aronian se sentir bem atualmente, foi decidido que ele passará por testes adicionais antes da decisão de sua participação ou não na Copa do Mundo.

 

Atuação dos Brasileiros

Falando de coisa boa, os GMs Krikor Mekhitarian e Alexandr Fier se classificaram para a segunda-fase nos desempates ao superarem Juan Carlos Gonzalez Zamora (México) e Jergus Pechac (Eslováquia).

 

C:UsersUserDesktopkrikor.jpg

Krikor segue firme na Copa

 

[Veja a excelente vitória de Krikor Mekhitarian na Copa do Mundo]

 

Na primeira partida da segunda rodada, Krikor segurou o lendário Shakkriyar Mamedyarov (Azerbaijão) de pretas. Fier também empatou, de brancas, contra o indiano Santosh Gujrathi Vidit.

 

C:UsersUserDesktopfier.jpg

Fier também segue na disputa

 

[Veja a grande vitória de Alexandr Fier na Copa do Mundo]

 

O GM Darcy Lima foi eliminado na primeira fase após perder para o turco Emre Can por 2×0. No feminino, apesar de muita luta, a WMF Julia Alboredo também ficou de fora ao perder por 1.5 x 0.5 para a polonesa Jolanta Zawadzka.

 

E os Sul-Americanos?

Contando os dois brasileiros, 10 sul-americanos seguem vivos na Copa do Mundo. Jorge Cori (Peru) e Sandro Mareco disputam uma vaga na terceira fase. Mareco venceu a primeira partida. Entre os argentinos, além de Mareco, Alan Pichot e Federico Perez Ponsa seguem firmes na disputa.

Pablo Salinas Herrera e Cristobal Henriquez Villagra representam o Chile no evento. Neuris Delgado Ramirez e Axel Bachmann são os enxadristas do Paraguai nesta segunda-fase.

A Copa do Mundo deveria ser realizada em meio a pandemia? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

Imagens e mais informações: Site Oficial

 

One Reply to “Copa do Mundo: Problemas com a COVID-19 e a Participação dos Brasileiros”

  • Eduardo Silva

    Sim, acredito que seguindo os protocolos de segurança, as competições presenciais que não tenham contato direto devem ser realizadas sem problemas.

Deixe seu comentário