Magnus Carlsen Perde Depois de 125 Partidas de Invencibilidade

    Depois de 125 partidas e 800 dias, Magnus Carlsen voltou a perder uma partida oficial em ritmo clássico. Apesar do revés, o campeão mundial detém o recorde histórico de invencibilidade com 44 vitórias e 81 empates. Essas partidas foram disputadas contra rivais do mais alto escalão do xadrez internacional, o que torna o recorde ainda mais impressionante.

     

    Está sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

    C:UsersUserDesktopcarlsen.jpeg

    Carlsen prestes a abandonar

     

    Duda x Carlsen

    No último dia 10 de outubro, Carlsen perdeu para o polonês Jan-Krzystof Duda (15º no ranking da Federação Internacional, com 2757 pontos), na quinta rodada do Altibox Norway Chess, disputado na cidade de Stavanger, na Noruega.

    [Confira a partida que quebrou a invencibilidade do Campeão Mundial]

    Curiosamente, Carlsen deu o troco em Duda já na rodada seguinte. A partida durou apenas 26 lances.

    Ainda sobre a derrota, o campeão mundial lamentou o resultado: “Teve que acontecer em algum momento, mas ainda é muito, muito decepcionante”, afirmou Carlsen.

    Por outro lado, Duda não escondeu sua alegria: “Claro que estou muito feliz. Não esperava poder ganhar esta partida”, afirmou o polonês que, com a vitória, deixou a lanterna da competição.

    C:UsersUserDesktopCarlsen 1.jpeg

    Campeão mundial abandona uma partida clássica após 800 dias

     

    Última Derrota

    Até então, a última derrota de Magnus Carlsen era para o enxadrista do Azerbaijão, Shakhriyar Mamedyarov, no dia 31 de julho de 2018. A partida foi válida pelo torneio de Biel, Suíça.

    [Veja a vitória de Mamedyarov contra Carlsen]

    Carlsen perdeu partidas online durante a pandemia e, antes disso, também havia perdido partidas com menor tempo de reflexão. Sendo assim, vale explicar que o recorde é válido apenas para partidas oficiais em ritmo clássico, o que não diminui o feito.

     

    Recordes de Invencibilidade

    1. Magnus Carlsen (2018 – 2020): 125 partidas, 44 vitórias e 81 empates;
    1. Sergei Tiviakov (2004 – 2005): 110 partidas, 57 vitórias e 53 empates, embora o nível dos rivais seja claramente inferior.
    1. Ding Liren (2017 – 2018): 100 partidas, 21 vitórias e 79 empates;
    1. Mikhail Tal (1973 – 1974) 95 partidas, 46 vitórias e 49 empates.

    A Mudança de Estilo de Carlsen

    Nesse período de invencibilidade, também chama atenção a mudança de estilo do Campeão Mundial. Carlsen ficou conhecido por seu estilo Karpoviano, no qual o brilhantismo consiste em colher vantagens microscópicas e transformá-las em vitória após uma duradoura pressão.

    Agora, supostamente influenciado pelo estilo do jogo do AlphaZero, Carlsen tem um estilo mais inovador e, também, mais arriscado.

     

    Número de Empates

    A respeito dos recordes de invencibilidade, com exceção de Tiviakov, que construiu seu recorde em cima de rivais majoritariamente de categoria inferior, os demais jogadores possuem mais empates do que vitórias.

    Isso talvez explique a mudança de estilo de Carlsen. Nos matches pelo Campeonato Mundial contra Sergey Karjakin e Fabiano Caruana, por exemplo, Carlsen não conseguiu quebrar a resistência do russo e do americano nas partidas clássicas (ambos os matches terminaram empatados e foram decididos nas partidas rápidas).

    O excesso de empates é algo que deve preocupar o campeão mundial e Carlsen busca novos meios para buscar a vitória. Apesar da derrota para Duda, pode-se dizer que, até o momento, o campeão vem obtendo êxito.

    Após mais um recorde do campeão, vale repetir a pergunta: Magnus Carlsen já é o maior enxadrista de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

     

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

    Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz

    Imagens: Site Oficial Norway Chess

    12 Responder para “Magnus Carlsen Perde Depois de 125 Partidas de Invencibilidade”

    • Ivan Rojas

      Boa noite caros amigos da comunidade enxadrística.
      Sim, Magnus Carlsen já é o maior enxadrista da história.
      Abraços de
      Ivan Rojas

      • DR. NACHMAN J. GORDON

        Em sua opinião, se Capablanca ou Kasparov ou Alekhine ou Smyslov ou Bob Fisher fossem da mesma geração, Magnus Carlsen ainda seria campeão mundial? Para mim, ele empatou demais, creio até que os antigos empataram menos.

    • VINICIUS

      Sim. Já é maior que Kasparov e que Fischer, porém menos polêmico. Se Carlsen fosse tbm excêntrico, já seria tbm mais famoso que os dois.

    • Flávio

      Sim, já é o maior da história! E está a frente de Fisher e Kasparov! Pois como bem disse o Anand, "Carlseb é muito forte no posicional, muito forte no tático e insuperável nos finais"! Além do que, nenhum outro enfrentou uma geração de enxadristas tão forte como a atual!

    • Vitor

      Sem dúvidas Magnus Carlsen é o Maior enxadrista da história, ele tem um estilo de jogo extremamente maleável, joga o que quiser e quando quiser e joga no mesmo nível todas as fases

    • Mauricio

      O Vinicius resumiu tudo: tecnicamente ele já está entre os maiores da história. Mas os fora de série, as lendas, têm uma aura de excentricidades e exorbitâncias pessoais que ainda falta ao norueguês pra esculpir de vez seu nome entre os maiorais.

    • Reinaldo

      Isso só seria possível saber se Carlsen, Kasparov e Fischer, hipoteticamente, pudessem jogar um contra o outro no ápice da forma de cada um, em uma série de muitas partidas. Como isso não é possível, ficamos apenas no domínio das suposições. Eu, particularmente, não acredito que o norueguês seja o melhor enxadrista de todos os tempos, haja vista que nas últimas duas decisões, na série de 12 partidas iniciais, no tempo normal, ele não foi capaz de vencer seus adversários. Duvido que Kasparov e Fischer simplesmente empatassem contra seus adversários numa série de 12 partidas. Em minha opinião, existe uma superestimação indevida em relação ao atual campeão mundial.

      • Rafael Leitão

        Concordo com tudo que você escreveu.

    • Humberto Cosentine

      O maior sempre será o Fischer.

      • Andrey

        Esse comentário pode ser traduzido por: Eu sou fã do Fischer...

    • DR. NACHMAN J. GORDON

      Com 83 anos, me parece que "antigamente" havia menos assuntos "importantes", pois as grandes partidas de Xadrês ganhavam destaque nos jornais, conhecíamos os enxadristas como "heróis" de uma atualidade mais comezinha, agora fazia anos que eu não mais tomava conhecimento do mundo do Xadrês, resolvi atualizar-me por causa da série Netflix "Qheens' Gambit" ou o Gambito da Rainha. Interessante mas não gosto de ficção. Gosto de história real;

    Deixe uma Resposta