Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz

    Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz

    O Campeonato Mundial de Rápido e Blitz é a competição mais atrativa do ano para o público. Não há quem não goste de assistir os melhores enxadristas do mundo medindo força com segundos no relógio. Em 2018, o evento foi realizado na cidade de São Petersburgo, na Rússia, entre os dias 26 e 30 de dezembro.

    Desde o ano passado, o torneio recebe o nome de King Salman World Rapid & Blitz Championship. Salman bin Abdulaziz Al Saud é o rei da Arábia Saudita. Os sheiks petroleiros patrocinam com frequência grandes eventos esportivos e isso também acontece no xadrez.

     

    C:UsersUserDesktoptodos.jpg

    Carlsen, Dubov, Lagno e Ju Wenjun, os campeões de 2018

     

    Em 2017, a competição aconteceu em Riad, a capital da Arábia Saudita, o que não se repetiu devido às inúmeras polêmicas relacionadas ao país, como por exemplo, a negativa aos vistos dos jogadores israelenses, o tratamento restritivo as mulheres e o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.  A soma dessas graves circunstâncias fez a FIDE levar o torneio para a Rússia, porém, ainda atrelando o líder árabe ao evento.

     

    Mundial de Rápido: Daniil Dubov e Ju Wenjun são os Campeões

    C:UsersUserDesktoprapid.jpg

    Pódio com Mamedyarov, Dubov e Nakamura

     

    Em um torneio com Carlsen, Nakamura, Aronian, Mamedyarov, Karjakin, Anand entre outras lendas, seria quase impossível apostar na vitória de Daniil Dubov. O enxadrista russo de 22 anos tem 2723 pontos de rating rápido e era o pré-ranqueado número 25 entre 205 jogadores.

    Dubov foi o único a somar 11 pontos em 15 rodadas, uma campanha invicta com sete vitórias e oito empates. O pódio foi completado por Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) e Hikaru Nakamura (Estados Unidos), ambos com 10.5.  O russo Vladislav Artemiev e o campeão mundial Magnus Carlsen também fizeram 10.5, mas tiveram um pior critério de desempate.

    Carlsen começou o torneio de forma desastrosa com duas derrotas nas partidas iniciais. O campeão mundial perdeu no tempo na primeira rodada e na segunda cometeu graves erros cálculo. Por essas circunstâncias, terminar na quinta colocação ficou de bom tamanho para o norueguês.

    O GM iraniano Alizera Firouzja, de apenas 15 anos, foi um dos destaques da competição. Firouzja (2412) terminou na sexta colocação com 10 pontos e um rating performance de incríveis 2848 pontos.

    Já no Mundial Feminino, vitória da campeã mundial, Ju Wenjun, com 10 pontos em 12 rodadas. O título coroa o ano fantástico da enxadrista chinesa. O vice-campeonato ficou a MI Khademalsharieh Sarasadat, do Irã, e a GM russa Aleksandra Goryachkina terminou em terceiro.

    C:UsersUserDesktopJu Wenjun.jpg

    Ju Wenjun teve um 2018 histórico

     

     Top 10 Mundial de Rápido AbsolutoTop 10 Mundial de Rápido Feminino
    1GMDubov Daniil (RUS)111GM Ju Wenjun (CHN)10
    2GMMamedyarov S. (AZE)10.52MI Khademalsharieh S. (IRI)9.0
    3GMNakamura H.(USA)10.53GM Goryachkina A.(RUS)9.0
    4GMArtemiev V.(RUS)10.54GM Muzychuk Anna (UKR)8.5
    5GMCarlsen Magnus (NOR)10.55GM Tan Zhongyi (CHN)8.5
    6GMFirouzja Alireza (IRI)106MI Abdumalik Z. (KAZ)8.5
    7GMYu Yangyi (CHN)107GM Lagno Kateryna (RUS)8.5
    8GMGiri Anish (NED)108GM Lei Tingjie (CHN)8.5
    9GMKarjakin Sergey (RUS)109MI Bodnaruk  A. (RUS)8.5
    10GMPetrosian T. L. (ARM)1010MI Saduakassova D. (KAZ)8.0

     

    Classificação completa do Mundial de Rápido: Absoluto e Feminino.

     

    Mundial de Blitz: Magnus Carlsen e Kateryna Lagno são os Campeões

    C:UsersUserDesktoppodio blitz.jpg

    Pódio com Duda, Carlsen e Nakamura

     

    Com 13 vitórias e 8 empates em 21 rodadas, Magnus Carlsen mostrou mais uma vez porque é o melhor jogador de blitz de todos os tempos. Campeão em 2009, 2014 e 2017, conquistou o tetracampeonato em 2018. Com o resultado, o norueguês passou a barreira dos 2.950 pontos de rating FIDE de blitz.

    Jan-Krzysztof Duda também teve uma atuação fantástica, com rating performance de 2930. O polonês foi o vice-campeão, há apenas meio ponto de Carlsen e dois pontos na frente de Hikaru Nakamura, o terceiro colocado. Já no feminino, vitória da GM Kateryna Lagno (Rússia), seguida pela MI Khademalsharieh Sarasadat (Irã). A GM chinesa GM Lei Tingjie completou o pódio.

     

    Top 10 Mundial de Blitz AbsolutoTop 10 Mundial de Blitz Feminino
    1GMCarlsen Magnus (NOR)171GM Kateryna Lagno (RUS)13.5
    2GMDuda Jan-K. (POL)16.52MI Khademalsharieh S. (IRI)13
    3GMNakamura H.(USA)14.53GM Lei Tingjie (CHN)12.5
    4GMAronian Levon (ARM)144GM Gunina Valentina (RUS)12
    5GMSvidler Peter (RUS)145GM Tan Zhongyi (CHN)11.5
    6GMNepomniachtchi  (RUS)146GM Goryachkina A. (RUS)11.5
    7GMKarjakin Sergey (RUS)147GM Ushenina Anna (UKR)11.5
    8GMAndreikin Dmitry (RUS)13.58Garifullina Leya (RUS)11
    9GMArtemiev V.(RUS)13.59GM Ju Wenjun (CHN)11
    10GMGiri Anish (NED)13.510WGM Mamedjarova Z. (AZE)11

     

    Classificação completa do Mundial de Blitz: Absoluto e Feminino.

     

    Brasileiro em São Petersburgo

    O MF Diogo Duarte Guimarães foi o representante do Brasil na competição. O brasileiro teve uma atuação positiva no torneio de blitz. O enxadrista somou 8,5 pontos e ficou na 176ª posição com um saldo de 69,2 pontos de rating. No rápido, o brasileiro foi o 196º colocado e perdeu 62,4 pontos.

    O MF Diogo Duarte foi o campeão brasileiro de xadrez rápido e, por essa razão, garantiu a vaga na competição. Os méritos do enxadrista são indiscutíveis. No entanto, a CBX         deveria tornar o Campeonato Brasileiro de Rápido mais atrativo. Apenas 26 jogadores (5 estrangeiros) disputaram o torneio em 2018. Nenhum Grande Mestre brasileiro participou da competição, realizada no mês de novembro, no Rio de Janeiro.

    Classificação do Campeonato Brasileiro de Rápido.

     

    E para você, Magnus Carlsen é o melhor jogador de blitz de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

    Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

     

    Imagens: Site Oficial

    Uma resposta para “Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz”

    • Francisco Federico

      Considero que Magnus é indiscutível o melhor enxadrista na modalidade rápida e blitz. Mesmo não tendo conquistado o mundial rápido, ele foi o único que obteve o maior número de vítórias. Não ter conquistado o título se deve um pouco à sua ansiedade e impaciência, mas isso é esperado pois ele está sempre sob pressão.

    Deixe uma Resposta