Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz

Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz

Confira os Destaques do Mundial de Rápido e Blitz

O Campeonato Mundial de Rápido e Blitz é a competição mais atrativa do ano para o público. Não há quem não goste de assistir os melhores enxadristas do mundo medindo força com segundos no relógio. Em 2018, o evento foi realizado na cidade de São Petersburgo, na Rússia, entre os dias 26 e 30 de dezembro.

Desde o ano passado, o torneio recebe o nome de King Salman World Rapid & Blitz Championship. Salman bin Abdulaziz Al Saud é o rei da Arábia Saudita. Os sheiks petroleiros patrocinam com frequência grandes eventos esportivos e isso também acontece no xadrez.

 

C:UsersUserDesktoptodos.jpg

Carlsen, Dubov, Lagno e Ju Wenjun, os campeões de 2018

 

Em 2017, a competição aconteceu em Riad, a capital da Arábia Saudita, o que não se repetiu devido às inúmeras polêmicas relacionadas ao país, como por exemplo, a negativa aos vistos dos jogadores israelenses, o tratamento restritivo as mulheres e o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.  A soma dessas graves circunstâncias fez a FIDE levar o torneio para a Rússia, porém, ainda atrelando o líder árabe ao evento.

 

Mundial de Rápido: Daniil Dubov e Ju Wenjun são os Campeões

C:UsersUserDesktoprapid.jpg

Pódio com Mamedyarov, Dubov e Nakamura

 

Em um torneio com Carlsen, Nakamura, Aronian, Mamedyarov, Karjakin, Anand entre outras lendas, seria quase impossível apostar na vitória de Daniil Dubov. O enxadrista russo de 22 anos tem 2723 pontos de rating rápido e era o pré-ranqueado número 25 entre 205 jogadores.

Dubov foi o único a somar 11 pontos em 15 rodadas, uma campanha invicta com sete vitórias e oito empates. O pódio foi completado por Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) e Hikaru Nakamura (Estados Unidos), ambos com 10.5.  O russo Vladislav Artemiev e o campeão mundial Magnus Carlsen também fizeram 10.5, mas tiveram um pior critério de desempate.

Carlsen começou o torneio de forma desastrosa com duas derrotas nas partidas iniciais. O campeão mundial perdeu no tempo na primeira rodada e na segunda cometeu graves erros cálculo. Por essas circunstâncias, terminar na quinta colocação ficou de bom tamanho para o norueguês.

O GM iraniano Alizera Firouzja, de apenas 15 anos, foi um dos destaques da competição. Firouzja (2412) terminou na sexta colocação com 10 pontos e um rating performance de incríveis 2848 pontos.

Já no Mundial Feminino, vitória da campeã mundial, Ju Wenjun, com 10 pontos em 12 rodadas. O título coroa o ano fantástico da enxadrista chinesa. O vice-campeonato ficou a MI Khademalsharieh Sarasadat, do Irã, e a GM russa Aleksandra Goryachkina terminou em terceiro.

C:UsersUserDesktopJu Wenjun.jpg

Ju Wenjun teve um 2018 histórico

 

 Top 10 Mundial de Rápido Absoluto Top 10 Mundial de Rápido Feminino
1 GM Dubov Daniil (RUS) 11 1 GM Ju Wenjun (CHN) 10
2 GM Mamedyarov S. (AZE) 10.5 2 MI Khademalsharieh S. (IRI) 9.0
3 GM Nakamura H.(USA) 10.5 3 GM Goryachkina A.(RUS) 9.0
4 GM Artemiev V.(RUS) 10.5 4 GM Muzychuk Anna (UKR) 8.5
5 GM Carlsen Magnus (NOR) 10.5 5 GM Tan Zhongyi (CHN) 8.5
6 GM Firouzja Alireza (IRI) 10 6 MI Abdumalik Z. (KAZ) 8.5
7 GM Yu Yangyi (CHN) 10 7 GM Lagno Kateryna (RUS) 8.5
8 GM Giri Anish (NED) 10 8 GM Lei Tingjie (CHN) 8.5
9 GM Karjakin Sergey (RUS) 10 9 MI Bodnaruk  A. (RUS) 8.5
10 GM Petrosian T. L. (ARM) 10 10 MI Saduakassova D. (KAZ) 8.0

 

Classificação completa do Mundial de Rápido: Absoluto e Feminino.

 

Mundial de Blitz: Magnus Carlsen e Kateryna Lagno são os Campeões

C:UsersUserDesktoppodio blitz.jpg

Pódio com Duda, Carlsen e Nakamura

 

Com 13 vitórias e 8 empates em 21 rodadas, Magnus Carlsen mostrou mais uma vez porque é o melhor jogador de blitz de todos os tempos. Campeão em 2009, 2014 e 2017, conquistou o tetracampeonato em 2018. Com o resultado, o norueguês passou a barreira dos 2.950 pontos de rating FIDE de blitz.

Jan-Krzysztof Duda também teve uma atuação fantástica, com rating performance de 2930. O polonês foi o vice-campeão, há apenas meio ponto de Carlsen e dois pontos na frente de Hikaru Nakamura, o terceiro colocado. Já no feminino, vitória da GM Kateryna Lagno (Rússia), seguida pela MI Khademalsharieh Sarasadat (Irã). A GM chinesa GM Lei Tingjie completou o pódio.

 

Top 10 Mundial de Blitz Absoluto Top 10 Mundial de Blitz Feminino
1 GM Carlsen Magnus (NOR) 17 1 GM Kateryna Lagno (RUS) 13.5
2 GM Duda Jan-K. (POL) 16.5 2 MI Khademalsharieh S. (IRI) 13
3 GM Nakamura H.(USA) 14.5 3 GM Lei Tingjie (CHN) 12.5
4 GM Aronian Levon (ARM) 14 4 GM Gunina Valentina (RUS) 12
5 GM Svidler Peter (RUS) 14 5 GM Tan Zhongyi (CHN) 11.5
6 GM Nepomniachtchi  (RUS) 14 6 GM Goryachkina A. (RUS) 11.5
7 GM Karjakin Sergey (RUS) 14 7 GM Ushenina Anna (UKR) 11.5
8 GM Andreikin Dmitry (RUS) 13.5 8 Garifullina Leya (RUS) 11
9 GM Artemiev V.(RUS) 13.5 9 GM Ju Wenjun (CHN) 11
10 GM Giri Anish (NED) 13.5 10 WGM Mamedjarova Z. (AZE) 11

 

Classificação completa do Mundial de Blitz: Absoluto e Feminino.

 

Brasileiro em São Petersburgo

O MF Diogo Duarte Guimarães foi o representante do Brasil na competição. O brasileiro teve uma atuação positiva no torneio de blitz. O enxadrista somou 8,5 pontos e ficou na 176ª posição com um saldo de 69,2 pontos de rating. No rápido, o brasileiro foi o 196º colocado e perdeu 62,4 pontos.

O MF Diogo Duarte foi o campeão brasileiro de xadrez rápido e, por essa razão, garantiu a vaga na competição. Os méritos do enxadrista são indiscutíveis. No entanto, a CBX         deveria tornar o Campeonato Brasileiro de Rápido mais atrativo. Apenas 26 jogadores (5 estrangeiros) disputaram o torneio em 2018. Nenhum Grande Mestre brasileiro participou da competição, realizada no mês de novembro, no Rio de Janeiro.

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rápido.

 

E para você, Magnus Carlsen é o melhor jogador de blitz de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.

 

Imagens: Site Oficial

Comment ( 1 )

  • Francisco Federico

    Considero que Magnus é indiscutível o melhor enxadrista na modalidade rápida e blitz. Mesmo não tendo conquistado o mundial rápido, ele foi o único que obteve o maior número de vítórias. Não ter conquistado o título se deve um pouco à sua ansiedade e impaciência, mas isso é esperado pois ele está sempre sob pressão.

Post a Reply