Grandes Prodígios do Xadrez Moderno

A história do xadrez narra uma saga composta por jogadores brilhantes, capazes de realizar jogadas incríveis e que atravessam gerações. Você sabe quais são os grandes prodígios deste jogo? No post de hoje, vamos apresentar 5 grandes enxadristas do xadrez moderno, que desde crianças já eram capazes de chamar a atenção do mundo com demonstrações de genialidade no jogo. Curioso? Acompanhe:

 

Magnus Carlsen

Apontado pelo Washington Post como o “Mozart do Xadrez” com apenas 13 anos, o norueguês Magnus Carlsen começou a desenvolver um interesse maior pelo jogo após os 8 anos, ao ser incentivado pela família e, posteriormente, ao começar a ter aulas profissionais. Foi com essa idade a pessoa mais jovem a tornar-se um Grande Mestre do Xadrez, recorde que foi ultrapassado, posteriormente, por Sergey Karjakin. Dentre muitos outros títulos, Carlsen carrega o de Campeão Mundial de Xadrez Clássico desde 2013 e o de Campeão Mundial de Xadrez Rápido nos anos de 2014 e 2015.

 

Sergey Karjakin

Cultivando o gosto e o hábito pelo jogo desde os 5 anos, Karjakin tornou-se Mestre Internacional de Xadrez com apenas 11 anos. O ucraniano com cidadania Russa está sempre conquistando lugares de topo no ranking mundial, e, hoje, aos 26 anos, ainda detém o recorde de o mais novo Grande Mestre de Xadrez da história, conquistado aos 12 anos e 7 meses. Em 2015, Karjakin foi campeão da Copa do Mundo de Xadrez, disputada em Baku.

planos de assinatura

Judit Polgar

Considerada a melhor jogadora de todos os tempos, Judit construiu uma carreira brilhante no Xadrez e tornou-se uma referência em um universo ainda majoritariamente masculino. Sua história no jogo começou quando tinha apenas 5 anos de idade e a quantidade de títulos conquistados ao longo dos anos pela húngara foi vasta. Judit Polgar, aos 15 anos, bateu o recorde que então pertencia a Bobby Fischer como mais jovem Grande Mestre da história.

 

Hou Yifan

Hou Yifan é a enxadrista número 1 do ranking feminino da Federação Internacional de Xadrez. Desde 2008, quando tinha apenas 14 anos, a chinesa é Grande Mestre de Xadrez. Ao conquistar esse título, Hou Yifan passou a ser uma das mais novas do mundo entre os GMs (Grandes Mestres), tanto masculinos quanto femininos. E também a mais nova mulher Grande Mestre da história, com exatos 14 anos, 6 meses e 2 dias.

 

Wei Yi

Wei Yi é um chinês de 16 anos apontado por muitos como um futuro campeão mundial e o quarto Grande Mestre de Xadrez mais jovem da história. Em 2015 ele derrotou grandes nomes chineses do Xadrez, ganhou o campeonato do seu país e teve um brilhante resultado na Copa do Mundo de Xadrez. 2016 não começou bem e ele perdeu mais de 20 pontos de rating no Aberto do Qatar, mas ele certamente irá se recuperar durante o ano.

Não há idade para aprimorar sua técnica e desenvolver suas habilidades, mas é certo que os jogadores que se destacam desde a terna idade chamam a atenção e aguçam nossa curiosidade. Quem você acrescentaria a essa lista? Conte-nos nos comentários!

2 Respostas a “Grandes Prodígios do Xadrez Moderno”

  • Hudson

    Fazer uma lista desse tipo é tarefa ingrata, pois sempre faltam nomes... Dos nomes contemporâneos, acho que a lista está muito boa. No entanto, se fôssemos pensar no passado, a lista seria interminável, provavelmente: dos nomes que eu destacaria, estaria o de Gata Kamsky, que se já não é o que foi no passado, ainda merece ser lembrado, talvez (isso para não falar em Kasparov, Fischer, etc.).

  • Moises

    Eu poria na lista o nosso Henrique Mecking, o Mequinho, afinal ele foi um grande prodígio também, dava simultâneas quando ainda era apenas um garotinho de sete anos.

Deixe seu comentário