Quais as Principais Titulações no Xadrez?

    Quais as principais titulações no xadrez? Muitas pessoas ficam confusas com os termos mestre e grande mestre, além de não saberem como se consegue essa titulação. E existem outras titulações além dessas? Veremos tudo isso no post de hoje.

     

    Sem tempo para ler o artigo? Escute a versão em áudio!

    O termo “mestre” foi inicialmente utilizado apenas para designar grandes jogadores de xadrez, sem trazer, porém, nenhuma conotação formal. Apenas após o estabelecimento das primeiras organizações de xadrez, e de o jogo tornar-se mais popular ao redor do mundo, no século 19, é que a alcunha de Mestre passou a ser utilizada de maneira formal, com pré-requisitos específicos para ser obtida.

    Apesar de algumas titulações serem concedidas a nível nacional pelas confederações de xadrez de cada país, a FIDE, Federação Mundial de Xadrez, é a que concede as quatro titulações mais reconhecidas e prestigiadas mundialmente.

    São necessárias altas pontuações na lista de rating da FIDE para que se possa obter um título reconhecido por ela, e as maiores titulações (Mestre Internacional e Grande Mestre) ainda requerem um número mínimo de normas, ou seja, de performance de Grande Mestre em competições internacionais que preencham uma série de requisitos.

    Nesse artigo, listamos as principais titulações do xadrez, assim como os pré-requisitos para obtê-las. Confira!

     

    Títulos Nacionais de Mestre

    Algumas confederações nacionais de xadrez concedem títulos de Mestre Nacional a seus melhores enxadristas. Os pré-requisitos para obter essa titulação variam de confederação para confederação e, por isso, esse título não é reconhecido pela FIDE. Em geral, é necessário um número mínimo de pontos de rating, além de normas em competições de determinado nível.

    As confederações nacionais também podem conceder a titulação de Mestre Nacional em caráter honorário a pessoas proeminentes dentro do xadrez nacional ou que tenham influência política, por exemplo. Após a criação do título de Mestre FIDE, em 1978, algumas confederações nacionais, como a da Irlanda e a da Alemanha, extinguiram seus títulos nacionais.

     

    Titulações da FIDE

    Candidato a Mestre FIDE (CM)

    Esse é o título mais recente criado pela FIDE. Para a obtenção dessa titulação, não é requisitada nenhuma norma. Para solicitar o título, basta que o enxadrista seja cadastrado junto à FIDE e tenha, no mínimo, 2.200 pontos na lista de rating oficial ou extraoficial.

     

    Mestre FIDE (MF)

    Da mesma maneira que o CM, o título de Mestre FIDE não requer nenhuma norma, somente uma pontuação mínima de 2.300 pontos de rating.

     

    Mestre Internacional (MI)

    Para alcançar essa titulação, o jogador deve alcançar um mínimo de 2.400 pontos de rating. Além disso, deve ter, ao menos, três normas em competições de Mestres Internacionais nas quais tenham competido, no mínimo, dois estrangeiros, além de ter conseguido obter o “rating performance” adequado.

     

    Grande Mestre (GM)

    O mais alto título internacional de xadrez que um jogador pode alcançar não é nada fácil de se obter. Para se tornar um Grande Mestre reconhecido pela FIDE é necessário ter um mínimo de 2.500 pontos de rating, além de conquistar três normas em competições de Grandes Mestres Internacionais que tenham contado com, pelo menos, dois competidores estrangeiros. Em cada evento em que as normas forem conquistadas, o “rating performance” tem que, obrigatoriamente, ser superior a 2600 pontos.

    Gostou de aprender mais sobre as titulações no xadrez? Então conheça os 14 Grandes Mestres de Xadrez Brasileiro!

    29 Responder para “Quais as Principais Titulações no Xadrez?”

    • Fred Cândido

      Rafael, o que seria normas?

      • Fabiao omar

        É um conjunto de regras

      • Lincoln

        São partidas extremamente precisas, partidas bem jogadas

    • Admirador

      Esse site está crescendo bastante. Seria interessante no futuro ter uma plataforma nacional para jogar xadrez, algo no estilo ao chess.com e lichess.org seria uma grande conquista para nós brasileiros. Seria um projeto interessante se você Rafael conseguisse gerenciar essa expansão e termos a nossa plataforma de jogo. Além da boa divulgação que isso pode trazer ao seu proveito, pode acabar em se tornar um centro de atenção para a divulgação cultural do xadrez e enraização em nosso solo.

      • Admirador

        Desejo prosperidade e saúde a todos os envolvidos, a você Rafael e família.

        • Axlpexxy

          Faltou falar para mulheres que tudo indica precisa de uma pontuação menor

          • José Mário

            Olá,
            Vc sabe a quantidade de Mestres FIDE que temos no Brasil?

          • Charlie Sheen

            Que orgulho em? Deveria existir "igualdade"

          • Jandui

            são 200 pontos a menos Axlpexxy

            wfm: 2100
            wim: 2200

            Chalie,

            vai caçá serviço, mané!!

      • Marco

        Na verdade essas plataformas demandam consideráveis investimentos e não visam públicos locais. Eu arriscaria de dizer que o investimento não compensaria para o público de único país, ainda mais exclusivamente para o público brasileiro, onde o esporte tem pouca penetração, divulgação e apoio. Fosse na Rússia, onde se reúne número considerável de jogadores, seria outra história.

      • Cafubira

        Eu acho que isso não faz muito sentido e nem precisa.

    • Durval Júnior

      Ótimo artigo parabéns!
      Realmente o site esta crescendo cada vez mais.

    • FA WAUGHAN

      Nossa muito legal a matéria Rafael nem sabia dessa divisões

    • Ivanrojas

      Parabéns pelo site e por seus artigos.
      Muito bom tb são as partidas comentadas diárias.
      Abs
      Ivan Tadeu ...

    • CRISTIANO

      Antigamente se via em publicações: GMI e GMA. Estas distinções existiram oficialmente?

      • Rafael Leitão

        GMI é o mesmo que GM, mas atualmente se considera desnecessário colocar o "I" de "Internacional". GMA não é um título, refere-se à Grandmaster Association.

    • Rodrigo

      E os titulos online FIDE?

      AGM, AIM, AFM e ACM? mesmo sabendo que são para jogos online são títulos reconhecidos e com certificado FIDE.

      Até mesmo temos FM e CM que obtiveram alguns desses títulos

      • Leonardo Tadeu

        Realmente faltou essa explicação pelo nosso GM Rafael

    • Robson

      Olá Rafael. Primeiro, parabéns pela academia. Com o "Aberto do Brasil" de 2017 me levataram algumas dúvidas e gostaria de sugerir um artigo sobre os títulos "online" reconhecidos pel FIFA e um escalrecimento sobre as normas (regras, validade...). Obrigado

    • Guilherme

      E o IM e NM?

      • Rafael Leitão

        Como assim? Ambos são citados no artigo.

    • Vagner

      Rafael, qual a diferença e entre um GM de 2500 rating e um GM de 2700 de rating

      • Rafael Leitão

        Um pouco de tudo.

    • Guilherme

      Boa tarde, sou um jogador de xadrez e gostaria de saber o que devo fazer para ganhar rating fide e também as titulações (CM), (MF), (MI) e (GM). Quais torneios jogar para ter essas titulações? Onde se inscrever para jogar esses torneios? Sou do Brasil. É necessário ser membro fide?

      • Rafael Leitão

        Os torneios que dão titulação oficial são presenciais (no momento estão acontecendo poucos). Basta pagar a anuidade da CBX e depois se inscrever nos torneios que forem Abertos.

        • Vagner Coimbra

          Rafael, em absurda hipótese, um jogador forte q nunca tenha disputado torneios oficiais, poderia fazer normas GM direto? Ou obrigatório ser MI para depois poder fazer as normas de GM?
          Outra dúvida, o campeão mundial infantil (ou juvenil) é titulado GM também?

          • Rafael Leitão

            Pode se tornar GM direto, alguns conseguiram isso (Kasparov, por exemplo). O Campeão Mundial Juvenil ganha o título de GM, caso não o tenha (o que é bem improvável).

    • Isac Santos

      Onde me cadastro na FIDE?

    • Edson

      O que seria uma pontuação "extraoficial"?

    Deixe uma Resposta