3 Dicas Para Melhorar Seu Jogo de Xadrez Online

Como Melhorar Seu Xadrez Online

A internet inseriu-se no nosso cotidiano de forma irreversível e com o xadrez não foi diferente. Os benefícios para os praticantes deste esporte são inúmeros e dentre tantos outros – como poder acompanhar partidas em tempo real, ter rápido acesso a base de dados e conferir análises do computador – tem se destacado a possibilidade de jogar online com enxadristas de qualquer parte do mundo.

É cada vez maior o número de adeptos ao xadrez online e, consequentemente, é cada vez mais constante a busca por técnicas que ajudem a melhorar a qualidade do jogo online. Pensando nisso, elaboramos um post com 3 dicas essenciais para você melhorar o seu nível no jogo de xadrez online. Confira!

 

Escolha o site certo para treinar xadrez online

Existe uma grande variedade de sites para jogar xadrez online e não é tarefa fácil definir qual deles é o melhor. Na realidade, é impossível fazer essa classificação de forma tão taxativa, porque cada jogador tem suas debilidades e características próprias. Portanto, o melhor site para praticar é aquele que melhor atende suas necessidades.

A escolha do site certo depende dos seus objetivos: jogar com enxadristas mais fortes, praticar com um maior número de pessoas, testar aberturas diferentes, melhorar seu rating online? Para ajudá-lo nesse processo, confira o artigo do GM Rafael Leitão no qual ele avalia os prós e os contras dos principais sites para jogar xadrez online.

 

Analise suas partidas online

Uma ótima forma de melhorar suas habilidades no xadrez online é estudar suas próprias partidas. Ao jogar online você tem em mãos um riquíssimo material e pode extrai dele grandes ensinamentos. No entanto, infelizmente, muitos jogadores acabam negligenciando tudo o que as partidas online podem nos ensinar. É um erro primário!

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Bobby Fischer tem uma obra denominada Minhas Melhores Partidas de Xadrez, na qual comenta e analisa suas partidas realizadas até o fim dos anos 60. Já Garry Kasparov, outro importante jogador, escreveu O Teste do Tempo, analisando e comentando suas partidas realizadas entre 1978 e 1984.

Se você tem dúvidas de como fazer a análise das suas próprias partidas, aprenda com esses grandes enxadristas o que deve ser observado no seu jogo para que você aprenda com seus próprios erros.

 

Jogue Blitz na Internet como um GMbanner

 

Utilize bons aplicativos e pratique muito

Há um grande número de aplicativos que permitem a você aprimorar suas habilidades no xadrez de onde quer que você esteja. A vantagem dessa tecnologia está no fato de que você pode incluir a prática constante do xadrez à sua rotina, seja no caminho para o trabalho ou para a faculdade, em uma fila de espera, ou, ainda, em suas horas vagas em casa. Isso é importante para que você treine sua agilidade para o momento em que for jogar online.

A maioria dos aplicativos exige apenas uma conexão com a internet para te colocar em contato com jogadores de várias partes do mundo, além de oferecer acesso a dicas, partidas comentadas e técnicas de xadrez.

Apesar dessa grande variedade de aplicativos, nem todos são necessariamente confiáveis, nem têm funções que garantam um bom aproveitamento de tempo e um treinamento eficiente. Para que você não se perca na procura do aplicativo ideal, confira nosso post com os 5 apps para xadrez recomendados pela Academia Rafael Leitão!

 

Gostou das nossas dicas para aprimorar seu xadrez online? Confira também nosso e-book gratuito Passo a Passo para Melhorar seu Jogo de Xadrez Online e eleve o nível do seu jogo. 

 

Conheça nosso canal no YouTube!

No comments

Deixe seu comentário