A Índia é o segundo país mais populoso do mundo e tornou-se uma potência no xadrez nas últimas décadas. O ex-campeão mundial Viswanathan Anand é o grande enxadrista da região. No entanto, os indianos trabalham para formar um sucessor de Anand na elite. Sem dúvidas, a ascensão de jovens Grandes Mestres no país os enche de esperanças.
O GM Alexandr Fier passou o mês de junho na Índia, onde disputou duas competições. Confira os principais destaques desses torneios e as atuações do brasileiro.
Fier em ação no Goa International Open. Imagem: ChessBase Índia
Boa Atuação em Mumbai
A 12ª edição da Copa Internacional do Prefeito foi realizada em Mumbai, uma das maiores e mais relevantes cidades da Índia, entre os dias 09 e 16 de junho. A competição principal reuniu 217 jogadores de 21 países, com destaque para a presença de 26 Grandes Mestres e 13 Mestres Internacionais. A premiação total do evento foi de 36 lakh rupias ($52 mil dólares ou R$199 mil).
Além do torneio dos mestres, outras duas competições foram realizadas paralelamente. O torneio B, limitado a jogadores com rating inferior a 2.000 pontos, contou com a participação de 300 enxadristas. Já o torneio C, para enxadristas até 1.600, teve a presença de 396 jogadores. Ou seja, na soma dos torneios A, B e C, a Copa do Prefeito reuniu 913 enxadristas dos mais variados níveis.
Considerado um dos favoritos ao título pela imprensa local, Alexandr Fier teve um desempenho sólido e terminou a competição invicto com cinco vitórias e cinco empates, resultado que lhe rendeu a quinta colocação na classificação final. Os dois primeiros colocados terminaram com oito pontos em dez rodadas e o brasileiro ficou no grupo do terceiro ao décimo colocado com 7,5 pontos. Fier ganhou sete pontos de rating.
Classificação Final – Top 15
De Mumbai Para Goa
Dois dias após o torneio em Mumbai, Fier viajou cerca de 600 quilômetros e chegou a Goa para mais uma disputa. Goa é o menor estado da Índia, porém, isso não impediu o Goa International Open Grandmaster Chess de ser um torneio incrível.
Trajeto percorrido por Alexandr Fier em solo indiano
O torneio aconteceu entre os dias 18 e 25 junho com uma aceitação sensacional: 243 enxadristas no torneio principal, 458 no sub-2000 e 610 no sub-1600, um verdadeiro espetáculo com 1.311 enxadristas!
Em relação à qualidade dos jogadores, também não há nada a reclamar, 35 Grandes Mestres e 29 Mestres Internacionais estiveram presentes em um ambiente com enxadristas de 23 países. Com tamanha organização, o resultado não poderia ser diferente, o torneio proporcionou 13 normas, um grande impulso para o xadrez indiano que cresce cada vez mais a cada dia. Na cerimônia de premiação, o ministro-chefe de Goa Pramod Sawant anunciou a doação de 20 lakh rupias (R$112 mil) para a Associação de Xadrez de Goa.
Infelizmente, Alexandr Fier não conseguiu repetir o bom desempenho de Mumbai em Goa. O brasileiro terminou na 37ª colocação com 6,5 pontos em dez rodadas. Os Grandes Mestres armênios dominaram a competição. Samvel Ter-Sahakyan (2611) ficou com o título e Manuel Petrosyan (2573) foi segundo.
A Índia será capaz de formar um campeão mundial nos próximos anos? Deixe sua opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Cruz.
- Por que o Brasileiro Amador é Um Dos Torneios Mais Emocionantes do Xadrez Nacional
- 5 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre O Torneio de Candidatos Feminino
- Os 7 Títulos Consecutivos de Magnus Carlsen
- Quem é o Melhor do Mundo em Blitz: Magnus ou Vachier?
- Armen Proudian é Campeão do Aberto do Brasil Contaud
Com certeza eles terão novos representantes nos torneios de Candidatos no Futuro. Muitos jovens talentosos tem aparecido lá. É de se invejar o que estão fazendo por lá.