Grandes Livros: Campeonato Mundial da FIDE de 1996
O Grande Mestre Rafael Leitão tem feito uma série de lives em seu canal no YouTube com a participação do lendário GM Gilberto Milos.
[Assista à Live na qual o GM Milos fala da sua partida com Garry Kasparov]
Em uma das lives, Rafael cita uma grande obra escrita por Milos durante o Campeonato Mundial da FIDE de 1996, disputado por Anatoly Karpov e Gata Kamsky, na cidade de Elista, capital da República de Kalmykia.
Está sem tempo para ler agora? Escute a versão em áudio!
Gata Kamsky e Anatoly Karpov
A Obra
O livro sobre o match foi lançado logo após o término da disputa. Com cerca de 90 páginas, possui as 18 partidas do confronto profundamente analisadas, além de partidas complementares em posições semelhantes aos jogos do match e os duelos entre Karpov e Kamsky anteriores ao match pelo Campeonato Mundial.
Capa do livro escrito pelo GM Gilberto Milos
É importante destacar que em 1996 as engines estavam em fase de desenvolvimento e Milos fez as análises com lances retirados de sua “própria cabeça”, fato que demonstra ainda mais o tamanho conhecimento do brilhante enxadrista brasileiro.
Também vale a pena destacar que antes de cada partida Milos faz um resumo do que aconteceu no tabuleiro, facilitando o entendimento do leitor independente do seu nível de jogo. A obra também traz uma breve biografia de Karpov, Kamsky e do próprio autor.
O Match
Em 1996 o xadrez mundial estava dividido. No ano anterior, Kasparov venceu Anand pelo Campeonato Mundial da PCA (Professional Chess Association) e manteve o título. Já a FIDE fez seu campeonato mundial com a participação de 12 enxadristas, além de Anatoly Karpov, que entrou nas semifinais por ser o campeão da FIDE. A disputa foi em formato eliminatório.
Gata Kamsky, Valery Salov e Boris Gelfand se juntaram a Karpov na fase decisiva. Na semifinal, Kamsky venceu Salov por 5,5 x 1,5 e Karpov derrotou Gelfand por 6×3.
O match Karpov x Kamsky seria disputado em no máximo 20 partidas. O primeiro a atingir 10,5 ou 11 pontos ganharia o match. O controle de tempo foi de 2 horas para os 40 primeiros lances e mais 1 hora para cada 16 lances com suspensão após o segundo controle de tempo. As partidas suspensas foram jogadas no dia seguinte.
Karpov começou vencendo de brancas, mas Kamsky deu o troco e igualou o marcador já na segunda partida. Depois desse início equilibrado, o campeão mundial assumiu o controle do match com quatro vitórias e três empates. Essa vantagem até se reduziu para três pontos, mas em realidade a vitória de Karpov nunca esteve ameaçada. O placar final foi de 10,5 x 7,5.
E você já conhecia a obra do GM Milos? Conte a sua experiência nos comentários.
Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais.
Texto escrito pelo MF William Ferreira da Cruz.
Aprendi muito com esse livro. A defesa Índia da Dama, a caro-Kan foram empregadas em alto nível nesse Match.